Qualificação para o Euro 2016: Portugal assume favoritismo no duplo confronto com a Ucrânia

PUB

A seleção nacional de andebol já está a caminho de Kiev, onde na próxima quinta-feira defronta a Ucrânia em jogo relativo à terceira jornada do grupo 5 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa- Polónia 2016. A chegada à capital da Ucrânia está prevista para a 1h.25 m. de quarta-feira (menos duas horas em Portugal continental) seguindo-se uma curta viagem até Brovary, cidade onde vai decorrer o jogo, agendado para as 18 horas locais (menos duas em Portugal Continental) e que vai ser transmitido em direto pela Sport TV2.

O seleccionado luso ainda cumpriu esta manhã uma sessão de treino no pavilhão de Grijó e após o almoço – que assinalou o aniversário de Rui Silva – rumou ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, de onde levantou voo rumo à capital da Ucrânia, após escala em Frankfurt.

Antes da partida ainda houve tempo para o seleccionador nacional fazer a antevisão da partida e descrever um pouco as caraterísticas do adversário que Portugal começará por enfrentar, já esta quinta-feira. Rolando Freitas não rejeita o favoritismo da equipa que lidera e mostra-se confiante num bom resultado.

“Portugal pode vencer a Ucrânia, quer em Kiev, quer depois no segundo jogo em Vila Nova de Gaia. Estamos a falar de um adversário que tem a qualidade que advém da escola soviética e algumas semelhanças com a escola russa. Parece-me uma equipa com esses princípios e com algumas particularidades e características desse tipo de jogo”, começa por referir o selecionador nacional.

“Pensamos que temos qualidade para os vencer e pretendemos ser melhores que o adversário em ambos os jogos”, sustenta o seleccionador nacional que passa depois a analisar mais pormenorizadamente o adversário.

“A Ucrânia joga aqui, aparentemente e pelo que sabemos, sem alguns dos seus jogadores de referência, talvez devido aos problemas que atravessa na sequência da situação sócio-política que o país atravessa. O outro conjunto de jogadores que está nesta convocatória, provenientes do ZTR Zaporozhye e alguns que jogam no estrangeiro, apresenta como ponto forte a sua envergadura, o seu peso, a sua qualidade defensiva no sistema «6×0» e, naturalmente, o poder de primeira linha no remate exterior e as boas relações que estabelecem no dois contra dois com o pivô são pontos muito fortes do jogo da Ucrânia”.

Pontos fortes que a equipa portuguesa já bem conhece e que, por isso mesmo, está preparada para ultrapassar. “Jogámos com a Ucrânia várias vezes há quatro/cinco anos, altura em que a Ucrânia nos calhou em sorte um par de anos consecutivos. Além disso, mesmo alguns jogadores portugueses, ao serviço do F.C. Porto, defrontaram a maior parte destes atletas na Liga dos Campeões quando jogaram frente ao Motor Zaporozhye. Há uma identificação grande da maioria dos jogadores que integra esta seleção ucraniana”, confessa.

Da convocatória ressalta o facto de haver sete jogadores que se estreiam na seleção A “e isso pode trazer algum desconhecimento sobre o real valor e performance que podem ter no jogo. Mas é patente que sabemos bem o que eles podem fazer em termos de modelo de jogo e penso que aí não haverá grandes alterações”, sustenta Rolando Freitas.

REGRESSO A 1 DE MAIO E NOVO JOGO NO DOMINGO

O regresso a Portugal faz-se na manhã do dia 1 de Maio, com a comitiva lusa a manter-se em estágio em Vila Nova de Gaia, cidade que acolhe, em 3 de Maio (16.05 h.), o confronto entre Portugal e Ucrânia, partida que vai igualmente merecer transmissão televisiva pela Sport TV2.

Em anexo pode ser consultado o histórico dos jogos entre Portugal e Ucrânia bem como a lista dos convocados

Indicamos abaixo o calendário relativo ao grupo 5, que encerra a particularidade do jogo entre a Rússia e a Ucrânia, relativo à primeira jornada, ainda não se ter realizado, estando agora agendado para o próximo dia 10 de Junho, conforme noticia publicada no sítio da EHF ver aqui.

CALENDÁRIO DO GRUPO 5:

– 1.ª jornada:
29.10.2014 – Hungria : PORTUGAL, 31-30 (19-15)
28.04.2015 – Rússia : Ucrânia (adiado para 10/6)

– 2.ª jornada:
02.11.2014 – PORTUGAL : Rússia, 29-34 (12-18)
02.11.2014 – Ucrânia : Hungria, 20-33 (9-15)

– 3.ª jornada:
30.04.2015, 16h00 – Ucrânia : PORTUGAL – Sport TV2
30.04.2015 – Rússia : Hungria

– 4.ª jornada:
02.05.2015 – Hungria : Rússia
03.05.2015 – 16.05 h. – V.N. Gaia – PORTUGAL : Ucrânia – Sport TV2

– 5.ª jornada:
10.06.2015 – 20.15 h. – Santo Tirso – PORTUGAL : Hungria
11.06.2015 – Ucrânia : Rússia

– 6.ª jornada:
13.06.2015 – Hungria : Ucrânia
14.06.2015 – Rússia: PORTUGAL

Patrocinadores Institucionais