Campeonato Fidelidade Andebol 1: ABC vence Sporting CP em verdadeiro jogo de play-off

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho venceu esta noite o Sporting Clube de Portugal por tangencial 37-36, após dois prolongamentos, no terceiro jogo da meia-final do ‘play-off’ do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

Oitenta minutos de jogo. Setenta e três golos. Mais de cento e vinte minutos de espetáculo emotivo. Foi aquilo que todos os que assistiram à partida entre ABC e Sporting puderam presenciar esta noite no pavilhão Flávio Sá Leite. O que faltou algumas vezes em tecnicismo sobrou quase sempre em emoção, numa partida extremamente equilibrada que só foi decidida nos instantes finais do segundo prolongamento.

Começou melhor o Sporting CP que, aos quatro minutos, já levava três golos de vantagem (0-3). A reação bracarense não se fez esperar e aos seis minutos e meio a formação da casa passava para a frente do marcador (4-3). Velocidade, várias falhas técnicas e muitos golos mantiveram o ABC na frente do marcador. As primeiras vantagens de dois golos (6-4 e 7-5) beneficiaram a equipa de Braga que não pode nunca passar disso graças aos excelentes desempenhos de Ricardo Candeias e Frankis Carol. Aos 17 minutos, Pedro Portela volta a empatar o jogo (8-8). O Sporting usava muito bem as entradas aos seis metros, com particular eficácia de João Antunes, e nunca permitiu que o adversário se afastasse no marcador, reassumindo mesmo o comando aos 25 minutos (11-12), isto é, 20 minutos depois do 2-3 (5 m.). O empate (15-15) que o marcador anunciava quando as equipas foram para o descanso era o espelho do que passou no primeiro tempo.

EQUILÍBRIO E MAIS EQUILÍBRIO

A segunda parte começou da mesma forma. Equilíbrio, alguma velocidade, falhas técnicas e empates sucessivos no marcador. Voltou a ser dos leões a primeira vantagem de dois golos (19-21) seguindo-se vários empates, com quatro golos consecutivos de Pedro Solha. E é com um empate a 26 que o jogo entra nos cinco minutos finais. O ambiente no pavilhão ajudava a construir um excelente espetáculo, numa verdadeira apologia do ‘play-off’. Fábio Magalhães, por duas vezes coloca a sua equipa em vantagem. Mas foi Tomás Albuquerque que, ao concretizar dois livres de sete metros, fixou o resultado no final dos 60 minutos (29-29), levando o jogo para prolongamento.

HORAS EXTRAS

A primeira parte do primeiro prolongamento foi dominada pelo Sporting, com dois golos de Rui Silva e um de Bruno Moreira (31-32). A segunda parte voltou a dar empate, graças a um golo de Diogo Branquinho, a três escassos segundos do final (33-33). E o público teve direito a mais 10 minutos de jogo e de espetáculo. O Sporting CP supera muito bem a desvantagem de entrar nesta fase do jogo em dupla inferioridade numérica e chega ao intervalo empatado a 35 golos. Faltavam cinco minutos! Carlos Martins faz o 36-35, a sua equipa desperdiça depois um livre de sete metros mas, na resposta, o Sporting também não aproveita o ataque. E, pela primeira vez nos prolongamentos, uma equipa chega à vantagem de dois golos (37-35), graças a um golo de João Paulo Pinto. O Sporting CP ainda reduz, por Rui Silva, e tem mesmo a oportunidade de empatar quase em cima do apito final. Mas Humberto Gomes mostrou-se e segurou a vitória bracarense (37-36) que leva as duas equipas para o quarto jogo.

F.C.PORTO PASSA COM DISTINÇÃO

No outro jogo da meia-final do play-off, o FC Porto não teve dificuldades em visar a presença na final do campeonato ao vencer pela terceira vez o SL Benfica por desequilibrado 17-26.

Foi um jogo sem história, comandado pelo FC Porto desde o apito inicial e com os comandados de Ljubomir Obradovic a chegarem ao intervalo a vencerem por confortável 15-10, perante uma equipa que não apresentou todos os habituais titulares. O segundo tempo foi penoso para o SL Benfica que chegou a estar com uma desvantagem de 11 golos no marcador (14-25). O resultado final (17-26) diz bem da facilidade com que a equipa portista conquistou o direito a estar presente na final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, ficando agora à espera de conhecer o seu adversário.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais