Futebol Clube do Porto renova título de campeão nacional

PUB

O Futebol Clube do Porto renovou esta tarde o título de campeão nacional de andebol ao vencer o Sporting Clube de Portugal por 34-32, após dois prolongamentos. Um jogo carregado de emoção que, passados mais de oito meses sobre o arranque do campeonato, entregou o título nacional ao F.C. Porto

O Futebol Clube do Porto iniciou o jogo com Alfredo Quintana, Ricardo Moreira, Hugo Santos, João Ferraz, Gilberto Duarte, Daymar Salina e Nuno Roque que, nas ações defensivas cedia o seu lugar a Alexis Borges. Por seu turno, o Sporting Clube de Portugal arrancou com Ricardo Candeias, Pedro Solha, Pedro Portela, Frankis Carol, Fábio Magalhães, Bruno Moreira e Rui Silva que, na defesa, trocava com João Antunes.

Com o Dragão Caixa completamente lotado, o jogo arrancou sob o signo do equilíbrio, como se aguardava, com as duas equipas a passarem aos seis minutos emptadas a três golos. E assim se mantiveram, empatadas, até ao minuto 12 (6-6). As duas formações pareciam acusar a carga emocional de um jogo que decidia o título nacional, mais de oito meses depois do seu arranque, a 6 de Setembro do ano passado.

Aos 14 minutos Frankis Carol colocou a sua equipa na frente (7-6) mas João Ferraz, em apoio e com um remate certeiro, voltou a colocar tudo empatado. As duas formações passaram ao minuto 15 separadas por um golo, com o Sporting na frente (7-8) e Ljubomir Obradovic achou oportuno solicitar o primeiro «time-out». Do lado do Sporting CP, Bosko Bjelanovic foi o primeiro jogador que Frederico Carlos foi buscar ao banco, passando Fábio Magalhães a tomar conta da organização do jogo ofensivo da sua equipa. À entrada do minuto 19, e a perder por 9-8, foi a vez de Pedro Spínola entrar em jogo, mostrando uma atenção muito especial – e próxima – a Gilberto Duarte. Na mesma ocasião, Yoel Cuni Morales passou a exercer funções no ataque. O F.C. Porto conseguiu a primeira vantagem de três golos (11-8), aos 21 minutos, e o técnico do Sporting solicitou um «time-out». Fábio Magalhães e João Ferraz mostravam-se artilheiros com mão certeira, apontando oito golos (quatro cada) nos primeiros 24 minutos. O intervalo chegou com o F.C. Porto a vencer por 15-12.

REAÇÃO DO SPORTING

Para o segundo tempo, o F.C. Porto entrou com Michal Kasal que, logo no primeiro ataque, quis mostrar como acertada foi a opção, ampliando a vantagem do F.C. Porto para quatro golos (16-12). Pouco depois, ainda antes do minutos 33, Frederico Santos trocou de guarda-redes, fazendo entrar Ricardo Correia.

Aos 35 minutos, revés para o F.C. Porto com a amostragem de cartão vermelho a João Ferraz. Quando terminou a inferioridade numérica, Daimar Salina cavou a diferença para seis golos (20-14, aos 37 minutos) e Frederico Santos parou o jogo com um pedido de «time-out». Os ‘leões’ ainda reduziram para 20-16, primeiro, e 21-17, depois, pouco antes de verem Pedro Solha sair lesionado. A 13 minutos do fim e a vencer por 24-19, Obradovic solicitou um time-out. Com pouco tempo para jogar, o Sporting forçou ao máximo, arriscou, chegou aos 24-21, a 10 minutos do fim, mas o FC Porto mostrou-se capaz de suster a natural reação dos «leões». Mas o Sporting nunca baizou os braços. Ricardo Candeias defende um livre de sete metros aos 53 minutos (25-22) e prolonga a esperança dos ‘leões’.

O FC Porto entrou nos cinco minutos finais a vencer por 25-22, vantagem que viria reduzida pouco depois para dois golos (25-23), quando Pedro Portela concretizou um livre de sete metros. Alfredo Quintana mostrou-se mais uma vez decisivo ao defender um remate dos 6 metros de Bosko Bjelanovic, quando faltavam dois minutos e o F.C. Porto vencia por 25-23. Pedro Spínola cola as equipas (25-24) à entrada do minuto final e o pavilhão ‘assustou-se’. Diria a história do jogo que assustou-se e com razão. O FC Porto pede ‘time-out’ a 30 segundos do fim para preparar aquele que poderia ser o último ataque. Gilberto Duarte remata para defesa de Ricardo Correia e, com nove segundos para jogar, Frederico Carlos Santos pede o seu time out, agora sim, para preparar o último ataque. Nuno Roque e Frankis são excluídos, com seis segundos para jogar. No último lance, Fábio Magalhães resolve prolongar o excelente espetáculo que o jogo estava a constituir e faz, de livre dos nove metros, já com o tempo esgotado, o golo que ditou o empate a 25 e a necessidade de recorrer a prolongamento´.

