Campeonato Fidelidade Andebol 1: F.C. Porto e Sporting CP iniciam disputa do título nacional

PUB

FC Porto e Sporting CP iniciam este sábado, no Dragão Caixa, a disputa do título nacional de andebol, retomando a competição após uma paragem para os trabalhos da seleção nacional.

O FC Porto, detentor do troféu, que afastou nas meias-finais o SL Benfica, e o Sporting, vice-campeão, que eliminou o Liberty Seguros ABC/UMinho, defrontam-se no primeiro jogo da final do «play-off» a partir das 18.30 horas, sob a direção da dupla internacional de Leiria, Eurico Nicolau/Ivan Caçador, e com transmissão em direto pelo Porto Canal.

Este é o primeiro dos dois jogos que o hexacampeão tem a primazia de realizar em casa, por ter vencido a fase regular, e beneficia ainda da vantagem de, caso seja necessário, disputar o quinto e último encontro desta final perante os seus adeptos.

Ao longo da temporada, o equilíbrio foi a nota dominante nos três jogos realizados entre as duas equipas, todos ganhos pelo FC Porto pela margem mínima – dois na fase regular (24-23 e 20-19) e um na Supertaça (29-28).

Traçado este cenário, com base na história recente, quem arrisca com um prognóstico? Por jogar no Dragão, muito provavelmente com casa cheia, o FC Porto pode reunir um pouco mais de favoritismo mas, planteis como os que dispõem FC Porto e Sporting CP, constituídos por jogadores experientes, são imunes a qualquer ambiente.

Uma coisa é certa: três boas equipas dispostas a proporcionarem um bom espetáculo.

SL BENFICA E ABC/UMINHO NA LUTA PELO PÓDIO

Se no Porto arranca a luta pelo título nacional, para Lisboa está marcado o primeiro confronto entre SL Benfica e Liberty Seguros ABC/UMinho, formações que vão bater-se por um lugar no pódio. Recorde-se que os terceiro e quarto lugares disputam-se em «play-off» à melhor de três jogos, sendo que a primeira partida tem lugar na casa do clube pior classificado na fase regular, o S.L. Benfica (4.º), com o opositor, ABC/UMinho, terceiro na fase regular, a ter a vantagem de jogar o segundo e, eventualmente, o terceiro jogo no pavilhão Flávio Sá Leite.

A primeira partida está agendada para as 19 horas de sábado, vai ser dirigida pela experiente dupla de Aveiro, Mário Coutinho e Ramiro Silva.

Recorde-se que, na fase regular, o ABC/UMinho foi a Lisboa vencer por 33-27, e em Braga repetiu o triunfo, desta feita por 29-24. Mas nem este historial faz acreditar que estamos perante um jogo de prognóstico fácil sendo mais plausível esperar uma partida muito equilibrada.

O segundo jogo está agendado para 29 de Maio, devido aos compromissos europeus da equipa minhota que terá de disputar a final (a duas mãos) da Challenge Cup, e um eventual terceiro jogo decorrerá, igualmente em Braga, no dia 30 de Maio.

PROSSEGUE O GRUPO B

Ests sábado marca igualmente o regresso do grupo B, com a realização de duas partidas, a realizar ambas às 19.30 horas. Em Santo Tirso, o Ginásio local, penúltimo classificado, com 22 pontos, recebe o Xico Andebol, último, com 27 pontos. Frente a frente vão estar duas equipas que, matematicamente, ainda podem manter-se no escalão maior do andebol português, e que jogarão com os olhos postos na outra partida que, em Belém, coloca frente a frente o Delta Belenenses, priemiro do grupo, com 30 pontos, e o Maia ISMAI, segundo, com 24. Em ambos os casos as equipas que jogam em casa são favoritas mas há que ter em linha de conta que, nesta altura do campeonato, todas as equipas jogam o seu máximo para pontuar.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais