Qualificação Euro 2016 Seniores Femininos: Dinamarca, Rússia e Turquia no caminho de Portugal

PUB

O sorteio desta tarde colocou a Dinamarca, a Rússia e a Turquia no caminho de Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos. Portugal terá de ficar num dos dois primeiros lugares – ou ser o melhor terceiro classificado de todos os grupos – para garantir presença na fase final.

“É um sorteio e, como tal, temos de nos sujeitar ao que nos calha”, começa por relembrar Sandra Fernandes. “Naturalmente estamos num grupo muito difícil, estamos perante grandes potências como são a Dinamarca e a Rússia. Estamos a falar do Europeu, onde encontramos a excelência da modalidade e, portanto, em qualquer circunstância teríamos grupos complicados. Mas se nos queremos equiparar, temos que conseguir entrar na luta”, refere a seleccionadora nacional, acrescentando que “os outsiders somos nós e a Turquia, mas temos de querer fazer melhor do que fizemos até agora. Caso contrário, nunca vamos sair do pote 4, o que limita as nossas ambições nestes sorteios. Temos muito tempo para pensar e para fazer o nosso trabalho de casa. Gostávamos muito de estar entre os melhores e é para isso que vamos trabalhar, sabendo das enormes dificuldades que vamos encontrar”, conclui a treinadora.

A fase 2 da qualificação vai ser disputada em 3 períodos de 2 jogos cada, em casa e fora. Os dois primeiros classificados de cada grupos apuram-se para a fase final na Suécia.

O calendário do Grupo 6, onde está Portugal, será o seguinte:

1ª jornada – 7. – 8.10.2015
– Dinamarca – Turquia
– Rússia – Portugal

2ª jornada – 10. – 11.10.2015
– Portugal – Dinamarca
– Turquia – Rússia

3ª jornada – 9. – 10.3.2016
– Rússia – Dinamarca
– Portugal – Turquia

4ª jornada – 12. – 13.3.2016
– Dinamarca – Rússia
– Turquia – Portugal

5ª jornada – 1. – 2.6.2016
– Turquia – Dinamarca
– Portugal – Rússia

6ª jornada – 4. – 5.6.2016
– Dinamarca – Portugal
– Rússia – Turquia

Terminada a qualificação, será definido um “ranking” das equipas que ficarem em 3º lugar em cada grupo. Este “ranking” vai incluir apenas os resultados dos quatro jogos entre o 3º classificado e as equipas apuradas de cada grupo. Os resultados com o 4º classificado de cada grupo não serão considerados. A melhor equipa do ranking também se qualifica para a fase final do Europeu.

Os grupos de qualificação para o Europeu de Seniores Femininos 2016 são os seguintes:

– Grupo 1: Noruega, Roménia, Bielorússia, Lituânia
– Grupo 2: Sérvia, Rep. Checa, Ucrânia, Itália
– Grupo 3: Espanha, Holanda, Áustria, Vencedor 1ª fase Grupo A
– Grupo 4: Montenegro, Croácia, Macedónia, Eslovénia
– Grupo 5: Hungria, Polónia, Eslováquia, Vencedor 1ª fase Grupo B
– Grupo 6: Dinamarca, Rússia, Turquia, PORTUGAL
– Grupo 7: França, Alemanha, Islândia, Suíça

A Suécia, que em 2012 organizou o Campeonato Europeu de Seniores Masculinos, volta a receber uma fase final, mas de Seniores Femininos, de 4 a 18 de Dezembro de 2016.

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato Europeu de Seniores Femininos 2016 pode ser encontrada na página da EHF.

Patrocinadores Institucionais