Torneio 4 Nações de Andebol apresentado em Figueira Castelo Rodrigo

PUB

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Figueira Castelo Rodrigo acolheu ao final da tarde de ontem a cerimónia de assinatura do protocolo e apresentação do “Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19 Femininos”, competição que vai decorrer entre 19 e 21 de Março próximo naquela região com a presença das seleções nacionais juniores femininos de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

A referida cerimónia contou com a presença dos Senhores Presidentes e Vereadores das três Câmaras Municipais envolvidas: Paulo Langrouva (presidente) e Nelson Bolota (vereador do Desporto), da autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, Rui Ventura (presidente) e Maria Lucília Guedes (vereadora Desporto), da autarquia de Pinhel e Anselmo Sousa (presidente) e António Prata da Autarquia da Mêda.

Por parte da Federação de Andebol de Portugal marcaram presença o selecionador nacional juniores A feminino, Carlos Pires, e o Coordenador dos Projetos de Desenvolvimento Regional, Joaquim Escada, bem como o presidente da Comissão Administrativa da Associação de Andebol da Guarda, Miguel Fonseca.

Na impossibilidade da presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, por compromissos de agenda anteriormente assumidos, coube a Joaquim Escada, Coordenador dos Projetos de Desenvolvimento Regional, abrir a cerimónia, com uma intervenção onde, depois de saudar todos os presentes, destacou o papel das autarquias em todo o processo de desenvolvimento e divulgação das modalidades em geral e do Andebol em particular, referindo que “o excelente trabalho realizado pelos 3 municípios nos eventos anteriores, e que indo ao encontro dos desejos de todos, trazemos agora um torneio feminino para também tentar promover a modalidade e aparecimento de equipas femininas nesta região”.

A finalizar, o Coordenador lembrou que “estas iniciativas só são possíveis dado o entendimento entre os municípios e a Federação de Andebol de Portugal, que tem todo o interesse em divulgar a modalidade de uma forma global, por todo o território nacional.”

APROVEITAR ESTE TORNEIO PARA A PREPARAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO PARA O CAMPEONATO DA EUROPA

Seguindo-se Carlos Pires, o seleccionador nacional juniores A femininos, “para esta seleção é muito importante a realização deste Torneio porque irá servir como preparação da qualificação para o Campeonato da Europa que temos logo a seguir em Abril”. Carlos Pires referiu ainda que “Estamos muito contentes em realizar este torneio nesta região porque é uma região lindíssima, ajudando a promover a modalidade e este território que possui produtos de grande qualidade.”

Na ocasião, o técnico português divulgou, ainda, uma pré-convocatória, que pode ser consultada aqui, em anexo. A convocatória final será divulgada atempadamente.

PARCERIA FELIZ NA PROMOÇÃO DE UMA REGIÃO

Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel deu conta que a “Parceria feliz onde pretendemos que a região saia mais uma vez engrandecida com estes eventos como tem sido anteriormente”.

O Presidente do Município de Pinhel referiu também que “nós sabemos o quanto custa a promoção de uma região e de um território, e o que sentimos nos eventos anteriores é que a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol da Guarda através do trabalho com estes 3 municípios demonstrou cumprir e engrandecer esta região”.

UMA MAIS VALIA PARA DIVULGAR OS NOSSOS CONCELHOS

Usou depois da palavra o Presidente da Câmara Municipal da Mêda, Anselmo Sousa, onde destacou que estes eventos “são uma mais valia para divulgarmos os nossos concelhos”. Referiu também que “sabemos da força que o desporto tem para o desenvolvimento de um concelho e por isso tendo mais um grande torneio de Andebol, agora com as seleções femininas, iremos mais uma vez trazer um evento de grande qualidade para os munícipes destes 3 concelhos”.

CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS

Antes da assinatura dos protocolos, tomou a palavra o anfitrião, Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira Castelo Rodrigo, que reiterou a “grande honra em receber esta cerimónia para apresentação de mais um grande evento que se vai realizar”, bem como destacou “a importância da conjugação de esforços entre 3 Municípios, que tem com o objectivo comum a promoção e desenvolvimento do Andebol nesta região, mas também a promoção de um território do interior que pretendemos não deixar no esquecimento”.

O Presidente da Câmara de Figueira Castelo Rodrigo terminou “fazendo votos que este torneio seja um sucesso como foram os anteriores”.

PROTOCOLOS ASSINADOS

A cerimónia terminou com a assinatura dos protocolos referentes à realização do Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19.

Calendário do Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19 Femininos

FIGUEIRA CASTELO RODRIGO – Pavilhão dos Desportos – 5ª Feira – 19 de Março 2015
15h30 – Portugal – França
21h00 – Espanha – Alemanha

PINHEL – Pavilhão Multiusos – 6ª Feira – 20 de Março 2015
16h00 – Alemanha – França
21h00 – Portugal – Espanha

MÊDA – Pavilhão Municipal da Mêda – Sábado – 21 de Março 2015
19h00 – França – Espanha
21h00 – Portugal – Alemanha

A Localvisão esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo e apresentação do “Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19 Femininos” e fez uma reportagem da mesma, que pode ser vista aqui..

Patrocinadores Institucionais