Campeonato Fidelidade Andebol 1: a antevisão de S.L. Benfica, Passos Manuel e Andebol Clube de Fafe

PUB

Depois de ontem termos auscultado as ambições e metas de A.A. Avanca, Madeira SAD e ABC/UMinho, vamos hoje dar voz a mais três clubes participantes no Campeonato Fidelidade Andebol 1.

E começamos pelo primodivisionário Andebol Clube de Fafe. A equipa minhota regressou este ano ao patamar mais alto do andebol português, mantém como treinador o homem que comandou o barco na subida de divisão, José António Silva.

Fomos ao encontro do experiente técnico para que nos confidenciasse as metas e objetivos para a época que se avizinha, com especial enfoque no Campeonato Fidelidade Andebol 1.

«O Andebol Clube de Fafe vai, naturalmente, consolidar a sua posição na primeira divisão», começou por esclarecer José António Silva. «O nosso principal objetivo é a manutenção e , paralelamente, continuar a criar uma base forte da equipa que nos permita, no próximo ano aspirar a um pouco mais do que isso. Continua a haver uma aposta muito grande nos jovens da casa, tentámos reforçar-nos com jogadores que trazem qualidade acrescida mas temos noção que neste primeiro ano o objetivo principal é garantir a manutenção», reforça o técnico fafense.

Nos próximos anos o patamar poderá ser elevado. «Foi com esse objetivo que fui para o A.C. Fafe. Desde o início, desde os primeiros momentos em que falei com a direção e me disponibilizei a trabalhar com uma equipa que o ano passado não era uma das principais candidatas à subida de divisão – não era sequer garantido que tivéssemos condições para subir de divisão – eu sempre disse que aquilo que pretendia era que num futuro próximo a equipa conseguisse elevar os seus patamares de rendimento e, preferencialmente, não andar sempre na disputa dos últimos lugares do campeonato. É esse o objetivo a médio prazo», referiu José António Silva.

O plantel do AC Fafe apresenta sete jogadores nascidos após 1991 e acaba por ser uma mescla de juventude e experiência, onde pontificam nomes mais traquejados nestas andanças da primeira divisão, como Paulo Silva, Armando Pinto, Nuno Pimenta e João Castilho, entre outros.

Recorde-se que na época passada o Andebol Clube de Fafe sagrou-se campeão nacional da 2.ª divisão, depois de ter cumprido uma temporada de grande sucesso. Na fase regular do campeonato foi segundo, atrás da AA Avanca, com 21 vitórias nos 26 jogos, e na fase final terminou em primeiro, com nove vitórias nos 10 jogos disputados.

PSSSOS MANUEL: CONSOLIDAR CLUBE NA DIVISÃO MAIOR

O Núcleo Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel, mais conhecido por Passos Manuel, mantém-se na primeira divisão graças a uma excelente campanha rubricada na temporada passada. Recorde-se que a equipa, já então liderada tecnicamente por João Comédias, foi sétima classificada, após uma fase regular em que termin ou em oitavo lugar, garandindo de imediato a manutenção.

Para esta época, os objetivos do Passos Manuel passam precisamente por manter esse estatuto, como nos disse o seu treinador.

«O principal objectivo é consolidar a nossa posição como equipa absolutamente necessária ao desenvolvimento e qualidade competitiva da principal prova do andebol nacional, o Campeonato Fidelidade Andebol 1», começou por referir João Comédias.

Face a este objectivo, e em conformidade com o que aconteceu nos anos anteriores, «temos como expectativas e metas continuar a praticar um andebol moderno baseado numa identidade muito própria e única ao nível do conceito de jogo, do ambiente global saudável no clube e na equipa, e na atitude positiva e atrevida face à competição».

O segundo objetivo, segundo o treinador, aponta para «continuar a potenciar jogadores jovens e interessantes, tornando-os claramente melhores, num plantel onde a média de idades é de 22 anos».

Atente-se que o plantel do Passos Manuel tem nada mais nada menos que 13 jogadores nascidos após 1991, o que atesta a juventude do grupo ao dispôr de João Comédias.

S.L. BENFICA QUER CONQUISTAR O TÍTULO

O S.L. Benfica, terceiro classificado na época finda, atrás de F.C. Porto e Sporting Clube de Portugal, ataca a nova temporada com muita ambição e determinado em chegar ao título nacional. Essa é uma das prioridades, como referiu Mariano Ortega.

«O objetivo que temos definido para este ano passa pela conquista de algum título. Vamos lutar pela vitória em todos os jogos. Precisamos de algum tempo para trabalhar mas felizmente, a existência de uma primeira fase, a fase regular, permite alguns erros que não serão determinantes», refere o técnico do S.L. Benfica.

«E vamos tentar chegar ao ‘play-off’ na melhor classificação possível. Temos alguns jogadores vindos da Formação, alguns jogadores novos que têm de ir assimilando conceitos. Queremos estar perto de cem por cento no início do campeonato e depois, pouco a pouco, ir melhorando», esclarece Mariano Ortega, para depois assegurar.

«Estamos com muita vontade, com muita ilusão, de conseguir tudo», sustenta o treinador que este ano não vai poder contar com jogadores como Carlos Carneiro, José Costa, Vicente Álamo ou Dario Andrade, entre outros, mas que viu o plantel reforçado com alguns estrangeiros, como o brasileiro Uelington da Silva; o macedónio Nikola Mitrevski e o croata Dragan Vrgoc, para além do jovem português Belone Moreira, um dos jogadores que brilhou na época passada, então ao serviço do Passos Manuel.

Patrocinadores Institucionais