II Torneio Internacional de Leiria: Portugal vence Itália em jogo difícil

PUB

Do Centro Desportivo da Juvelis, o II Torneio Internacional de Leiria mudou-se para o Pavillhão dos Pousos, locam onde se disputaram os dois encontros da segunda jornada do Torneio.

O jogo entre Portugal e Itália começou bastante equilibrado, mas as italianas adiantaram-se primeiro no marcador, embora pela diferença mínima. Maria Pereira repôs a igualdade a seis golos a meio da segunda parte, mas as italianas, a apostar no jogo rápido, voltaram a sair na frente. Portugal desperdiçou alguns ataques à conta de algumas perdas de bola e falhas técnicas e Sandra Fernandes parou o jogo aos 21 minutos, altura em que Portugal perdia por 7-9, mas não conseguiu evitar que a conjunto luso fosse para intervalo a perder 9-11.

EM MODO REPETIÇÃO

À semelhança do que aconteceu no jogo com a Finlândia, a Selecção Nacional regressou do balneário revigorada. Portugal reentrou com um parcial de 10-0 sem resposta, o que colocou as comandadas de Sandra Fernandes a vencer por 19-11, aos 15 minutos; na baliza, Isabel Góis defendia tudo o que havia para defender, sete metros incluídos, o que aumentou ainda mais a motivação e a confiança lusa. Corria já o 16º minuto de jogo quando a Itália marcou, pela primeira vez, na segunda parte. A dez minutos do fim, Portugal ganhava por 20-14, numa altura em que a Itália começou, lentamente, a recuperar e Sandra Fernandes voltou a parar o jogo. A oito minutos do fim, a Itália ficou sem o treinador Marco Trespidi, que viu o cartão vermelho, por protestos. Com cinco minutos para jogar, Portugal segurava a vantagem (23-17), deixando adivinhar uns minutos finais emocionantes. A Itália ainda conseguiu marcar três golos, mas Portugal já não deixou escapar a vitória.

Maria Pereira foi a melhor marcadora de Portugal, com seis golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

No final do jogo, Isabel Góis destacou a importância do apoio do público na vitória de Portugal: “Acho que na primeira parte não estivemos muito bem, mas na segunda parte entrámos muito melhor, tanto ao nível da finalização como a cometer menos falhas técnicas”, avaliou a guarda-redes. Sobre a motivação em campo, Isabel não tem dúvidas em afirmar que “a motivação funciona em conjunto, eu vejo-as e fico motivada e acho que as motivo a elas também. Hoje senti muito o apoio do público e isso foi muito importante, faz toda a diferença”, garante.

“Estivémos muito bem em termos defensivos, sofremos 20 golos no jogo todo e estivémos 16 minutos sem sofrer golos no início da segunda parte”, começa por salientar a seleccionadora nacional. “Na primeira parte não conseguimos disparar no jogo porque tivémos uma quantidade de falhas técnicas em termos ofensivos que não são aceitáveis a este nível, mas conseguimos ir recuperando no ataque. Hoje não fomos tão fortes nas transições e nas reposições de bola como normalmente somos, mas no computo geral, estou muito satisfeita com o trabalho que temos feito aqui. A Itália já não é a selecção que era há uns anos atrás mas ganhámos, o objectivo principal era esse e conseguimos”, refere Sandra Fernandes.

Amanhã, Portugal vai disputar, com a Noruega, o primeiro lugar do II Torneio Internacional de Leiria: “Normalmente, não nos encaixamos bem no estilo de jogo dos nórdicos, mas vamos entrar no jogo para ganhar, como fazemos sempre”, garante Sandra Fernandes.

Noruega impõe-se à Finlândia

No primeiro encontro da segunda jornada do II Torneio Internacional de Leiria, a Noruega foi claramente superior à Finlândia e dominou ao longo de toda a partida. As norueguesas entraram muito bem no jogo, o que levou o técnico finlandês a pedir o primeiro “time-out” aos três minutos (0-4), mas as finlandesas nunca conseguiram equilibrar a partida. Ao intervalo, a Noruega ganhava por 21-07, vantagem que geriu da melhor forma até ao resultado final, 38-15.

O boletim deste jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Calendário de jogos – II Torneio Internacional de Leiria

1ª jornada – 6ª feira – 20 Março – Centro Desportivo Juve Lis
19h00 – Noruega : Itália, 21-20 (9-9)
21h00 – Portugal : Finlândia, 33-24 (13-16)

2ª jornada – sábado – 21 Março – Pavilhão Pousos
17h00 – Noruega : Finlândia, 38-15 (21-7)
19h00 – Portugal : Itália – 23-20 (9-11)

3ª jornada – domingo – 22 Março – Pavilhão Souto Carpalhosa
15h00 – Itália : Finlândia,
17h00 – Portugal : Noruega – Andebol|TV

Classificação geral
1º – Noruega (4 pontos)
2º – Portugal (4 pontos)
3º – Itália (0 pontos)
4º – Finlândia (0 pontos

Patrocinadores Institucionais