Seleção Nacional Sub21 de partida para Leon onde disputa dois particulares frente à Espanha

PUB

A seleção nacional de Juniores A masculinos, que se encontra a estagiar em Guimarães, prepara-se para rumar a Espanha onde vai disputar, em 10 e 11 de Julho, dois jogos particulares frente à sua congénere espanhola. Os encontros vão ter lugar em Leon, frente a uma seleção que, tal como Portugal, também vai marcar presença no XX Campeonato do Mundo de Sub21, que se disputa no Brasil entre 19 de Julho e 2 de Agosto de 2015. Recorde-se que Portugal integra o grupo B, juntamente com a Espanha, Roménia, Sérvia, Qatar e Angola.

Em Guimarães, a formação orientada por Luís Monteiro já cumpriu várias sessões de trabalho e, antes de rumar a Espanha, o selecionador nacional deu conta da maneira como está a decorrer o estágio.

“Os jogadores estão muito motivados para este Mundial de Sub21 e para agarrar bem esta oportunidade que lhes foi dada e para a qual também tiveram mérito. Fizeram o trabalho de casa, temos aqui cinco jogadores que estiveram a disputar o 10º European Open de Sub19 Masculinos, que decorreu entre 29 de Junho a 5 de Julho, na Suécia, prova com um nível competitivo elevado, enquanto os outros ficaram a trabalhar em Portugal, com duas semanas de trabalho com seis sessões e treino”, começa por referir Luís Monteiro.

“Claro que se notam aqui algumas diferenças porque temos em estágio jogadores que vieram com seis ou sete jogos do European Open e outros que já não competem há algum tempo. Em termos de ritmo e trabalho as coisas estão semelhantes, enquanto em termos de forma desportiva temos de puxar mais por uma parte de atletas que já não têm competição há algum tempo. Mas estou muito satisfeito com a maneira como as coisas estão a decorrer”, assegurou o selecionador nacional.

Agora, e integrado neste penúltimo estágio antes da partida para o Brasil, vêm dois aprontos particulares, com a Espanha, que Luís Monteiro considera importantes.

“São importantes e temos de ver muito bem o que pretendemos destas partidas. São dois jogos que temos oportunidade para jogar, queremos dar tempo de jogo a todos os jogadores e ao mesmo tempo temos de melhorar o nosso jogo. Há aqui dois aspetos que temos de tentar conciliar um com o outro. Ou seja, queremos dar tempo de jogo a todos os atletas, para todos poderem evoluir, mas, ao mesmo tempo temos de trabalhar o nosso jogo e os nossos conteúdos com o ‘núcleo duro’ desta seleção”.

Luís Monteiro assegura que “iremos aproveitar estes dois jogos para isso, para conciliar estes dois aspetos que achamos fundamentais nesta altura da preparação”.

BELMIRO ALVES (capitão):
“Queremos ir ao Mundial e jogar de igual para igual com todos os adversários”

Belmiro Alves é o capitão desta formação. Jogador experiente, encara a participação no Mundial com satisfação e diz que o grupo está a trabalhar e muito motivado.

“O estágio começou bem. Todos estamos com muita vontade de trabalhar, estamos motivados, já que tivemos esta oportunidade de ir ao Mundial e queremos fazer o melhor possível”, começou por referir. “No Mundial, estamos num grupo um pouco complicado já que estamos no lugar da desistente Austrália e eles, à partida, eram de um pote inferior, pelo que calhamos num grupo difícil. Apesar de tudo, acho que são equipas que estão ao nosso nível e que podemos jogar de igual com todos eles e passar à fase seguinte”.

Com maior ou menor dificuldade, a ambição é grande e a satisfação por estar presente numa competição deste nível é notória.

“Na qualificação para este Mundial não fomos felizes ao ‘cai’ num grupo de três equipas onde só passava uma. E uma delas era a Espanha, que já tem um rico historial em competições desta envergadura. À partida, já sabíamos que seria difícil. Infelizmente não conseguimos o apuramento direto mas a repescagem acabou por ‘chamar’ a primeira seleção europeia não qualificada e também tivemos algum mérito nisso”.

Regressados de Espanha, após os dois particulares, Portugal volta a entrar em estágio, no dia 17 de Julho, no Centro de Estágio de Rio Maior, rumando ao Brasil no dia 19 de Julho.

Em anexo pode ser consultada a lista de jogadores convocados por Luís Monteiro e que partem ao início da tarde desta quinta-feira para Espanha.

Calendário de jogos particulares com Espanha:

10.07.15, 19h30 (20h30 locais), Polideportivo Municipal Bembibre – Espanha : Portugal
11.07.15, 19h00 (20h00 locais), Palacio Deportes León – Espanha : Portugal

Patrocinadores Institucionais