Andebol estreia-se nas Universíadas com presença na Coreia do Sul

PUB

O Andebol português vai, pela primeira vez, estar presente nas Universíadas, a segunda competição mais importante do planeta, apenas batida pelos Jogos Olímpicos e onde está prevista a participação de mais de 9.000 estudantes-atletas, em representação de 170 países.

A seleção nacional universitária de Andebol masculino, atual campeã mundial universitária, vai marcar presença, pela primeira vez, nas Universíadas de Verão, participando na 28ª edição daquela competição que vai decorrer de 3 a 13 de Julho, em Gwangju, na Coreia do Sul.

“É um facto inédito que valoriza e prestigia muito o Andebol português e que tem a ver não só com a qualidade do nosso Andebol, mas também com o desempenho que as seleções universitárias têm tido nos últimos campeonatos da Europa e do Mundo”, começou por referir o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Ulisses Pereira.

“Não nos devemos esquecer que as Universíadas são o segundo maior evento desportivo do Mundo, logo atrás dos Jogos Olímpicos, pelo que esta presença é algo muito importante para a modalidade”, esclareceu o presidente da FAP, que exprimiu depois palavras de agradecimento à FADU. “Também queremos sublinhar um agradecimento à FADU, na pessoa da sua presidente, Filipa Godinho, que claramente disse à tutela que só avançaria para esta inscrição – que tem custos elevados mas que não vai trazer encargos acrescidos à Federação – se a Federação de Andebol estivesse diretamente envolvida, tanto no enquadramento técnico como nos contactos com os clubes. É uma oportunidade excelente para podermos testar alguns atletas que têm menos hipóteses de vir à seleção.”.

Esclareça-se que, nas Universíadas, podem participar atletas com menos de 28 anos e que sejam estudantes universitários, “nos quais se encontram muitos daqueles que são da nossa seleção A mas também se encontram muitos outros que têm qualidade e condições para estar nessa seleção A”, referiu o presidente da FAP.

Antes da competição propriamente dita, “vamos ter a possibilidade de fazer um estágio de preparação para os jogos da Coreia, estágio esse a decorrer em Macau, com o apoio da tutela, e que servirá para adaptação ao clima e ao fuso horário. É mais uma excelente oportunidade para o andebol português, que se soma a outras”.

Ulisses Pereira lembra outras presenças próximas de selecionados lusos em grandes competições. “Vamos ter a nossa equipa de Juniores B masculinos – em quem temos grande esperança num futuro risonho – a disputar o European Open, na Suécia, no início de Julho; e, em finais de Julho e princípio de AGosto, as duas seleções femininas dos escalões de Formação nos Campeonatos da Europa: as sub-17, na Macedónia e as sub-19 em Espanha”.

PORTUGAL NO GRUPO B

No modalidade de Andebol masculino participam 14 países distribuídos por quatro grupos. O sorteio ditou que Portugal integrasse o grupo B, juntamente com a República Checa e o Japão. Coreia do Sul, Sérvia, México e Estados Unidos constituem o grupo A; Brasil, Hungria, Suíça e Israel fazem parte do Grupo C e, finalmente, o grupo D é constituído por Rússia, Turquia e Lituânia.

Patrocinadores Institucionais