EHF Cup: FC Porto repetiu a vitória sobre o HC Vojvodina

PUB

A equipa sérvia chegou ao Dragão Caixa com o adversário bem estudado e uma entrada menos conseguida por parte do FC Porto permitiu que os sérvios do Vojvodina conseguissem uma vantagem inicial de 4-0, resultado aos cinco minutos de jogo e já depois do primeiro time-out pedido por Obradovic. À passagem do minuto cinco, a formação portista inaugurou o marcador, no início duma lenta recuperação. Aos nove minutos, time-out pedido pelo técnico sérvio, numa altura em que o Porto jogava em superioridade numérica e perdia por 3-5; a recuperação da equipa portuguesa fazia-se notar e, aos doze minutos, os sérvios ainda seguiam na frente com dois golos de vantagem (5-7). João Ferraz, com um remate bem colocado, colocou o marcador na diferença mínima, 6-7 a meio da primeira parte e nos três ataques seguidos, o Porto não conseguiu empatar a partida. Aos 19 minutos, o Porto ficou a jogar em inferioridade numérica, com menos dois jogadores em campo e Vojvodina voltou a conseguir dois golos de vantagem, logo depois reduzido novamente a um, por Hugo Santos, que saiu lesionado após o contra-ataque e Mick Schubert entrou para o seu lugar. João Ferraz estabeleceu a primeira igualdade (9-9) no jogo, aos 23 minutos e três minutos depois, o mesmo jogador colocou o Porto na frente do marcador (11-10) pela primeira vez. Com um minuto e meio até ao intervalo, a formação portista assinalou dois golos de vantagem (13-11) e, até ao descanso, os sérvios reduziram para 13-12, resultado ao intervalo.

Entrou a marcar o Vojvodina, mas Schubert voltou a dar vantagem ao conjunto portista que voltou a ter dois golos de vantagem (16-14) aos cinco minutos, no primeiro golo de Gilberto Duarte na partida. Com Alfredo Quintana a evitar a recuperação dos sérvios, na resposta Ricardo Moreira e Gilberto Duarte colocaram o Porto a ganhar por 18-14. A partir daqui, a formação portista assumiu o controlo do jogo e, a meio da segunda parte, o Porto ganhava por 23-18. O Vojvodina procurava, de todas as formas, inverter o sentido do marcador e, com dez minutos para jogar, os sérvios perdiam por 23-21. O Porto voltou a fugir no marcador e, aos 24 minutos e a perder por 26-22, o Vojvodina arriscou tudo e jogava com o guarda-redes avançado, mas sem sucesso. Obradovic fez entrar Hugo Laurentino para defender a baliza portista nos últimos cinco minutos de jogo. Com pouco mais de dois minutos até ao apito final, o Porto vencia por 29-22, resultado que assegurava a segunda vitória do FC Porto no Grupo C na EHF Cup. 29-23 foi o resultado final.

João Ferraz e Ricardo Moreira foram os melhores marcadores do Porto, com sete golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

Em declarações ao Porto Canal, Ljubomir Obradovic começou por dizer que “o nosso problema foi que, depois da vitória na Sérvia, pensaram que era fácil ganhar cá, mas o Vojvodina gosta de ganhar, têm essa mentalidade. Lutámos, jogámos bastante bem e gostei do jogo cá e lá. Este jogo foi importante para a nossa equipa crescer e para o futuro”. Em relação ao possível apuramento para a próxima fase da competição, o treinador do Porto disse que “parece-me que depois destas duas vitórias temos mais oportunidades com os alemães lá e com os dinamarqueses aqui”“.

Com esta vitória, o FC Porto soma quatro pontos no Grupo C da EHF Cup. O Füchse Berlin recebeu e venceu os dinamarqueses do Skjern Handbold no domingo, por 29-24 e passou para o segundo lugar do Grupo, com 6 pontos – os mesmos que o 1º classificado, Skjern Handbold.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais