Reunião na Nazaré marca o arranque da preparação para Campeonato da Europa de Andebol de Praia 2016

PUB

11 de Agosto de 2015 marca o arranque dos trabalhos de preparação para a realização do Campeonato da Europa de Andebol de Praia, competição internacional a realizar na Nazaré de 8 a 10 de Julho do próximo ano, fruto de uma importante parceria entre o Município da Nazaré e a Federação de Andebol de Portugal.

E foi precisamente no local que vai receber a prova que teve lugar, ontem, o primeiro Workshop de preparação para o Campeonato da Europa de Andebol de Praia Nazaré 2016. A reunião contou com a presença dos representantes da EHF, Peter Froschl e Marco Trespidi, do Presidente do Município da Nazaré, Walter Chicharro, do Coordenador Nacional de Andebol de Praia, Mário Bernardes e teve a visita do Presidente da FAP, Dr. Ulisses Pereira.

Na reunião, foram abordadas todas as questões relacionadas com a organização do evento; a nível desportivo, o Europeu de Andebol de Praia 2016 ganhou ainda mais importância, já que a comitiva da EHF trouxe algumas novidades: deste Europeu, serão apuradas selecções para o próximo Campeonato do Mundo de Andebol de Praia de 2017 e será, ainda, o primeiro passo para a qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 em Buenos Aires, onde o Andebol de Praia vai ter a sua primeira presença.

O coordenador nacional de Andebol de Praia fala em orgulho e desafio: “O facto desta prova fazer parte do primeiro passo da participação Olímpica do Andebol de Praia enche-nos de orgulho. Da Nazaré vão sair os primeiros apurados apurados para o Campeonato do Mundo, sendo sem dúvida um grande desafio. Tenho a certeza que com a colaboração e empenho de todos vamos estar à altura do acontecimento”, garante Mário Bernardes.

O Presidente da Federação não quis deixar de assinalar este momento: “Começamos a preparar com tempo um momento muito importante para o Andebol de Praia em Portugal. A realização dos Campeonatos da Europa dos escalões jovens em 2016, na Nazaré, marca a aposta que a Federação tem feito numa vertente da nossa modalidade que, ano após ano, ganha um espaço acrescido.”

Ulisses Pereira destacou, ainda, a importância desta competição: “Estes Campeonatos são particularmente importantes porque qualificam para o Mundial, antecâmara do apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018, na Argentina. Também do ponto de vista desportivo queremos disputar estas qualificações”, garantiu e terminou com “uma palavra decisiva para o papel desenvolvido pela Câmara Municipal da Nazaré para que esta organização seja uma realidade, e corresponda à confiança que a EHF depositou na Federação Portuguesa.”

Patrocinadores Institucionais