Campeonato Fidelidade Andebol 1: ABC de Braga, Madeira SAD e AA Avanca apresentam-se

PUB

Tal como tínhamos anunciado, iniciamos hoje a apresentação das 12 equipas participantes no Campeonato Fidelidade Andebol 1, que arranca já no próximo fim-de-semana.

E, no primeiro destes quatro capítulos, vamos dar voz a três clubes: o novo primodivisionário Associação Artística de Avanca e os ‘crónicos’ Madeira SAD e ABC de Braga. Os seus plantéis e respetivas fotos podem ser consultados em anexo.

Começando pela formação de Avanca, recorde-se que a equipa de Carlos Martingo regressa ao escalão maior do andebol português depois de ter cumprido uma excelente carreira, na última temporada, na 2.ª divisão. Na fase regular, a formação de Avanca ganhou 23 dos 26 jogos, empatando um e cedendo os três pontos em duas partidas.

Para a época que agora se inicia, Carlos Martingo, o técnico que se mantém à frente da equipa e que foi responsável pela subida da Associação Artística de Avanca, traçou os objetivos para a temporada 2015/2016.

«As metas da Associação Artística de Avanca Passam pela manutenção”, começa por referir, para depois adiantar. “Mas, principalmente, temos como objetivo jogar todos os jogos “olhos nos olhos” e com grande ambição”. Tudo isto porque, na opinião do jovem técnico, “temos um grupo de jogadores muito jovens com bastante qualidade e que vão aproveitar esta montra para mostrar o seu valor!».

De facto, e olhando ao plantel (em anexo) facilmente se constata que a sua equipa tem 12 jogadores nascidos depois de 1990, juventude salpicada com a experiência de Marco Sousa (nascido em 1977) e , até, de Marco Ferreira (1986).

MADEIRA SAD AMBICIOSO

Voamos até ao Funchal onde está sediada uma das equipas com maior historial no andebol português e, mais propriamente, no Andebol . Na temporada finda, a formação já então orientada por Paulo Fidalgo foi sexta na fase regular, somando oito vitórias, cinco empates e nove dorrotas. Na fase final, começou por perder os dois jogos com o ABC de Braga, para depois, ser obrigada a disputar os 7.º e 8.º lugares, após derrota e vitória insuficiente frente ao Sporting da Horta. Na eliminatória para atribuição dos 7.º e 8.º lugares, o Passos Manuel acabou por ser mais forte, relegando a turma da Madeira para o oitavo posto.

A formação insular apetrechou-se para esta época e Paulo Fidalgo está confiante que o Madeira vai realizar uma boa época.

«O Madeira SAD tem como principal objetivo vencer mais vezes, vencer mais jogos e claramente estar dentro dos seis primeiros de Portugal com a tentativa de se posicionar o melhor possível. Sentimos que este grupo permite-nos ganhar qualquer jogo, em casa ou fora. Estou otimista. É um grupo que tem pernas para andar e que pode dar muitas alegrias ao desporto madeirense», refere o técnico da equipa, sustentando os seus argumentos. «O plantel está mais forte que o ano passado. O clube investiu na melhoria dos laterais e, além disso, melhorámos os índices físicos da equipa, que agora é mais alta que na ápoca anterior. O plantel, neste momento, dá-nos mais garantias e apostamos muito nos jovens atletas madeirenses, para projetar a médio prazo. Estamos a lançar jovens com idades entre os 16 e os 19 anos», finaliza Paulo Fidalgo. O mapa anexo mostra que o plantel tem, de facto, 10 jogadores nascidos depois de 1991.

ABC PARA A CARRUAGEM DA FRENTE

O ABC de Braga, quarto classificado na edição anterior, após a fase regular onde terminou no último lugar do pódio, apresenta-se para esta temporada carregado de ambição. Daí que não se estranhe o discurso de Carlos Resende, quando solicitado a dar conta dos objetivos para este campeonato.

«As perspetivas são muito boas, embora saibamos que o início deste campeonato vai ser para nós muito difícil. Temos duas dificuldades que tentaremos resolver o mais rápido possível», lembrou o técnico dos bracarenses, esclarecendo. «A lesão do Ricardo Pesqueira e, por outro lado, temos de incluir no plantel três jogadores bastante jovens, que precisam de crescer e precisam de tempo para ganhar e conhecer as rotinas da equipa e assimilar todos esses processos». Ultrapassados estes problemas, Carlos Resende garante que «as nossas ambições continuam intactas e são as mesmas do costume – lutar pelos títulos em disputa».

Os bracarenses, que perderam João Pinto para o Sporting e Bruno Dias para o A.C.Fafe, viram Gabriel Teka regressar a Angola e David Tavares colocar um ponto final na carreira. Do plantel fazem parte vários jovens jogadores, nove dos quais nascidos após 1990.

Patrocinadores Institucionais