Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto vence Madeira depois de primeira parte equilibrada

PUB

O F.C. Porto venceu ao final da tarde o Madeira SAD por 29-23, em jogo da terceira jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Os insulares – que chegaram a dispôr de várias vantagens de três golos – deram uma excelente resposta durante todo o primeiro tempo, foram para o intervalo empatados a 13 golos, mas um excelente recomeço do FC Porto, já com Hugo Laurentino na baliza, permitiu à equipa de Ricardo Costa passar aos 37 minutos a vencer por 19-14. Daí para a frente, nunca mais a turma anfitriã deixou de comandar o marcador, terminando com uma vitória clara (29-23), numa partida onde Hugo Santos, com oito golos, foi o melhor marcador do FC Porto e do jogo, seguido de Gilberto Duarte, com cinco.

Em Belém, o Delta Belenenses, que vinha de duas derrotas expressivas frente a ABC/UMinho (casa) e Sporting CP (fora), rubricou uma excelente primeira prte, dominou e comandou o marcador, chegando ao intervalo a vencer por 12-10. O SL Benfica mostrou sempre muitas dificuldades e só assumiu o comando do marcador aos 38 minutos (13-14). Mesmo assim, a formação de Blém nunca deixou de lutar, voltou a empatar aos 44 (17-17) e 47 (19-19) minutos, e só nos cinco munutos finais perdeu algum fulgor que permitiu ao SL Benfica construir uma vitória por três golos.

Ainda em Lisboa, o ABC/UMinho não se deixou surpreender pelo Passos Manuel onde na temporada finda tinha baqueado (28-26) na fase regular. Mas não foi fácil a tarefa dos bracareses. O primeiro tempo foi equilibrado, embora pertencesse à formação da casa o domínio no marcador, com o Passos a chegar a ter várias vantagens de três golos. O intervalo chegou com a quipa lisboeta a vencer por 13-11. Um bom regresso do ABC/UMinho no segundo tempo permitiu que a equipa de Carlos Rasende começasse a construir uma diferença que lhe deu outra tranquilidade para atacar os minutos finais – onde chegou a ter vantagem de sete golos – e, sob a batuta de Tomás Albuquerque (seis golos) construir uma vitória confortável, alicerçada no bom desempenho da segunda parte.

Também em Lisboa, por inversão da ordem dos jogos, o Sporting CP derrotou a Associação Artística de Avanca, numa partida onde os comandados de Zupo Equisoain chegaram ao intervalo a ganhar por 11-14. A segunda parte serviu para o Sporting avolumar o resultado, terminando com uma vitória muito confortável.

Em Fafe, num jogo que marcou a estreia de Dario Andrade com a camisola da formação da casa, o Andebol Clube de Fafe venceu o Maia ISMAI por 28-26, depois de ter ido para o descanso com uma vantagem de cinco golos (18-13), margem que manteve por algumas vezes na segunda parte. Já nos minutos finais o Maia ISMAI encostou-se no marcador, mas a formação de José António Silva foi mais feliz nos derradeiros lances e acabou por chamar a si a vitória.

– Resultados dos jogos da terceira jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, realizados esta quarta-feira:

FC Porto-Madeira SAD, 29-23 (13-13)
Delta Belenenses-SL Benfica, 21-24 (12-10)
AA Avanca-Sporting CP, 21-34 (11-14)
Passos Manuel-ABC/UMinho, 27-31 (13-11)
ACFafe-Maia ISMAI, 28-26 (18-13)

NOTA – O jogo Águas Santas Milaneza-Sp. Horta foi adiado para o dia 30 de Setembro.

Patrocinadores Institucionais