Challenge Cup: ABC/UMinho com gosto bem amargo na derrota final

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho perdeu esta tarde com o Handbal Clube Odorhei por 32-25, em jogo da segunda mão da final da Challenge Cup. Recorde-se que na primeira mão os bracarenses tinha vencido por 32-28, vantagem que se mostrou insuficiente para, à terceira, trazer o troféu para Portugal.

O infortúnio do ABC/UMinho começou bem mais cedo quando, em 21 de Abril, o sorteio da Challenge Cup ditou que a primeira mão se disputasse em Braga e a decisão final ficasse reservada para a Roménia. E a história do jogo acabou por dar algum sentido às preocupações demonstradas pela formação portuguesa, mesmo durante os primeiros 20 minutos em que os bracarenses nunca estiveram em desvantagem no marcador.

Até entrou bem, o ABC/UMinho. Os primeiros minutos, frente a uma equipa muito agressiva e que actuava com particular ‘fulgor’ na defesa, foram os bracarenses que equilibraram o jogo até ao minuto 21. A primeira vez que o Odorhei passou para a frente do marcador (11-10), já o cronómetro indicava 21 minutos. Três minutos depois, a dupla de arbitragem, vinda da Macedónia, apontou um livre de sete metros contra o ABC e excluiu Hugo Rocha. O experiente Carlos Resende, que na sua longa carreira desportiva já passou por situações semelhantes, solicitou um time-out, muito provavelmente para alertar os seus jogadores naqueles momentos quentes do jogo. Já com David Tavares e Diogo Branquinho em campo, jogaram-se os minutos finais do primeiro tempo, que chegou ao fim com os romenos a vencerem por 18-15.

MAU INÍCIO DO ABC

Ao contrário do primeiro tempo, os portugueses não entraram bem na segunda parte, permitindo um parcial de 5-1 em sete minutos, que levou o marcador para desequilibrado 23-16, altura em que, já com Bruno Dias na baliza, Carlos Resende solicitou ‘time-out’. O ataque português, obrigado a fazer tudo depressa e bem, não o conseguiu muitas vezes. Mesmo assim, o ABC voltou a aproximar-se e quando perdia por cinco golos (24-19), o treinador do Odorhei pediu uma paragem de tempo de jogo. Com 26-20 a equipa romena desperdiça um livre de sete metros mas, na resposta, o ABC também desperdiça a oportunidade de pressionar o adversário, falhando o ataque. Nervosos, afetados por muitas decisões da dupla de arbitragem que os portugueses consideraram erradas, os jogadores permitiram que o Handbal Odorhei ampliasse para 29-20, como que decidindo o jogo e a posse do troféu. As equipas entraram separadas por sete golos nos cinco minutos finais (29-22) mas havia pouco tempo para levar a recuperação por diante.

O Handball Club Odorhei terminou o jogo a vencer por 32-25, resultado que não marca o equilíbrio com que decorreu grande parte da partida, num jogo onde o ABC também não pode contar todos os seus jogadores ao seu melhor nível.

Marcha do marcador: 4-6 (10 m.); 10-10(20 m.); 18-15 (30 m.); 23-17 (40 m.); 26-20 (50 m.) e 32-25 (60 m.)

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Patrocinadores Institucionais