Partimos hoje à descoberta dos anseios de mais três equipas que se aprestam para começar o Campeonato Fidelidade Andebol 1. Três formações que assumem objetivos diferentes, lutando por patamares distintos. Referimo-nos ao Maia ISMAI, AA Águas Santas Milaneza e Sporting Clube de Portugal.
Começando a Norte, e mais exatamente pela Maia – cidade com grande tradição na modalidade – fomos saber o que pensa o responsável técnico pelo Maia ISMAI e que objetivos traçou para a sua equipa.
«O Maia ISMAI tem como grande objectivo consolidar a sua posição como equipa da principal competição do calendário masculino do andebol português, o Campeonato Fidelidade Andebol 1», começou por esclarecer Rui Silva, o técnico que deixou o FC Porto, onde na ápoca passada foi adjunto de Ljubomir Obradovic, para abraçar a responsabilidade de conduzir este ano a formação escolar.
«Para isso, acreditamos que a forma mais correta dessa consolidação será ambicionarmos a um dos oito primeiros lugares que darão acesso ao play-off».
Ambições que só serão concretizadas com muito trabalho, já que «temos uma equipa com muitos jogadores novos e com um modelo de jogo diferente do ano anterior e por isso teremos que trabalhar muito para alcançarmos o objectivo a que nos propomos.»
De facto, do plantel do Maia ISMAI – constituído por atletas nacionais – fazem parte 10 jogadores nascidos após 1990. Um grupo onde há nomes experimentados no patamar mais elevado do andebol nacional, como o guarda-redes Manuel Borges, o ponta Sérgio Martins, o lateral direito Pedro Maia e o pivô Francisco Leitão, entre outros.
Recorde-se que na temporada finda o Maia ISMAI, então orientado pelo actual tcnido do F.C. Porto, Ricardo Costa, foi 10.º classificado na fase regular, com seis vitória e três empares nos22 jogos, e que na segunda fase, dos seis jogos disputados, venceu um e empatou outro, tendo terminado o grupo B em segundo lugar, atrás do Delta Belenenses, e à frente de Ginásio de Santo Tirso e Xico Andebol.
ÁGUAS SANTAS QUER A MEIA-FINAL
Maia é mesmo uma cidade com forte ligação ao Desporto em geral e ao Andebol em particular pelo que o concelho tem, no campeonato Fidelidade Andebol 1, mais uma equipa. Trata-se do Águas Santas Mulaneza, um emblema de grande prestígio na modalidade, não só a nível do escalão mais alto mas igualmente nos escalões de Formação.
Do seu plantel ressalta, de imediato, a grande juventude que Paulo Faria tem à sua disposição. São 17 os jogadores nascidos em 1991 e depois. A essa grupo de jovens, junte-se a experiência (e qualidade) de atletas como o guarda-redes Telmo Ferreira, Jorge Sousa, Pedro Cruz e Juan Couto e facilmente se perceberá que está ali um excelente grupo de trabalho.
As metas para a temporada foram-nos confidenciadas por Paulo Faria.
«O Águas Santas espere dar continuidade à inclusão de um conjunto jogadores que contratámos e e outros que subiram dos juniores. Para além disso, queremos dar continuidade à inclusão como elementos efetivos do plantel sénior de alguns jovens jogadores que já o ano passado trabalharam com a equipa», referiu o técnico da AA Águas Santas Milaneza.
«Com eles, esperamos conseguir atingir o objetivo que passa por chegar às meias finais do play-off. Este é nosso objetivo principal, de um plantel que tem jogadores que se vão afirmar, como Hugo Rosário, António Ventura, Pedro Peneda, Belmiro Alves, João Moniz e o jovem ponta esquerda, Pedro Cruz, juntando a estes os juniores que subiram. É um plantel jovem com jogadores que têm mais um ano de experiência».
Recorde-se que na temporada finda a AA Águas Santas Milaneza foi quinto na primeira fase, com 11 vitórias, dois empates e nove derrotas, para no ‘play-off’ ser afastada pelo SL Benfica da luta pelos quatro primeiros lugares, para terminar o campeonato em sexto lugar.
SPORTING QUER LUTAR PELO TÍTULO
Segundo classificado na época anterior, depois de um ‘play-off’ em que o título nacional só foi decidido no quinto jogo após dois prolongamenteos, o Sporting Clube de Portugal apresta-se este ano para lutar pelo título nacional. Assegurou reforços importantes e alterou a sua equipa técnica, chamando o técnico espanhol Javier Esquisoan.
E Zupo, como é conhecido, não esconde a sua satisfação pela maneira como a equipa trabalhou durante a pré-época e projeta esse estado de espírito na ambição para a época que agora começa.
«Estou muitíssimo satisfeito com o grupo de trabalho que tenho à minha disposição. Trabalharam muito bem, fazendo as coisas bem, com grande entrega e empenho e logicamente tudo isso se reflete no resultado dos treinos e dos jogos que fazemos»
Quanto aos objetivos, recorda o que lhe foi pedido pelos responsáveis do clube.
«O objetivo da direção do clube é que o Sporting seja campeão nacional e vença o campeonato Fidelidade Andebol 1. Somos candidatos. O F.C. Porto é o favorito porque é o actual campeão mas temos possibilidades. Vamos ver…», refere Javier Equisoan (Zupo), quando interrogado sobre as metas da formação leonina.
Os ‘leões’ abrem o campeonato no Minho, defrontando em Fafe, no próximo sábado (18.30 h.) o Andebol Clube de Fafe.