Conferência de Presidentes da EHF na manhã deste sábado

PUB

Portugal esteve representado pelo Presidente da FAP, Ulisses Pereira, que nos deu nota das duas informações desportivas mais relevantes obtidas durante essa manhã.

A primeira, concerne à forma de disputa dos campeonatos dos escalões mais jovens.

Assim, foi confirmado que se realiza na Croácia, o Campeonato da Europa Sub 18 masculinos 2016, na qual participam as 16 equipas com melhor ranking, nas quais se inclui Portugal, como já era conhecido.

Por outro lado, as restantes equipas inscritas participarão numa 2ª divisão, dividida em três séries, que se vão realizar na Bulgária, na Geórgia e na Lituânia, apurando-se o primeiro classificado de cada uma delas para integrar em 2018 o Campeonato da Europa.

Quanto ao Europeu 2016 sub 18 masculinos, os doze primeiros classificados apuram-se para o Mundial 2017 Sub 19 masculinos.

Os treze primeiros classificados disputarão em 2018 os Campeonatos da Europa Sub 18 e Sub 20.

Também foi referido que os primeiros doze classificados do Campeonato da Europa Sub 20 masculinos disputarão em 2017 o Mundial Sub 21.

A segunda nota, concerne ao sistema de qualificação para o Europeu 2020, o primeiro a ser disputado com 24 seleções nacionais.

Foram referidas as dificuldades em encontrar-se um adequado sistema de qualificação, que seja atrativo, garantindo qualidade e interesse.

Estão alguns modelos em análise, sendo que em todos eles existirão quatro apuramentos diretos, o do campeão europeu em título e os dos três países organizadores (Áustria, Noruega e Suécia).

Os mais viáveis, e partindo do pressuposto de 44 países inscritos, passaria, um deles, pela constituição de 10 séries de 4 países, apurando-se os dois primeiros classificados. Todavia, a alternativa que nos parece mais provável de vir a concretizar-se, terá uma fase de qualificação inicial para os países de ranking mais baixo da Europa, constituindo-se depois 8 séries de 4 países, apurando os 2 primeiros classificados mais os 4 melhores terceiros (estes através de um play-off ou de um critério objetivo).

Foram ainda abordadas outras questões, nomeadamente relacionadas com questões de marketing e de apresentação do Europeu 2016, a realizar na Polónia, entre 15 e 31 de Janeiro.

Patrocinadores Institucionais