Campeonato Fidelidade Andebol 1: título nacional decide-se este sábado no Dragão Caixa

PUB

Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal decidem na tarde de amanhã, sábado, o título nacional de andebol da temporada 2014/2015. Os dois primeiros classificados da fase regular da competição, chegam ao quinto jogo da final do «play-off» depois de cada uma das formações ter vencido os confrontos que realizou no seu ambiente.

O quinto e derradeiro jogo, por força da melhor classificação obtida pela equipa do Porto na fase regular, terá lugar no Dragão Caixa, este sábado, a partir das 18 horas, com transmissão em direto pela Porto Canal e direção da dupla internacional que viaja desde a Madeira, Duarte Santos e Ricardo Fonseca.

Se a história recente dos confrontos entre as duas equipas fosse decisiva para a atribuição do troféu, o F.C. Porto estaria em clara vantagem, já que venceu os três jogos que disputou no Dragão Caixa frente ao Sporting CP. Um para a fase regular (20-19) e dois na final do «play-off» (36-33 e 29-20). Mas, lembra-nos também a história, de como são imprevisíveis os jogos disputados nesta condição. É certo quem o F.C. Porto em a seu favor o fator casa e, no caso espcífico do Dragão Caixa, o público afeto à turma de Ljubomir Obradovic faz tudo para se constituir como o oitavo jogador.

Na antevisão do jogo, que pode valer o heptacampeonato aos Dragões, Ljubomir Obradovic afirmou que espera “uma grande luta” e assumiu que conta “com o apoio dos adeptos, que sabem empurrar a equipa e respeitar o adversário”.

O técnico do FC Porto considerou que “no global, temos de falar dos quatro jogos, não só do último. Gostei da forma como jogámos no último encontro, mas não tivemos sorte no lance do Gilberto Duarte, em que a bola bateu no poste, na barra e novamente no poste. Houve, numa fase decisiva, um ressalto de bola quando o Quintana defende e eles marcam golo também… Parece-me que tivemos pouca sorte. Espero uma grande luta, eles querem ganhar e nós também, e contamos com o apoio dos nossos adeptos, que sabem apoiar e sabem o que é andebol”

Do outro lado está uma equipa muito experiente, que já não se deixa afetar em demasia por este tipo de ambientes, e que vem moralizada pelos resultados nos dois jogos mais recentes.

Fábio Magalhães, atleta ‘leonino’, reconhece as dificuldades mas destaca que o grupo está concentrado e quer conquistar o título.

“Jogar no Porto nunca é fácil”, começou por referir o atleta ‘verde e branco’. “O FC Porto vai entrar para ganhar, joga com o factor casa e nós temos de destruir isso. Uma partida em que se decide o título será sempre de muitas dificuldades para ambas as equipas”, acrescentou.

O jogador ‘leonino’ apontou ainda que este é um jogo para dar tudo por tudo. “Será a nossa última partida antes do tempo de descanso, por isso não há desculpas. Temos de deixar tudo em campo e fazer tudo para conquistarmos o título de campeões nacionais para o Sporting”, salientou o jogador em declarações ao sítio oficial do clube.

O que esperar, então? Um excelente jogo de andebol, num ambiente que dignifique a modalidade e as três equipas intervenientes naquele que é o jogo do título.

ÁGUAS SANTAS MILANEZA MAIS PERTO DO QUINTO

A jornada andebolístia, embora que com as atenções voltadas para o Porto, não se esgota no Dragão Caixa. Outras classificações do Campeonato Fidelidade Andebol 1 serão definidas este sábado. Com os terceiro e quarto lugares pendentes da realização do(s) jogo(s) entre ABC/UMinho e SL Benfica, devido à presença dos bracarenses na final da Challenge Cup, joga-se na Maia o jogo, também ele muito importante, de atribuição dos quinto e sexto lugares. Recorde-se que esta classificação é atribuida no final de dois jogos, no sistema das competições europeias, e que o Águas Santas Milaneza foi aos Açores empatar a 27 golos, o que lhe dá alguma vantagem para o segundo jogo, que disputa amanhã, sábado, a partir das 18 horas, frente ao Sporting da Horta. Recorde-se que as duas equipas já garantiram ser cabeças de série nos 1/16 avos de final da próxima edição da Taça de Portugal mas o quinto lugar pode ainda valer, em caso de triunfo do ABC/UMinho na Challenge Cup, um lugar europeu na próxima temporada das competições europeias.

Motivos de sobra para que esta partida, dirigida pela experiente dupla de Aveiro, Mário Coutinho/Ramiro Silva, concentre as atenções da modalidade em geral, e dos adeptos do Águas Santas Milaneza, em particular.

MADEIRA SAD E PASSOS MANUEL DISCUTEM SÉTIMO LUGAR

No Funchal, a partir das 17 horas, e com direção de Carlos Marinho e Fernando Novais (Braga) defrontam-se Madeira SAD e Passos Manuel, para definirem os sétimo e oitavo lugares. Os insulares partem em vantagem, já que venceram por margem tangencial na deslocação ao Continente (24-25) mas o resultado mostra que foi um jogo equilibrado que pendeu para a turma de Paulo Fidalgo. Em teoria, o Madeira SAD pode confirmar esse triunfo obtido fora de portas e, a assim acontecer, arrancar o sétimo lgar do campeonato. João Comédias e os seus jogadores tudo farão para inverter esta lógica e somar um triunfo que pode garantir o sétimo posto.

Jogos do Campeonato Fidelidade Andebol 1, a realizar este sábado:

Final do play-off – 5.º jogo

18.00 – Dragão Caixa – F.C. Porto – Sporting CP

Atribuição dos 5.º e 6.º lugares

18.00 h. – Pav. Águas Santas – Águas Santas Milaneza-Sporting Horta

Atribuição dos 7.º e 8.º lugares:

17.00 h. – Pav. Funchal – Madeira SAD-Passos Manuel

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais