Resultados do projecto “Cartão Branco” apresentados esta quarta-feira

PUB

O Cartão Branco/ fairplay é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, inserida no Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, que, numa vertente pedagógica, permite aos árbitros reconhecer e recompensar as atitudes e comportamentos positivos dos atletas.

O Andebol foi uma das modalidades que, durante a época 2014-2015, a par com o basquetebol, futebol e patinagem, aplicou este cartão em iniciativas piloto, com resultados bastante positivos.

Esses mesmos resultados foram hoje apresentados na sede da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), numa sessão que contou com a presença do presidente do IPDJ, I.P. Augusto Baganha, do presidente da CAJAP, Hugo Virgílio, do coordenador do PNED, José Carlos Lima e do árbitro de futebol, João Capela.

Das federações envolvidas no projecto “Cartão Branco” marcaram presença o presidente da Federação de Basquetebol, Manuel Fernandes e o presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Soares Marques, para além do presidente da FAP, Ulisses Pereira. Os três presidentes expuseram os projectos piloto desenvolvidos nas respectivas modalidades.

Ulisses Pereira expressou o compromisso de aprofundar a aplicação do “Cartão Branco”, “que será utilizado nas fases nacionais dos Campeonatos de Iniciados Masculinos e Femininos e nos Encontros Nacionais de Infantis Masculinos e Femininos, na época 2015/2016.”

O presidente da FAP deu a conhecer, ainda, que para além dos prémios simbólicos atribuídos, pretende premiar com material desportivo dos parceiros do projecto os Clubes que tenham acumulado um maior número de “Cartões Brancos”.

Patrocinadores Institucionais