EMOÇÃO ATÉ AO APITO FINAL

Prolongamento onde o Sporting entra melhor, passando para a frente (25-26). Kasal desperdiça o primeiro ataque do FC Porto e Fábio Magalhães amplia aproveitando muito bem o facto do Adversario ter começado este prolongamento em dupla inferioridade numérica. Hugo Santos reduz mas no ataque seguinte Fábio Magalhães volta a ampliar (26-28). Ainda na primeira parte do prolongamento, Ricardo Moreira volta a colar as equipas (27-28); Spínola afasta-as de novo (27-29) antes de entrarem na segunda parte do prolongamento.

Onde é o FC Porto a entrar melhor, com o jovem ponta direito internacional, Hugo Santos a reduzir para 28-29. Quintana defende remate de Fábio Magalhães e Salina empata, numa recarga a remate defendido por Ricardo Correia. Bosko, em apoio e de surpresa faz o 29-30 e é assim que as duas equipas entram no minuto e meio final. Hugo Santos volta a empatar (30-30), na mesma jogada em que Pedro Portela é excluído. No ataque do Sporting é Hugo Santos que recebe a mesma punição e o Sporting tem a posse de bola com 20 segundos para jogar. Já com o tempo esgotado, Fábio Magalhães tenta repetir com êxito o livre que deu a ida para prolongamento, mas Quintana adivinhou e defendeu. Seguia-se novo prolongamento.

O segundo prolongamento arrancou com o FC Porto em posse de bola, conseguindo um livre de sete metros que Ricardo Moreira marcou (31-30). Spínola empatou, os dois ataques seguintes foram desperdiçados e Salina aproveitou o seguinte para fazer o 32-31. O Sporting desperdiçou depois a possibilidade de empatar, ao falhar um livre de sete metros que Alfredo Quintana defendeu. Em cima do apito que marcou o final da primeira parte do segundo prolongamento, Gilberto Duarte fez o 33-31. Já no minuto final, Bosko Bjelanovic foi afastado do jogo com cartão vermelho e a partida terminava pouco depois com o triunfo do F.C.Porto por 34-32.

Seguiu-se a festa azul e branca, que contemplou a entrega do troféu e medalhas, de que se encarregaram o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, e o patrono da prova, Nuno Montenegro.

SPORTING DA HORTA VENCE NA MAIA E É QUINTO

Com os terceiro e quarto lugares pendentes da realização do(s) jogo(s) entre ABC/UMinho e SL Benfica, devido à presença dos bracarenses na final da Challenge Cup, atenções voltadas para a Maia e para o jogo, também ele muito importante, de atribuição dos quinto e sexto lugares. Recorde-se que esta classificação é atribuida no final de dois jogos, no sistema das competições europeias, e que o Águas Santas Milaneza foi aos Açores empatar a 27 golos, o que, em teoria, lhe dava alguma vantagem para o segundo jogo. Jogo muito disputado, com a primeira parte comandada pelo Sportig da Horta que chegou ao intervalo em vantagem. O segundo tempo foi igualmente equilibrado, e decidido nos instantes finais, com uma vitória tangencial por 29-30, o que vale o quinto lugar aos açorianos.

Recorde-se que as duas equipas já garantiram ser cabeças de série nos 1/16 avos de final da próxima edição da Taça de Portugal mas o quinto lugar pode ainda valer, em caso de triunfo do ABC/UMinho na Challenge Cup, um lugar europeu na próxima temporada das competições europeias.

PASSOS MANUEL VENCE NO FUNCHAL

Depois de ter pedido em casa o primeiro jogo por 24-25, o Passos Manuel surpreendeu e foi ao Funchal vencer igualmente por um golo (26-27) mas conseguindo garantir o sétimo lugar já que marcou mais golos fora do que sofreu em casa. Um triunfo que valeu o sétimo posto à equipa lisboeta.

Jogos do Campeonato Fidelidade Andebol 1, a realizar este sábado:

Final do play-off – 5.º jogo

F.C. Porto – Sporting CP, 34-32 (15-12) após dois prolongamentos

Atribuição dos 5.º e 6.º lugares

Águas Santas Milaneza-Sporting Horta, 29-30 (12-16)

Atribuição dos 7.º e 8.º lugares:

Madeira SAD-Passos Manuel, 26-27 (12-10)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais