Congresso Extraordinário da EHF decorreu em Bucareste este sábado

PUB

Convocado por 17 Nações, teve lugar hoje em Bucareste (Roménia), um Congresso Extraordinário da EHF, que tinha como objetivo discutir moções que visavam a alteração de Estatutos, e que por isso mesmo exigiam uma maioria qualificada de 2/3 dos votos.

A mais polémica, apresentada pela Federação da Áustria, alargava de 68 para 72 anos, a idade para se poder ser eleito para órgãos sociais da EHF. Não obstante ter sido votada favoravelmente por 30 das 47 Federações presentes, não obteve a maioria qualificada.

O Presidente da Federação, Ulisses Pereira, manifestou a sua insatisfação por não ter sido adotada esta moção, que impede o atual Presidente da EHF, Jean Brihault, de se recandidatar.
“Foi o melhor Presidente da EHF e um grande amigo do Andebol Português”, lamentou Ulisses Pereira, referindo ainda que esta votação impede que Rui Coelho se possa também recandidatar.

Por outro lado, o Presidente da FAP manifestou o seu apreço pela candidatura apresentada pelo Secretário-Geral da EHF, Michael Wiederer, que sucedeu no encerramento do Congresso.

Uma outra moção, sobre igualdade de géneros, apresentada pela Noruega, não obteve também a maioria qualificada necessária.

MOÇÕES APROVADAS E PRÓXIMO CONGRESSO

Aprovadas foram as moções que limitam os lugares a que cada membro se candidata, bem como as que impedem a sobreposição de funções e a candidatura a funções de importância inferior às anteriormente desempenhadas.

O Congresso eletivo da EHF terá lugar no último trimestre do próximo ano, na Áustria, coincidindo com as comemorações do seu 25º aniversário, instituição de que a Federação de Andebol de Portugal é fundadora.

Patrocinadores Institucionais