Madeira SAD conquista 17ª Taça de Portugal Seniores Femininos

PUB

A Madeira SAD venceu esta tarde a JAC Alcanena por 33-18, na final da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, cuja ‘final-four’ decorreu em Loulé. Com este triunfo, a formação insular amplia para 17 o número de Taças de Portugal conquistadas consecutivamente. Um triunfo que já se adivinhava ao intervalo, já que o Madeira foi para o descanso a vencer por 14-7.

Muito apoiado por uma entusiástica claque, a JAC Alcanena entrou em campo disposta a contrariar o favoritismo do Madeira SAD, vencedor das últimas 16 edições da Taça de Portugal, tarefa que não se adivinhava fácil, nomeadamente pela ausência de Patrícia Rodrigues, peça importante no xadrez da formação de Marco Santos.

Os primeiros minutos espelharam essas dificuldades, com as insulares a chegarem ao 5-1 antes do minuto 10. A perder por 6-2, o técnico do Alcanena solicita o primeiro ‘time-out’. Ao Madeira SAD bastava esperar pelos erros do ataque do adversário para, em contra-ataque, ir dilatando o marcador, passando aos 15 minutos a vencer por 9-3. As duas formações entraram nos cinco minutos finais do primeiro tempo separadas por sete golos (12-5) e, nesse lapso de tempo, cada uma delas apontou mais dois golos.

O segundo tempo não começou bem para a equipa do Alcanena, com o seu treinador a solicitar um ‘time-out’ ao cair do minuto 35, quando a sua equipa perdia por 18-8. O jogo foi perdendo intensidade, o domínio das insulares acentuava-se e o marcador chegou a mostrar uma diferença de 11 golos (21-10). O segundo ‘time-out’ para o Alcanena aconteceu ao minuto 45, quando a equipa perdia por 25-14. Daí até ao final, foi ver o relógio correr e o Madeira SAD preparar a festa da conquista da 17.ª taça consecutiva.

ENTREGA DE PRÉMIOS

No final do encontro procedeu-se à habitual entrega de prémios e lembranças. António Marreiros, presidente do Conselho de Arbitragem da FAP, entregou as lembranças a árbitros e oficiais de mesa envolvidos na competição.

João Estrela, presidente da Associação do Algarve, entregou as medalhas e taça à equipa finalista, o JAC Alcanena.

Finalmente, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, fez a entrega das medalhas às atletas vencedoras e da taça à capitão da equipa do Madeira SAD.

EM DIRETO

Duarte Sousa (treinador do Madeira SAD) “Tinha prometido ao presidente que levávamos a taça e ela aí vai…A equipa está toda de parabéns e queria agradecer também às atletas que não estiveram aqui presentes.Trouxemos os dois jogos bem preparados e por isso mesmo pareceu que os encontros foram fáceis. Corrigimos o que tinhamos de corrigir, para tornar as coisas fáceis. Hoje, a nossa defesa esteve muito bem e as jogadoras mais influentes do JAC não conseguiram sobressair. E também não podemos esquecer a limitação que o nosso adversário teve ao não poder contar com uma jogadora tão influente como a Patricia Rodrigues”.

Marco Santos (treinador da JAC Alcanena):“Ontem tivemos um jogo muito mais intenso que o nosso adversário e não conseguimos recuperar de todos os aspetos do jogo. O Madeira SAD foi superior, temos de lhes dar os parabéns. Também quero endereçar os meus parabéns às nossas atletas, que chegaram à final, e há um caminho que temos de percorrer, criar melhores condiçõespara que, um dia, futuramente, se chegarmos a esta etapa, chegarmos em melhores condições”

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal da FAP, em Competições – Competições Nacionais

Calendário de jogos – Taça de Portugal Loulé 2015

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

Madeira Sad : Maiastars, 28-14 (14-6)
Jac-Alcanena : Santa Joana, 28-24 (13-12)

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

Liberty Seguros-ABC/UMInho : Sporting CP, 33-30 (20-18)
SL Benfica : FC Porto, 27-28 (13-16)

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Final – domingo, 29.03.15

Madeira Sad : Jac-Alcanena, 33-18 (14-7)

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Final – domingo, 29.03.15

Liberty Seguros ABC/UMinho-FC Porto, (13-10)

Patrocinadores Institucionais