Entrevista a Ana Paula Martins: Retalhos do Fado abriu a V Gala do Andebol

PUB

A “Saudade é como a areia”, do grupo Retalhos do Fado, foi o tema que abriu a V Gala do Andebol, no passado mês de Agosto, em Castelo Branco. Ana Paula Martins na voz, Rui Marques na viola de fado e Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa proporcionaram aos presentes um momento solene e saudoso na cerimónia que enalteceu os melhores atletas da época 2014/ 2015.

Em entrevista, Ana Paula Martins confessa que já praticou andebol na década de 90, onde a modalidade era das mais praticadas em Castelo Branco, quer em masculinos, quer em femininos. O seu percurso no andebol foi curto, resumindo-se apenas às camadas jovens. Simultaneamente praticava atletismo, e ao alcançar bons resultados individualmente acabou por deixar o andebol. Atualmente, ainda está ligada ao atletismo, sendo treinadora em Velocidade e Barreiras. No entanto, as saudades do andebol ainda se fazem sentir: “adorava jogar, o espírito de equipa e a forma aguerrida da modalidade”, relembrando “o convívio e amizade de todas as atletas, equipa técnica e sobretudo o apoio das gentes de Castelo Branco que tanto gostam de andebol”, refere Ana Paula Martins.

A presença na V Gala do Andebol veio reavivar os seus tempos de andebolista, juntando a paixão pelo fado a uma cerimónia tão importante como esta. “Sendo ex-atleta desta modalidade, o meu sentimento foi de um déjà vu que me agraciou e relembrou os bons tempos de andebol e a mística desta modalidade“, afirma.

O projeto Retalhos do Fado surgiu em 2011, tendo sido lançado o álbum de estreia, À Beira Fado, a 13 de Junho de 2015. O álbum caracteriza “a Beira Baixa, as nossas gentes, “a minha” saudade, o amor, e sobretudo ser fiel às nossas origens.” O sucesso tem sido notório, com a primeira edição do disco a estar quase esgotada e os concertos a preencherem a agenda em Portugal e até no Brasil.

Ana Paula Martins termina a entrevista deixando uma mensagem à Federação de Andebol de Portugal: “um grande bem haja ao andebol e à FAP pela forma carinhosa com que nos abordou e acolheu no seu espetáculo.”

Concertos:
3 de Outubro – Cebolais de Cima, Castelo Branco
24 de Outubro – Vila Velha de Rodão
5,6 e 7 de Novembro – Maringá, Brasil
13 de Novembro – Covilhã
14 de Novembro – Paio Mendes, Ferreira do Zêzere

Contactos:
facebook.com/retalhos.dofado
retalhosdofado@gmail.com

Patrocinadores Institucionais