Universidade Lusófona acolheu mais um Congresso Técnico Científico de Andebol

PUB

Foram mais de 140 os participantes do XII Congresso Técnico Científico de Andebol, que decorreu na Universidade Lusófona, em Lisboa, este fim-de-semana.

A cerimónia de abertura, na manhã de sábado, contou com a presença de Dr. Arnaldo Paredes, adjunto do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Prof. Dr. Jorge Proença, Director da Faculdade de Ed. Física e Desporto da Univ. Lusófona de Lisboa e Henrique Silva, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Michal Barda, com um painel dedicado ao treino de guarda-redes, deu início às sessões teóricas do Congresso; seguiu-se Filipe Duque, que fez uma “Abordagem consistente aos sistemas defensivos.

Depois de uma pausa, José Soares e Henrique Rocha falaram sobre as “Novas perspectivas da condição física com base no treino funcional”.

Com o apoio da EHF, a holandesa Monique Tijsterman aproveitou, ainda, a vinda a Portugal para Congresso, onde apresentou uma sessão teórica e uma sessão prática, para realizar uma acção de formação na sexta-feira, com atletas sub15 do SIM Porto Salvo, na sexta-feira. Esta acção de formação / treino realizou-se no âmbito do projecto SMART da EHF, no qual Portugal está inserido.

Da parte da tarde, realizaram-se três workshops de teor prático, que contaram com a ajuda da equipa do Vitória FC e que tiveram lugar no Pavilhão da Univ. Lusófona.

O Congresso terminou ao final da manhã de domingo. A manhã começou com a sessão prática de Monique Tijsterman e que contou com a colaboração da mesma equipa do Porto Salvo, seguida das intervenções de Luís Santos e José António SIlva, que apresentaram os painéis perante sala cheia.

Patrocinadores Institucionais