Andebol conquista medalha de ouro nas Universíadas!

PUB

A Seleção Nacional Universitária (SNU) de Portugal conquistou hoje a medalha de ouro no torneio de andebol das Universíadas de Verão, que terminam amanhã em Gwasgju, na Correia do Sul, ao vencer na final a formação da Sérvia por 25-21.

Trata-se da primeira medalha alguma vez conquistada por uma modalidade coletiva para Portugal nesta competição, o que ainda mais prestigia o feito.

Não foi fácil a vitória portuguesa. Frente ao vencedor do grupo A, a Sérvia, que apenas tinha perdido um jogo em toda a prova, frente à Rússia, Portugal até não entrou muito bem no jogo, permitindo que os sérvios chegassem ao 3-0. Aos poucos, o seleccionado orientado por Rolando Freitas foi acertando as agulhas e sucederam-se os empates, nomeadamente no final do primeiro tempo, com igualdades a nove, 10 e 11. Foi assim (11-11) que as duas equipas foram para o descanso.

REGRESSO DEMOLIDOR

O regresso da equipa na segunda parte foi verdadeiramente demolidor e acabou por mostrar-se importantíssimo para o triunfo conquistado. Um parcial de 5-0 levou o resultado para 16-11, margem de cinco golos que permitiu algum conforto à turma portuguesa que chegou, por várias vezes, a ter vantagens de sete golos (19-12 e 21-14).

Depois,aconteceu a natural reação da equipa da Sérvia, que conseguiu diminuir a desvantagem, mas sem nunca pôr em perigo a vitória final de Portugal (25-21) e a consequente conquista da medalha de ouro.

Belone Moreira, com cinco golos, e Hugo Santos, com quatro, foram os melhores marcadores da equipa de Portugal que teve na baliza Alfredo Quintana, com elevada eficácia (49%)

A estatística do jogo pode ser consultada em anexo

ROLANDO FREITAS (treinador)
“Temos potencial para conciliar as componentes federada e universitária”

Após os festejos relativos à conquista da medalha de ouro, Rolando Freitas fez uma apreciação ao jogo da final e também ao desempenho da equipa em toda a competição.

“O jogo não começou tão bem como os restantes, apesar das boas situações criadas”, começou por referir o seleccionador nacional, Rolando Freitas. “No entanto, a partir dos 10 minutos equilibramos o jogo e até ao intervalo fomos crescendo e melhorando defensivamente – até aí, faltavam-nos uns centímetros – e também no ataque”, diz Rolando Freitas.“Em função disso, a vitória surgiu com naturalidade”.

Em jeito de balanço à participação do andebol de Portugal nas Universíadas, Rolando Freitas refere que “esta participação revelou-se muito positiva e demonstrou que existe potencial desportivo para articular as componentes federada e universitária, premitindo fazer evoluir os nossos jogadores e o andebol”

Rolando Freitas adianta ainda que “relativamente à vitória, não podemos deixar de mencionar o excelente resultado que esta medalha de ouro significa, por ser a primeira de uma modalidade coletiva numa Universíada, pelo que esta seleção merecia pela sucessão de bons resultados que tem alcançado e pelo trabalho dos seus jogadores. Para eles, o meu muito obrigado pelo esforço e trabalho. Esta medalha é mesmo deles”, remate o seleccionador Rolando Freitas.

Depois, “a entrada na segunda parte foi decisiva. Estivemos muito bem na defesa o que permitiu lançar bem o contra-ataque e entrar na zona de conforto do jogo”, sintetizou o seleccionador nacional.

PEDRO SEABRA MARQUES (capitão e MVP do torneio)

“É uma sensação fantástica. Não posso mentir, nós vínhamos com isto em mente, acreditávamos que era possível fazer este trabalho e ganhar esta medalha.”, começou por referir o capitão da equipa, Pedro Seabra Marques que foi eleito o MVP das Universíadas.

“A sensação só de participar e as sensações que estar numas Universíadas nos trazem são inesquecíveis e ganhar a medalha de ouro e fazer história para Portugal é algo que fica para sempre”, exalta o capitão de equipa Pedro Seabra.

SUÍÇA COM MEDALHA DE BRONZE

Nos outros jogos de atribuição da classificação final, a Suíça venceu a Coreia por 38-36, arrecadando a medalha de ouro.

Para os quinto e sexto lugares, Israel ganhou à Rússia por 34-33; o Brasil foi sétimo após tervencido a Lituânia por 31-25; a Hungria venceu a Turquia por 32-29 e foi nona classificada, enquanto o Japão foi 11.º ao vencer o México por 32-28.

EURICO E IVAN DIRIGIRAM O UCRANIA-CHINA

Eurico Nicolau e Ivan Caçador, a dupla de árbitros portuguesa que se encontra na Coreia do Sul, dirigiu hoje o Ucrania-China, jogo de atribuição dos sétimo e oitavo lugares do torneio feminino.

Todas as informações sobre a competição de Andebol nas Universíadas de Verão em http://www.gwangju2015.com.

Patrocinadores Institucionais