ABC/UMinho e S.L. Benfica com os olhos postos naquilo que se espera venha a ser uma final inédita

PUB

ABC/UMinho e S.L. Benfica começam este fim-de-semana a lutar por uma dupla presença portuguesa na final de uma competição europeia de clubes, disputando os jogos da primeira mão das meias-finais da Challenge Cup.

Já este sábado, a partir das 16 horas e com transmissão em direto na Bola Tv, e sob a direção de uma dupla de arbitragem que viaja desde a Rússia, o Liberty Seguros ABC/UMinho recebe no pavilhão Flávio Sá Leite a formação norueguesa do Stord Handball. Trata-se de um adversário que regressou este ano às competições europeias de clubes, depois de um período de interregno que imperava desde 2010/2011, época em que o Stord chegou aos oitavos-de-final desta mesma competição.

No seu plantel abundam os jogadores não noruegueses, constando da lista disponibilizada pela Associação Europeia 12 atletas oriundos da Dinamarca, entre os quais os dois guarda-redes; Eslovénia, Finlândia, Suécia e Estónia. Para chegar à meia-final, a formação norueguesa eliminou sucessivamente o KH Prishtina, do Kosovo; o HC Radnicky, da Sérvia e o Ramat Hashron, de Israel. Referem as estatísticas que não são uma equipa habituada a grandes ambientes já que, no total dos cinco jogos realizados esta época em casa a contar para a Challenge Cup (nota – em duas eliminatórias, frente ao Ramat e Radnicky fizeram os dois jogos em casa), somaram um total de pouco mais de 1.100 espectadores, numa média inferior a 240 por jogo.

Carlos Resende já assumiu o favoritismo da sua equipa não só no jogo como na eliminatória. “Somos mais do que favoritos à vitória, assumo esse favoritismo, com esta dose brutal de jogos que temos tido. Parece-me que são um pouco mais fortes do que os finlandeses de facto. No jogo contra o Dukla de Praga fizemos talvez um dos melhores jogos, em casa, esta época. E este adversário parece ser muito próximo com a equipa da República Checa”, referiu o treinador do ABC/UMinho.

S.L. BENFICA NA ROMÉNIA

O S.L Benfica entra em ação no domingo, na Roménia, onde a partir das 18 horas locais, defronta o Handball Club Odorhei. Os romenos têm sido presença certa nas competições europeias nos últimos quatro anos, com duas presenças na EHF Cup e outras duas na Challenge Cup.Para chegarem às meias-finais, os romenos ultrapassaram os britânicos do Cambridge HC; os luxemburgueses do Red Boys e, na última ronda, com duas vitórias sobre os ucranianos do ZTR Zaporozhye.

Ao contrário do que sucede com o adversário norueguês do ABC, os romenos do Odorhei têm no fator casa um importante aliado. O seu pavilhão conheceu semrpe casa cheia (cerca de 1.500 espectadores) nos jogos das rondas anteriores da Challenge Cup. Mas isso não será, seguramente, problema adicional que o experiente plantel do S.L. Benfica não consiga ultrapassar.

” Nunca jogamos com eles e é uma equipa que conhecemos pouco, através de vídeos mas parece-nos uma equipa muito competitiva, que defende com muita agressividade e que na sua pista pode fazer muita pressão com o apoio dos adeptos”, analisou o treinador Mariano Ortega, em declarações à Benfica TV.

“Tal como todas as equipas que estão nas meias-finais temos 50 por cento de probabilidades de passar à Final. Temos muita vontade de dar uma alegria aos nossos adeptos que continuam aqui a apoiar-nos. Precisamos de fazer um bom jogo. A equipa está preparada para este jogo. Temos que fazer dois grandes jogos e estar muito concentrados. Numa competição europeia, ganhar o primeiro jogo não dá garantias” garantiu o técnico do SL Benfica, antes de partir para a Romênia.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais