Sporting Clube de Portugal vence Torneio Internacional de Andebol Cidade de Viseu

PUB

O Sporting Clube de Portugal venceu o Torneio Internacional de Andebol Cidade de Viseu 2015 ao derrotar na final os suecos do Alingsas HK 37-28. Uma conquista assegurada após duas vitórias robustas num dos mais antigos e prestigiados torneios de pé-época que se realizam em Portugal.

O Sporting Clube de Portugal – que entrou com Aljosa Cudic na baliza; Pedro Portela e Pedro Solha nas pontas; Frankis Carol, Fábio Magalhães, Carlos Carneiro e Bruno Moreira a defender ao centro – cedo pareceu tomar conta do marcador e aos quatro minutos vencia por 3-1. A superioridade leonina foi dando expressão ao marcador que, á passagem do minuto 11, dava conta de uma vantagem de quatro golos a favor dos ‘leões’ (7-3). Mas os suecos nunca permitiram que o Sporting fugisse no marcador e, à entrada do minuto 17, a vantagem leonina era apenas de um golo (9-8) o que levou Zupo Equisoain a solicitar o primeiro ‘time-out’. Quando os suecos voltaram a aproximar-se (12-11) foi Pedro Solha, com um pormenor individual, a voltar a colocar o Sporting com dois golos de vantagem (12-10) que a equipa ainda viria a dobrar até ao descanso (18-14).

Segundo tempo começou com algum desacerto do ataque do Sporting que permitiu aos suecos utilizar o contra-ataque para chegarem aos 36 minutos a perder por 21-19. E foi sempre cavalgando numa diferença entre dois e quatro golos que o Sporting fez a gestão do tempo e do resultado, de modo a entrar no último quarto de hora a vencer por 26-22 e em superioridade numérica. A perder por 29-22, com 13 minutos para jogar, o técnico sueco solicitou um ‘time-out’. Medida sem resultados práticos já que, utilizando muito bem o contra-ataque, o Sporting foi ampliando a vantagem que chegou aos 10 golos (35-25) aos 55 minutos.

Vitória clara do Sporting CP por 37-28 num jogo em que a turma leonina foi claramente superior, conquistando o Torneio Internacional Cidade de Viseu após duas vitórias com goleada.

SL BENFICA (CON)VENCE ABC DE BRAGA

Jogo equilibrado no primeiro quarto de hora, com empates sucessivos até ao 7-7 (15 m.) e muitas exclusões numa primeira parte correta. A primeira vantagem de dois golos favoreceu o SL Benfica quando Belone Moreira fez o 9-7 aos 16 minutos. Aproveitando vários erros do ataque bracarense, o SL Benfica – após um parcial de 5-1 – chegou aos 12-8, bem perto do minuto 20, levando Carlos Resende a solicitar o primeiro ‘time-out’. Daí até ao descanso, o SL Benfica ampliou a vantagem até aos oito golos (18-10).
O segundo tempo decorreu sob a mesma toada, com domínio do SL Benfica que, aos 42 minutos vencia por 23-15. Os treinadores aproveitaram para dar tempo de jogo a todos os atletas e a partida terminou com a vitória fácil do SL Benfica por expressivo 34-22, num jogo em que não abundaram os motivos de interesse.

No final da partida que marcou a conquista do troneio, Zupo Equisoain não escondia a satisfação.

“Globalmente, fostei muito do jogo. Houve coisas que não estiveram tão bem mas a equipa esteve em grande nível. Para aaltura da época em que estamos,estamos muito bem… VAmos ver se mantemos isto durante os próximos meses. E este não era um adversário fácil para ganhar”, referiu o técnico leonino.

CARLOS CANEIRO MVP DO TORNEIO

No que respeita a prémios individuais, Carlos Carneiro foi eleito o Melhor Jogador do Torneio; Belone Moreira o melhor marcador e o sueco Frisk Rickard o melhor guarda-redes.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VISEU ENTREGOU TROFÉU AO SPORTING

No final do torneio procedeu-se à habitual entrega de lembranças e troféus. O primeiro prémio foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, tendo também participado na cerimónia o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada; Guilherme Almeida, vereador do desporto da edilidade de Viseu; Ramon Gallego, membro da Comissão de Regras da IHF, entre outras individualidades.

Patrocinadores Institucionais