ABC/UMinho conquista Supertaça Fidelidade Seniores Masculinos

PUB

O ABC/UMinho conquistou esta tarde a Supertaça Fidelidade Seniores Masculinos, ao vencer o F.C.Porto por 24-26, em jogo disputado no pavilhão Municipal de Castelo Branco, com as bancadas muito bem preenchidas e sob elevada temperatura.

E foi esse público que assistiu a um excelente espetáculo, um jogo muito equilibrado, que o ABC/UMinho só conseguiu decidir a seu favor nos minutos finais, perante uma forte equipa, oxeptacampeão nacional, Futebol Clube do Porto.

A equipa de Ricardo Costa iniciou a partida com Hugo Laurentino na baliza; Hugo Santos e Ricardo Moreira nas pontas; Rui Silva, Daymaro Salina; Cuni Morales e Gilberto Duarte ao centro.

Quanto ao ABC/UMinho arrancou com Humberto Gomes; Carlos Martins e Fábio Antunes nas pontas; Nuno Grilo, André Gomes, Hugo Rocha e Pedro Seabra Marques Nenhuma das equipa começou por realizar qualquer substituição «defesa x ataque»

Sem Ricardo Pesqueira, lesionado, era Hugo Rocha que atuava na posição de pivô nas situações de ataque. Do lado do FC Porto, o treinador Ricardo Costa também não pode contar com Nuno Roque.

O jogo começou de forma equilibrada, com empates sucessivos que só terminariam aos 29 minutos (11-11).

Para trás tinha ficado a primeira alteração, que ocorreu ao minuto 11 com a entrada de Nuno Rebelo para o lugar de André Gomes. Pouco depois, foi o Ricardo Costa a lançar o lateral direito Gustavo Rodrigues e Alexis Borges. À entrada do minuto 19. Carlos Resende muda os dois pontas e faz entrar Miguel Sarmento e Digo Branquinho, com Ricardo Costa a lançar António Areia e Jordan Pitre. A elevada temperatura que se fazia sentir no pavilhão aconselhava estas mexidas. O equilíbrio que marcou os primeiros minutos do encontro prolongou-se até ao intervalo, com o ABC/UMinho a ir para o descanso a vencer por 11-12.

<b<EQUILIBRIO E MAIS EQUILÍBRIO…

Para o segundo tempo Ricardo Costa lançou Alfredo Quintana na baliza e, ao cair do minuto 32, Gustavo Rodrigues foi excluído pela segunda vez. A primeira vantagem de dois golos favoreceu o ABC, ao minuto 33 (12-14), graças a um livre de sete metros concretizado por Miguel Sarmento. O FC porto não demorou a empatar e, pouco depois, passar para a frente (15-14). O jogo ganhou maior emoção, com a equipa de Braga a fazer um parcial de 0-3 e regressar à vantagem de dois golos (15-17), que Alfredo Quintana evitou, por diversas vezes, que fosse ampliada. E foi o capitão Ricardo Moreira a colocar tudo, de novo, na estaca zero (18-18, aos 45 m.). Carlos Resende solicita um ‘time-out’, por essa ocasião, os bracarenses regressam ao comando do marcador e entra mesmo nos nove minutos finais com três golos de vantagem (19-22). Num roubo de bola, Nuno Rebelo faz em contra-ataque o 19-23. Nuno Grilo é excluído pela terceira vez e fica fora do jogo para os sete minutos finais. Na sequência desse lance, Humberto Gomes defende o livre de sete metros e mantém a vantagem nos quatro golos. À entrada dos quatro minutos finais o ABC seguia na frente (21-24) e Miguel Sarmento ampliou a almofada de conforto fazendo o 21-25. O FC Porto, pressionado pelo cronómetro, era obrigado a fazer tudo depressa e bem e viu a tarefa complicar-se. Triunfo do ABC/UMinho, por 24-26, naquele que foi o primeiro troféu da temporada.

FESTA E ENTREGA DE PRÉMIOS

No final da partida, e após as naturais manifestações de regozigo por parte do staff bracarense, procedeu-se à entrega de prémios, de que se encarregaram o presidente da FAP, Ulisses Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia; o vice-presidente da edilidade local,Arnaldo Brás; o presidente do Conselho de Arbitragem, António Marreiros; o presidente da Associação de Andebol de Castelo Branco, Ildeu Correia e o presidente da Associação Desportiva Albicastrense, António Mata.

EM DIRETO

No final do jogo, e na habitual conferência de de imprensa, Ricadro Costa, técnico do FC Porto, começou por “dar os parabéns à equipa do ABC que acabou por merecer a conquista da Supertaça”. Depois, o técnico portista,“lamentou profundamente não poder oferecer a Supertaça ao nosso presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, que se encontra hospitalizado, e a quem nós muito queríamos entregar em mão. Só que não fomos suficientemente competentes para ganhar o jogo”, reconheceu o técnico portista, para rematar:“o ABC foi fiel àquilo que tem vindo a fazer, com uma defesa agressiva, e nós tivemos muitas precipitações no ataque organizado que se transformaram em contra-ataques do ABC”

Por seu turno, o técnico do ABC/UMinho mostrou-se satisfeito por “ganhar um jogo, mas um jogo que significava a conquista de um troféu. E satisfeito por termos vencido uma excelente equipa. E quero aproveitar para dizer que me sinto satisfeito por ele ter sido escolhido pelo clube para orientar e sei que será uma mais valia para o FC Porto”, desejando-lhe muitas felicidades para a Liga dos Campeões.

Depois, Carlos Resende voltou-se para o jogo, contrariando um pouco aquilo que tinham sido as declarações de Pedro Seabra Marques. Nós não defendemos tão bem quanto isso, o calor obrigou a que as duas equipas tivessem sido obrigadas a optar por um jogo com um ritmo mais baixo, e isso facilitou-nos um pouco a vida. Depois aproveitamos alguns erros que o FC Porto cometeu, mas estivemos um bocadinho mais de continuidade no ataque. Foi essa a diferença”, resumiu Carlos Resende.

Patrocinadores Institucionais