“Operação Israel”: Rolando Freitas deu a conhecer os eleitos em conferência de imprensa

PUB

Foi na conferência de imprensa que teve lugar ao final da manhã desta segunda-feira que foram divulgados os jogadores convocados para a fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo Seniores de 2017.

Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, deu início à cerimónia e, no seu discurso inicial, afirmou a confiança depositada neste grupo de trabalho, o qual espera que cumpra esta missão com sucesso.

A seleção nacional sénior A de Portugal, que integra o grupo 4 de qualificação europeia para o “play-off” do Campeonato do Mundo de 2017, concentra-se no próximo dia 29 de Outubro (quinta-feira) no Centro de Estágio de Rio Maior, onde inicia o estágio que constitui a derradeira etapa na preparação para os jogos a disputar em Israel.

Recorde-se que o grupo de Portugal vai realizar-se em sistema de concentração em Tel Aviv e que o selecionado luso tem como adversárias as formações da Estónia, Geórgia e Israel, que defrontará em três dias consecutivos, entre 5 e 7 de Novembro.

Os 18 convocados de Rolando Freitas – dados a conhecer esta manhã e que podem ser conhecidos através da convocatória, em anexo – mantêm-se em Rio Maior até ao início da tarde de 4 de Novembro, dia em que partem para Israel. A presença no “play-off” de acesso ao Mundial de 2017, que vai disputar-se em França, só está disponível para o vencedor do grupo, pelo que todos os cuidados são poucos para cumprir este objetivo.

Rolando Freitas traçou o perfil dos adversários de Portugal nesta fase de apuramento.

“A Estónia terminou a fase de qualificação 1 para o Europeu 2018 empatada com Geórgia, também nosso adversário neste grupo e o Luxemburgo, que viria a apurar-se”, recordou o técnico português. “É uma seleção que produziu uma boa geração de jogadores nascidos em 1988-89, que levam muitos anos do principal campeonato alemão, a Bundesliga. Agora aparecem também com jogadores mais novos e com boas condições atléticas, e que têm evoluído no estrangeiro, em campeonatos melhores. Evolui o seu conceito de jogo, praticando agora um andebol mais rápido. Assenta a sua defesa no sistema 6:0”, rematou Rolando Freitas.

Quanto à Geórgia, adversário que Portugal defrontará no dia 6 de Novembro, “é uma seleção em evolução. Os seus jogadores são muito possantes. Alguns deles jogaram a final da Challenge Cup no ano passado, à semelhança de outros que também jogam na Roménia”. Para o selecionador nacional, “esta saída dos melhores jogadores para o estrangeiro tem-se revelado decisiva para a evolução da equipa. Foi uma seleção que jogou de igual para igual com a Estónia e Luxemburgo, podendo situar-se no mesmo nível do nosso outro adversário”.

Finalmente, o adversário que vai disputar esta fase de qualificação em casa – Israel.
“É a seleção mais cotada dos nossos três adversários e conta ainda com o fator casa a seu favor. Colocada apenas quatro lugares abaixo do nosso ranking (24/20), tem uma equipa ‘muito diferente’ nos jogos em casa e fora, com clara vantagem para os jogos em Israel, onde algumas seleções têm deixado pontos e outras têm passado bastantes dificuldades. Atente-se a diferença de golos entre os jogos realizados em casa (-4) e os jogos fora (-24) nas três últimas qualificações». Acresce que «mudou de treinador e talvez de conceito. Sabendo a origem de ambos os técnicos, haverá maior incerteza sobre em que sistema defensivo vão assentar o seu jogo”.

CALENDÁRIO DO GRUPO 4 DA FASE DE QUALIFICAÇÃO EUROPEIA PARA O PLAY-OFF DO MUNDIAL 2017

– Dia 5 de Novembro:
17h15 – PORTUGAL-Estónia
19h40 – Israel-Geórgia

– Dia 6 de Novembro:
16h00 – Estónia-Israel
18h15 – Geórgia-PORTUGAL

– Dia 7 de Novembro:
17h00 – Estónia-Geórgia
19h15 – PORTUGAL-Israel

NOTA – horas locais (menos duas em Portugal Continental)

Patrocinadores Institucionais