Divulgada a lista de pré-convocados para os jogos com Hungria e Rússia

PUB

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação de Andebol de Portugal promoveram ao início da tarde de hoje a Conferência de Imprensa para apresentação do jogo Portugal-Hungria, relativo à fase de qualificação para o campeonato da Europa – Polónia 2016, que vai disputar-se em Santo Tirso, no dia 10 de Junho.

Na ocasião, foi igualmente divulgada a lista dos 22 jogadores pré-convocados para os referidos encontros e que pode ser consultada em anexo.

A cerimónia, que decorreu na sala de imprensa do Pavilhão Municipal de Santo Tirso, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto; do vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, e do selecionador nacional, Rolando Freitas.

Coube ao anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, abrir a sessão, lembrando que “a edilidade de Santo Tirso tem inscrito como aspetos importantes e prioritários da edilidade, a promoção e apoio, ou até organizar , se for caso disso, eventos de caráter nacional e até internacional”.

Joaquim Couto lembrou depois “a situação geograficamente estratégica de Santo Tirso, perto do Porto, Braga e do próprio aeroporto e as excelentes infraestruturas desportivas de que dispomos, como é o caso deste pavilhão que vai receber o jogo”

O presidente da Câmara de Santo Tirso assegurou que a edilidade tudo fará para “criar as melhores condições para a realização do jogo, de modo a que todos levem de Santo Tirso uma imagem muito positiva” ao mesmo tempo que se mostrou esperançado em “receber novas iniciativas que nos venham a ser propostas pela Federação de Andebol de Portugal”.

AUGUSTO SILVA
“Queremos voltar a ser felizes em Santo Tirso”

Augusto Silva, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, lembrou que “regressamos a Santos Tirso porque queremos voltar a ser felizes como aconteceu ainda em tempo recente, aproveitando esta bela estrutura, excelente para a prática da modalidade e com um público que se galvaniza no apoio à nossa seleção”. O vice-presidente da FAP referiu ainda que “trazer este jogo para Santo Tirso é uma forma de agradecer à edilidade e ao seu presidente todo o apoio que têm dado ao Andebol, direta ou indiretamente”. Augusto Silva deu, depois, conta do seu otimismo no que respeita ao cumprimento dos objetivos da seleção nacional.

“Acreditamos muito no apuramento e por isso mesmo depositamos todas as nossas energias neste jogo, porque sentimos que as portas do apuramento passam um pouco por este jogo com a Hungria. Esperamos que ocorra muito público a Santo Tirso, para ver o jogo e apreciar todas as belezas desta cidade, juntando o útil ao agradável”.

Terminou agradecendo a presença dos jornalistas, a quem sensibilizou para a necessidade da sua colaboração na divulgação da partida.

ROLANDO FREITAS
“Vamos encarar o jogo com muita luta e ambição”

Posteriormente à divulgação da lista dos 22 pré-convocados para os jogos com a Hungria e Rússia, Rolando Freitas começou por fazer uma apreciação à partida que vai jogar-se em Santo Tirso, no dia 10 de Junho.

“As boas memórias que temos de Santo Tirso são para ficar connosco e não há histórias que se repitam, normalmente”, começou por referir Rolando Freitas, aludindo ao jogo em que Portugal defrontou e venceu a Suíça, em Santo Tirso, em Abril de 2013. “Mas esperamos reescrever uma história tão bonita como a anterior, embora com contornos diferentes”.

Quanto ao jogo frente à Hungria, o seleccionador nacional recordou que o mesmo “integra-se neste conjunto dos dois últimos jogos do grupo 5, um grupo atípico dado integrar a Ucrânia e Rússia, com as incidências políticas que implicaram alterações”. Para Rolando Freitas, “a Hungria é a equipa que já está apurada para o Europeu, com quatro vitórias nos quatro jogos anteriores e Portugal foi a seleção que lhes causou maiores dificuldades no jogo que disputámos na Hungria de onde saímos com a sensação de merecíamos outro resultado”.

Esse jogo já é passado e agora, “Portugal quer estar à altura deste novo desafio, destas expectativas e encarar o jogo com muita luta e ambição. O jogo da Rússia é posterior e não vamos para já falar dele”

Respondendo às perguntas dos jornalistas, o seleccionador nacional começou por esclarecer, quando ao número alrgado de pré-convocados que “neste momento, terminando a final do campeonato, a final da Challenge e restando ainda um ou dois jogos do Andebol 1, devemos ter cautelas alargando ligeiramente a lista do que serão os convocados definitivos, para prever alguma situação que possa acontecer. É uma decisão com base na necessidade de ter alguma cautela”

Sobre a possíbilidade de Portugal vencer a partida, fazendo em Santo Tirso um resultado melhor do que conseguiu na Holanda, o seleccionador nacional mostrou-se esperançado em que tal aconteça.

“Perdemos por um golo de diferença mas acreditamos muito que será possível vencer. Mas não é por termos perdido lá apenas por um golo – é porque, de facto, pensamos que podemos ganhar”. O facto da Hungria já estar apurada, podendo eventualmente não trazer todos os seus melhores jogadores, Rolando Freitas recordou que “a Hungria é um dos países top do andebol mundial. Um dos seus clubes, o Vezprem, vai estar no próximo fim-de-semana na final four da Champions League e costuma fornecer muitos jogadores à seleção, não sabemos qual vai ser a opção do seu selecionador. Mas a Hungria tem um potencial elevado, está a trabalhar regularmente com uma equipa B, pelo que quaisquer que sejam os convocados, serão sempre jogadores de bom nível”

Recorde-se que a seleção nacional entra em estágio no próximo dia 4 de Junho, em Santo Tirso, recebendo a Hungria no dia 10 (Sport Tv, 20h.15m.). A comitiva lusa mantém-se em estágio até 12 de Junho, dia em que viaja para a Rússia.

Em anexo pode igualmente ser consultado o histórico dos jogos com a Hungria.

A partida frente aos russos está agendada para o dia 14 de Junho.

Patrocinadores Institucionais