II Congresso de Andebol de Espinho foi dedicado ao tema “Pensar hoje o Andebol do futuro”

PUB

A Secção de Andebol do Sporting Clube de Espinho e a Câmara Municipal de Espinho realizaram na sexta-feira, 1 de maio de 2015, no Centro Multimeios de Espinho, o II Congresso de Andebol de Espinho.

O II Congresso de Andebol de Espinho surgiu na sequência da primeira edição, nomeadamente do seu sucesso, e que teve como principal motivação uma breve abordagem aos conteúdos programáticos da formação de jovens andebolistas.

Neste sentido, a segunda edição, pretendeu trazer novos conteúdos formativos, mais aprofundados com base no tema “Pensar hoje o ANDEBOL do futuro”, com um conjunto de preletores ligados a uma área multidisciplinar e com trabalho academicamente reconhecido no âmbito da investigação e na prática.

A seção de abertura, foi efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Dr. Pinto Moreira, pelo Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Arnaldo Paredes, pelo Representante do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Exmo. Sr. João Lemos e ainda pelo Presidente do Sporting Clube de Espinho, Dr. Bernardo Gomes de Almeida.

O II Congresso de Andebol de Espinho teve um vasto leque de preletores: António Marreiros (árbitro Internacional de Andebol Nível A e Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal), Joana Catarina Cerqueira (Doutoranda em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Rui Garganta (Professor Associado na Faculdade de Desporto (FADE) da Universidade do Porto), Paulo Sá (Doutor pela Universidade da Corunha em Ciências da Atividade Física e do Desporto professor auxiliar no Instituto Universitário da Maia), José António Silva (Professor Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, coordenador do Gabinete de Andebol, antigo treinador principal do Sport Lisboa e Benfica, Madeira SAD, Águas Santas. Antigo selecionador nacional de Portugal femininos de Juvenis, Promessa, Esperanças), Miguel Ribeiro (Professor de Educação Física no Ensino Básico) e Pedro Vieira (Diretor Técnico Regional da Associação de Andebol do Porto e treinador de guarda-redes nas Seleções Nacionais Jovens).

O II Congresso de Andebol de Espinho foi, também, homologado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com 1,4 créditos para treinadores de graus I, II, III e IV para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto na modalidade específica de Andebol.

Patrocinadores Institucionais