Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto volta a vencer e Sporting CP sai em vantagem

PUB

O Sporting CP venceu o Liberty Seguros-ABC/UMinho por 30-23, no primeiro jogo das meias-finais do play-off do Campeonato Fidelidade Andebol 1, disputado no Multiusos de Odivelas. A equipa de Frederico Santos inaugurou o marcador aos três minutos, com um golo de Frankis Marzo, mas foi a equipa de Carlos Resende que se adiantou, primeiro, no marcador – aos dez minutos, ganhava por 3-5. Dois minutos depois, Pedro Portela equilibrou o resultado (5-5) e foi Marzo que colocou o Sporting novamente na frente do marcador, aos 13 minutos – vantagem que a formação leonina não voltou a perder, até ao final do jogo. O Liberty Seguros-ABC/UMinho reduziu até aos dois golos de diferença, mas o Sporting assumiu o comando do jogo. Com um parcial de 5-0, o Sporting vencia por 17-9 a três minutos do intervalo e a equipa bracarense saiu para o descanso a perder por 18-12.

O Sporting entrou à mesma velocidade e, com seis minutos jogados, a formação leonina já tinha ampliado a vantagem até aos dez golos (22-12), o que levou Carlos Resende a pedir o primeiro time-out da segunda parte. A equipa de Braga marcou dois golos seguidos, mas não conseguiu corrigir as falhas o suficiente para contrariar o adversário. Aos 14 minutos, o marcador assinalou, novamente, dez golos de diferença entre as duas formações (26-16); o Liberty Seguros-ABC/UMinho, com um parcial de 4-0, reduziu para 26-20, com onze minutos para jogar. No entanto, até ao apito final, o jogo seguiu ao mesmo ritmo e o Sporting CP assegurou a vitória, neste primeiro jogo. Frankis Marzo (SCP) foi o melhor marcador, com 9 golos.

O jogo deste sábado é transmitido, em diferido, na Sporting TV, ainda esta noite a partir das 23h45.

SPORTING – ABC/UMINHO EM DOMINGO DE PÁSCOA

O Sporting CP volta a receber o Liberty Seguros-ABC/UMinho no domingo de Páscoa, pelas 17h00, no Municipal de Odivelas. O jogo 2 da meia-final do play-off, com arbitragem a cargo de Duarte Santos/ Ricardo Fonseca (Madeira), é transmitido em directo na Sporting TV.

FC PORTO VOLTA A VENCER O BENFICA NA MEIA-FINAL

O jogo arrancou com posse de bola para a equipa da casa e Miguel Martins inaugurou o marcador no Dragão Caixa, no segundo jogo da meia-final do play-off do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Novamente com casa cheia e num jogo arbitrado pela dupla internacional Eurico Nicolau / Ivan Caçador, o FC Porto entrou a toda a velocidade e, aos três minutos, a formação portista vencia por 4-0, obrigando o treinador do Benfica a pedir o primeiro “time-out”. António Areia abriu o marcador para o Benfica (4-1), mas o Porto manteve a rapidez e eficácia. Com seis minutos decorridos, o Porto ganhava por 6-1. O Benfica, com dois golos consecutivos do pivot Paulo Moreno, conseguiu aproximar-se, no marcador e, aos dez minutos, o resultado era 7-5, altura em que Obradovic, já no banco, pediu um “time-out”. Tiago Pereira concluiu o parcial de 4-0 que colocou o Benfica a perder pela diferença mínima (7-6), mas o Porto segurou a liderança do marcador e, a meio da primeira parte, Gilberto Duarte, numa jogada rápida de contra-ataque, voltou a colocar o Porto com uma vantagem de três golos (10-7). Hugo Figueira rendeu Vicente Álamo na baliza benfiquista e entrou da melhor forma, a defender um livre de sete metros; Carlos Carneiro voltou a colocar o Benfica a perder só por um (10-9), aos 18 minutos, mas a formação da Luz desperdiçou a possibilidade de empatar, depois de um mau passe. Na resposta, o Porto voltou a marcar e novamente Paulo Moreno voltou a reduzir para 11-10, com nove minutos até ao intervalo. O empate surgiu do remate certeiro de Cláudio Pedroso (11-11) , numa altura em que Obradovic fez entrar Quintana para o lugar de Hugo Laurentino. A sete minutos do fim, o Porto ficou a jogar em superioridade numérica e voltou a passar para a frente do marcador; António Areia fixou novo empate (12-12), num livre de sete metros. Ao intervalo, o FC Porto vencia por 14-13.

O Benfica entrou a igualar (14-14) e o jogo seguiu muito equilibrado, com a claque do FC Porto a apoiar, incansavelmente, a sua equipa. Com sete minutos marcados, Salina fixou nova vantagem de três golos para o conjunto portista (19-16), facto que levou o técnico benfiquista a parar novamente o jogo. A equipa de Lisboa aproveitou a superioridade numérica para reduzir para 19-18 e Elledy Semedo, em contra-ataque, estabeleceu novo empate (19-19), numa altura em que o Benfica jogava, novamente, em superioridade numérica. José Costa colocou o Benfica pela primeira vez em vantagem no marcador aos 13 minutos e o mesmo ampliou, logo a seguir, para 20-22, levando o técnico do Porto a pedir novo “time-out”. Com o efeito pretendido, o conjunto portista voltou a empatar (22-22). O jogo prosseguiu com o marcador a assinalar empates sucessivos (24-24); a sete minutos do fim, o Porto voltou a ficar em superioridade numérica e passou para a frente do marcador (26-24); José Costa, acabado de reentrar após exclusão, reduziu para 26-25 e João Ferraz volta a ampliar as contas do Porto. Gilberto Duarte assinala três golos de vantagem para a formação azul e branca (28-25); depois do último time-out pedido por Mariano Ortega, o Benfica marca dois golos, na resposta (28-26). Borragan reduz para 28-27 e, a 33 segundos do final, o Benfica tem posse de bola e o Porto ainda fica reduzido a seis elementos, por exclusão de Alexis Borges, mas o Benfica, com uma falha técnica, desperdiçou o último ataque e o FC Porto celebrou a segunda vitória, nas meias-finais do play-off.

O terceiro jogo das meias-finais do play-off entre FC Porto e SL Benfica será disputado no Pavilhão da Luz, na noite na próxima quarta-feira, dia 8 de Abril (20h30).

Campeonato Fidelidade Andebol 1 – play-off – meias-finais

Jogo 1 – 03.04.15, 18h00, Dragão Caixa – FC Porto : SL Benfica, 28-25 (14-11)
Jogo 1 – 04.04.15, 17h00, Multiusos Odivelas – Sporting CP : Liberty Seguros-ABC/UMinho, 30-23 (18-12)

Jogo 2 – 04.04.15, 18h00, Dragão Caixa – FC Porto : SL Benfica, 28-27 (14-13)
Jogo 2 – 05.04.15, 17h00, Multiusos Odivelas – Sporting CP : Liberty Seguros-ABC/UMinho – Sporting TV

Jogo 3 – 08.04.15, 20h30, Pav. Luz – SL Benfica : FC Porto – Benfica TV/ Andebol TV
Jogo 3 – 08.04.15, 21h00, Pav. Flávio Sá Leite – Liberty Seguros-ABC/UMinho : Sporting CP

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais