F.C. Porto vai à Maia defrontar Águas Santas Milaneza na abertura do Andebol 1

PUB

O auditório da DNA Cascais foi esta tarde palco da cerimónia do sorteio do Campeonato Fidelidade Andebol 1, a principal competição para o setor masculino organizada pela Federação de Andebol de Portugal. Paralelamente, realizou-se também a entrega de prémios de estatística referentes à temporada de 2014/2015.

Marcaram presença o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinto de Almeida; o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira; Luís Matos Martins, diretor geral da DNA Cascais; Miguel Fernandes, diretor executivo da FAP; Ana Maria Cabral, presidente da Associação de Andebol de Lisboa; várias individualidades convidadas, o representante da Hummel, e dirigentes de oito dos 12 clubes ou sociedades desportivas participantes no campeonato Andebol 1, verificando-se apenas as ausências das duas formações insulares, Madeira SAD e Sporting da Horta, bem como do ABC/UMinho e A.A. Avanca.

No uso da palavra, o vereador da Câmara de Cascais, Frederico Pinto Almeida, saudou todos os presentes, e agradeceu à FAP ” ter escolhido Cascais para pontapé de saida da época. É uma honra para Cascais receber o sorteio do Andebol 1. Cascais, apesar de ter uma prática desportiva assinalável, tem apenas e infelizmente um clube em atividade no andebol. Contem sempre com Cascais”, finalizou Frederico Almeida.

O presidente da FAP assegurou que “estamos aqui para em conjunto desenvolver mais o andebol em Cascais, fazendo chegar às Escolas a nossa modalidade”

Ulisses Pereira lembrou depois que “esta é uma semana de grande alegria para o Andebol português. Liderámos o processo das Universíadas, a pedido da FADU, e os resultados conseguidos foram resultados que muito nos orgulham. Foi a primeira vez que o Andebol esteve persente na competição e, logo na primeira vez, conseguimos aquilo que ninguém tinha conseguido – uma medalha… e a de ouro!”. O presidente da FAP teve também palavras de apreço para os clubes que cederam jogadores a esta seleção. “Queria agradecer também aos clubes que mostraram muita disponibilidade e até incentivaram os seus atletas a estarem presentes. Este resultado só foi possível graças ao seu apoio”.

O presidente da FAP lembrou também que estamos à porta de mais três acontecimentos de destaque para o andebol português. “Estamos também aa antecamara de três eventos , a realizar este verão. A seleção de sub21 masculina vai estar no Mundial do Brasil e temos esperanças num bom resultado. No setor feminino, as duas selecoes Sub17 e Sub19 vao estar nos Europeus de Espanha e Macedónia. Temos objetivos ambiciosos queremos ultrapassar a fase de grupos”, prognosticou Ulisses Pereira..

Finalmente, o presidente da FAP deseju as maiores felicidades aos clubes participantes no Andebol 1, lembrando a emotividade que o campeonato findo conheceu com a realização do play-off. “Durante a época voltaremos a levar a efeito um debate para avaliar o que será melhor para as épocas vindouras, com a continuação, ou não deste modelo. Espero que este campeonato que hoje lançamos tenha o mesmo sucesso do do ano passado”

O sucesso dos clubes portugueses nas provas europeias tem beneficiado muito o andebol portugues nas coloca algumas dificuldades à realização do planeamento desportivo. “Este ano tivemos vários clubes com participações fantásticas. Quanto mais longe forem os clubes portugueses, melhor será para o andebol português”.

Terminou oferecendo um livro comemorativo dos 75 anos da Federação de Andebol de Portugal ao Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinto Almeida.

PEDRO CRUZ (ÁGUAS SANTAS MILANEZA) ACUMULA PRÉMIOS

Tendo em conta os dados estatísticos recolhidos durante a temporada finda, foram entregues três prémios individuais.

Assim, Ricardo Candeias, do Sporting Clube de Portugal, recebeu das mãos do presidente da FAP o troféu relativo ao Melhor Guarda-Redes da época de 2014/2015.

Pedro Cruz, que se fez representar por Mário Carvalho, dirigente do seu clube, o Águas Santas Milaneza, acumulou o troféu destinado ao Melhor Marcador com o de Melhor Jogador do Campeonato Fidelidade Andebol 1. A entrega foi feita pelo Vereador da autarquia de Cascais.

Candeias e Mário Carvalho, na qualidade de representante de Pedro Cruz, tiveram palavras de agradecimento pelas distinções atribuídas.

Seguiu-se o sempre aguardado sorteio do Campeonato Fidelidade Andebol 1, cujo resultado já pode ser consultado no Portal da FAP.

A curta deslocação do campeão FC Porto à Maia, para defrontar o Águas Santas Milaneza, marca a primeira ronda, com o primeiro clássico a ocorrer à quinta ronda, com o FC Porto-ABC/UMinho. Sporting CP e FC Porto defrontam-se na jornada seguinte.

Os clubes devem proceder à marcação dos pavilhões e dia e horário dos jogos, diretamente no Portal da FAP, até ao próximo dia 29 de Julho

Patrocinadores Institucionais