Champions League: Importante triunfo do FC Porto frente aos russo do Chekhovskie

PUB

O FC Porto venceu esta tarde no Dragão Caixa a formação russa do Chekhovskie Medvedi por 31-27, em jogo da quarta jornada do grupo C da fase de grupos da Champions League. Com este triunfo, a formação portuguesa assumiu a liderança do grupo C, em parceria com os espanhóis do Naturhouse La Rioja e e os bielorrusos do HC Meshkov Brest.

O FC Porto entrou com Hugo Laurentino na baliza, e os primeiros minutos foram de equilíbrio. A primeira vantagem de dois golos favoreceu a formação russa, aos 4.30 m. (2-4), graças a uma primeira linha do Chekhovskie muito forte.

Vários erros do ataque portista permitem aos russos ampliar a vantagem para cinco golos (3-8), o que levou Ricardo Costa a pedir de imediato o primeiro’ time out’, quando o relógio ainda não tinha chegado aos 12 minutos. Com 8-11, o treinador do FC Porto troca de guarda redes, fazendo entrar Alfredo Quintana. Um livre de sete metros convertido por Hugo Santos reduz a diferença (6-11), margem que a equipa russa não conseguiu aguentar até ao intervalo, graças à excelente reação do FC Porto, que foi para o descanso a perder por 12-14.

EXCELENTE REENTRADA

O FCPorto reentrou muito bem no jogo e não precisou de dois minutos para empatar a partida (14-14). Aos 34 minutos, Gilberto Duarte colocou a sua equipa pela primeira vez na frente do marcador (16-15), o público ajudou e o FCPorto passou aos 40 minutos com três golos de vantagem (21-18). O mais difícil, viria a confirmar a história do jogo, estava feito.

A desqualificação de um dos jogadores mais importantes da equipa russa (Chernoivanov) pode ter pesado no subconsciente (e no rendimento) dos jogadores quando Gustavo Rodrigues ampliou a vantagem para quatro golos. O treinador do CheKhovskie solicitou um time-out aos 43 minutos, depois da sua equipa permitir um parcial de 12-6.

Mas o jogo estava, mesmo assim, aberto e dois golos consecutivos permitiram à equipa russa voltar a aproximar-se (26-23), o que levou Ricardo Costa a solicitar um time-out, numa altura em que ainda faltavam 12 minutos para o apito final.

O FCPorto entrou nos cinco minutos finais com quatro golos de vantagem (29-25), segurando os importantes dois pontos da vitória (31-27) que coloca a equipa na liderança partilhada do grupo C.

Vitória justa – e ajustada ao decorrer do jogo – por parte do FCPorto, baseada num excelente desempenho.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais