Liberty Seguros-ABC/UMinho na final da Challenge Cup sem SL Benfica

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho assegurou, esta tarde, na Noruega, a presença na final da EHF Challenge Cup – a terceira presença numa final europeia. Recorde-se que os bracarenses já foram finalistas da Taça dos Campeões Europeus e, mais recentemente, desta mesma Challenge Cup.

Apesar de ter perdido hoje, no jogo da segunda mão, por 27-25, o triunfo em casa frente aos noruegueses (25-18) na semana passada permitiu ao Liberty Seguros ABC/UMinho a passagem à final. O jogo teve um início bastante equilibrado (3-3 aos cinco minutos) e foi a formação de Carlos Resende que primeiro se adiantou no marcador, aos sete minutos (4-6). O Stord reagiu e voltou a equilibrar as contas (6-6 aos onze minutos), para depois inverter a ordem do marcador; a meio da primeira parte, o equilíbrio e a disputa mantinham-se, com o marcador a mostrar 8-8. Até ao intervalo, a equipa da casa voltou a adiantar-se no marcador e, depois de ter estado a ganhar por 12-9, a cinco minutos do fim, o Liberty Seguros ABC/UMinho ainda reduziu para a diferença mínima, saindo para o descanso a perder por 12-11.

No segundo tempo, o Stord Handball seguiu na frente do marcador – quatro golos foram a maior vantagem conseguida pela formação norueguesa – até aos 17 minutos, numa altura em que João Pinto já tinha sido desqualificado, ao minuto dez. Aos 19 minutos, o Liberty Seguros ABC/UMinho inverteu o marcador a seu favor, mas por poucos minutos; o Stord reagiu e deu novamente a volta ao marcador (22-21); com quatro minutos para jogar, o conjunto bracarense reagiu da melhor forma e estabeleceu novo empate (23-23 e 24-24), mas já não conseguiu evitar a derrota, por 27-25.

O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo. Ricardo Pesqueira e Nuno Pereira, ambos com sete golos, foram os melhores marcadores do 2º jogo das meias-finais da Challenge Cup.

A final da EHF Challenge Cup disputa-se a 16/17 (1ª mão) e 23/24 (2ª mão) de Maio. O sorteio da ordem dos jogos realiza-se na manhã desta terça-feira, 21 de Abril, pelas 10h00 portuguesas.

Recorde-se que caso o ABC vença o troféu, as quatro habituais vagas nas competições europeias da próxima época alargam a um quinto representante, que será indicado pela classificação do campeonato nacional.

Benfica não conseguiu chegar à final da Challenge Cup

O SL Benfica não conseguiu garantir a presença naquela que seria uma final inédita da Challenge Cup entre duas equipas portuguesas. A equipa orientada por Mariano Ortega perdeu por 25-27 na recepção ao Handbal club Odorhei e, assim, são os romenos os adversários do Liberty Seguros ABC/UMinho na final da Challenge Cup.

No jogo desta tarde, disputado na Luz, o Benfica entrou melhor no jogo e, aos oito minutos, vencia por 6-3; os romenos recuperaram e a meio da primeira parte o marcador mostrava uma igualdade a sete golos, numa altura em que o Benfica ficou a jogar em superioridade numérica e não desperdiçou esse factor para ganhar nova vantagem (9-7). O Odorhei voltou a empatar e a equipa lisboeta seguiu na frente e, a seis minutos do intervalo, voltou a conseguir uma vantagem de três golos (12-9). A ganhar por 14-13 e a poucos segundos do intervalo, Mariano Ortega ainda pediu um time-out e o Benfica ainda marcou o 15º golo, saindo a ganhar para o descanso.

O Benfica entrou a jogar em inferioridade numérica, devido à exclusão de Tiago Pereira a poucos segundos do fim da primeira parte e sofreu nova exclusão logo no primeiro minuto, o que permitiu ao Odorhei voltar a restabelecer a igualdade (15-15) após dois minutos de jogo, para depois assumir a liderança do marcador – que acabou por segurar até ao fim, como veio depois a verificar-se. Aos 34 minutos, o Odorhei viu-se privado de Andras Szasz, que viu cartão vermelho directo e, três minutos depois, o Benfica ficou com dois jogadores a menos, devido às exclusões de Elledy Semedo e Paulo Moreno. A perder por 16-19, Mariano Ortega pediu novo time-out aos 41 minutos, mas o Benfica, com dificuldades ao nível da finalização, não conseguiu recuperar. A meio da segunda parte, o Benfica perdia por 18-21 e nos dez minutos seguintes, Mariano Ortega fez alterações no sistema defensivo e a formação benfiquista conseguiu reduzir até aos 24-26, resultado a quatro minutos do fim, mas já não conseguiu evitar a derrota.

António Areia foi o melhor marcador do SL Benfica, com 8 golos. O boletim de jogo pode ser consultado, em anexo.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais