Qualificação para o Europeu 2016: Portugal-Dinamarca apresentado esta tarde em Pinhel

PUB

O Auditório Municipal de Pinhel acolheu ao final da tarde desta segunda feira a Conferência de Imprensa de apresentação do jogo Portugal-Dinamarca, relativo à fase de qualificação para o campeonato da Europa de Seniores Femininos – Suécia 2016, que vai disputar-se no Multiusos de Pinhel, no próximo domingo, dia 11 de Outubro (16h10).

A cerimónia, promovida pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Federação de Andebol de Portugal, contou com a presença de Rui Ventura, presidente da Câmara Municipal de Pinhel; Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal; Joaquim Escada, coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional e Miguel Fonseca – Presidente da Associação de Andebol da Guarda.

Joaquim Escada começou por saudar todos os presentes referindo depois que «para nós, que estamos a trabalhar no terreno, é muito prestigiante receber pela primeira vez um jogo oficial da seleção nacional A, neste caso a seleção feminina». Para Joaquim Escada, «isto deve-se, no nosso entender, a duas entidades e duas pessoas. À Câmara Municipal de Pinhel e à Federação de Andebol de Portugal, e dos seus presidentes. Essa confiança que depositam em nós dá-nos muito ânimo para continuar a trabalhar no desenvolvimento do andebol nesta região, de modo a em breve termos equipas da região a disputar as principais competições a nível nacional e atletas nas seleções nacionais».

Seguiu-se no uso da palavra o presidente da FAP, Ulisses Pereira, que depois de agracecer a presença da Comunicação Social, deu conta dos motivos que levam a Federação a, mais uma vez, «descentralizar este tipo de realizações, já que queremos ser parte ativa de um esforço de coesão territorial», realçando a importância desta partida frente à Dinamarca, que vai ser transmitida em direto pela Televisão e que «vai justificar, inclusivé, a deslocação de uma equipa de reportagem de uma estação televisiva dinamarquesa que vem fazer um trabalho sobre a equipa e, também sobre a região».

Ulisses Pereira deu conta das «dificuldades de apuramente neste grupo muito difícil, com seleções como a Rússia e Dinamarca»mas mostrou esperança de que Portugal possa, com o apoio do público, «Portugal possa rubricar uma surpresa».

Rui Ventura, presidente da autarquia de Pinhel, começou por «agradecer à federação tudo o que tem feito pelo andebol e por esta região do interior que tem mais dificuldade em ter não só os jogos deste calibre mas também da Formção».

O presidente da autarquia de Pinhel recordou que «temos tido todo o apoio da vossa parte e quero reconhecer hoje tudo isto, nesta conferência de imprensa». Rui Ventura agradeceu a confiança da FAP em organizar em Pinhel um jogo oficial, frente
à Dinamarca, esperando que os pinhelenses estejam ao lado da equipa. «Esta confiança reforça os laços e caminho que temos trilhado para futuros eventos, que já estão agendados, dentro de uma parceria com outros dois municípios vizinhos. Esperemos corresponder às expetativas da FAP e não tenho dúvida que Pinhel estará em massa a apoiar a equipa».

Ao mesmo tempo,o presidente da Câmara Municipal de Pinhel pretende «sensibilizar outros municípios para que as suas populações também marquem presença no jogo». Terminou dirigindo depois palavras à Comunicação Social presente, sensibilizando-a para a necessidade de divulgar o melhor possível este jogo, fazendo votos para que «outras federação sigam o exemplo da FAP e que façam também uma descentralização, com parecerias semelhantes, para bem das regiões».

DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CONVOCADAS

A ocasião serviu igualmente para proceder à divulgação da lista das jogadoras (em anexo) convocadas pelo selecionador nacional, Ulisses Miguel, para os dois primeiros jogos do grupo 6 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Femininos – Suécia 2016, frente à Rússia e Dinamarca.

Dado que a equipa portuguesa se encontra concentrada em Rio Maior, preparando já o primeiro dos jogos de qualificação frente à Rússia (fora), não foi possível contar com a presença do seleccionador nacional e alguma cas convocadas, tendo sido passadas as imagens das 16 jogadoras que viram confirmada a confiança do Ulisses Miguel para o duplo confronto com a Rússia e Dinamarca.

Calendário de jogos do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos Suécia 2016

1ª jornada
– 08.10.2015, 17h00 portuguesas (19h00 locais) – Rostov – Rússia : Portugal
– 08.10.2015, 20h15 (locais) – Dinamarca : Turquia

2ª jornada
11.10.2015, 16h10 – Pinhel – Portugal : Dinamarca
– 11.10.2015, 17h00 (locais) – Turquia : Rússia

3ª jornada – 09. – 10.03.2016
– Rússia : Dinamarca
– Portugal : Turquia

4ª jornada – 12. – 13.03.2016
– 12.03.2016, 17h10 (locais) – Dinamarca : Rússia
– Turquia : Portugal

5ª jornada – 1. – 02.06.2016
– Turquia : Dinamarca
– Portugal : Rússia

6ª jornada – 4. – 05.06.2016
– 05.06.2016, 17h10 (locais) – Dinamarca : Portugal
– Rússia – Turquia

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato Europeu de Seniores Femininos 2016 pode ser encontrada na página da EHF.

Patrocinadores Institucionais