S.L. Benfica e ABC/UMinho com os olhos postos na final da Challenge Cup

PUB

Liberty Seguros ABC/UMinho e Sport Lisboa e Benfica procuram este domingo assegurar a presença numa inédita final totalmente portuguesa na Challenge Cup, disputando os jogos da segunda mão das meias-finais em Lisboa, caso do SL Benfica, e na Noruega.

Disputados os jogos da 1ª mão das meias-finais, a situação do equipa de Braga, que venceu em casa os noruegueses do Stord, por 25-18, parece ser mais favorável do que a do S.L. Benfica, que perdeu fora, num ambiente muito difícil, por dois golos (31-29).

As duas equipas lusas tentam assim repetir o feito do Sporting Clube de Portugal que, em 2009/10, venceu o troféu ao bater os polacos do MMTS Kwidzyn.

No que ao ABC/UMinho diz respeito, a equipa de Carlos Resende procura a sua terceira presença numa final europeia. Recorde-se que os barcarenses já foram finalistas da Taça dos Campeões Europeus e, mais recentemente, desta mesma Challenge Cup.

O triunfo em casa frente aos noruegueses, num encontro em que a diferença de golos poderia ter sido ainda maior, abre boas perspetivas para que esse objetivo seja atingido. Mas os bracarenses devem estar muito atentos já que o Stord que viajou até Braga pode muito bem ‘não ser’ o mesmo que vai jogar na Noruega. Recorde-se, por exemplo, que os noruegueses apenas fizeram deslocar 11 jogadores. Por outro lado, à espera da equipa bracarenses está uma viagem muito desgastante, com muitas horas de viagem e vários meios de transporte.

S.L. BENFICA QUER APOIO DO PÚBLICO

Quanto ao S.L.Benfica, perdeu por 31-29, na 1ª mão da meia-final na Roménia, frente ao Handball Odohrei, num cenário muito adverso, mas tem a oportunidade de retificar agora, junto do seu público, esse resultado desfavorável, este domingo na Luz, validando assim a desejada presença na final da Challenge Cup. Pode não ser tarefa fácil mas, com a ajuda do público, o SL Benfica pode conseguir cumprir o objetivo é garantir presença na final.

O S.L.Benfica procura alcançar a final e poder assim lutar pelo título que lhe fugiu em 2010/11 frente aos eslovenos do RK Cimos Koper, com 27-27 e 31-27.

O jogo tem o seu início agendado para as 19.15 horas e vai ser transmitido em direto pela Benfica TV e ANDEBOL|tv.

Recorde-se que caso ABC ou Benfica vençam o troféu, as quatro habituais vagas nas competições europeias da próxima época alargam a um quinto representante, que será indicado pela classificação do campeonato nacional.

Esta situação traz à reta final do Campeonato Fidelidade Andebol 1 um acréscimo de motivação aos clubes que estão neste momento a lutar pelo quinto lugar: Aguas Santas Milaneza, Madeira SAD, Sporting da Horta e Passos Manuel.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais