Portugal e Estónia dividem pontos na abertura do apuramento para o play-off do Mundial 2017

PUB

Portugal empatou hoje com a Estónia a 28 golos, em jogo da primeira jornada do grupo 4 de qualificação europeia para o Mundial de 2017, disputado no Shlomo “Drive In” , em Tel Aviv. Ao intervalo, as duas formações recolheram ao intervalo igualmente com um empate (14-14).

Portugal iniciou o jogo com Alfredo Quintana na baliza; Fábio Antunes e Pedro Portela nas pontas, Tiago Rocha, João Ferraz, Bosko Bjelanovic e Gilberto Duarte defendiam ao centro. Nas acções atacantes Bosko cedia o seu lugar ao organizador Rui Silva. Os três primeiros minutos deram para apreciar um guarda-redes da Estónia, Eston Varusk particularmente feliz, defendendo três ataque isolados de Portugal e foi Tiago Rocha que quebrou esse enguiço quando, em contra-ataque, fez o 2-1, aos três minutos. Portugal ampliou a vantagem até aos três golos (4-1) mas a Estónia aproximou-se à entrada do minuto 9 (4-3). Apurando a eficácia do contra-ataque Portugal regressou à vantagem de três golos (7-4), aos 12 minutos. Mesmo assim, muitas oportunidades se goraram muito mais graças à eficácia de Varusk do que a demérito dos jogadores portugueses. Aos 16 minutos, e a perder por dois (8-6), Portugal passou por um mau bocado ao ser sancionado com um livre de sete metros – convertido por Patrall – e ficar em dupla inferioridade numérica.

Nessa altura já António Areia ocupava a ponta direita. Seriam até dois golos consecutivos de Areia a dar mais algum conforto a Portugal (11-8, aos 22 minutos). Como o selecionado luso não conseguia descolar, Rolando Freitas pediu um ‘time-out’ aos 25 minutos, quando a Estónia se aproximou (12-11). Roque descansou as tropas (13-11) – após o técnico da Estónia também ter solicitado um ‘time-out’- mas por pouco tempo. É que a Estónia empatou a 13 a um minuto do fim. Portugal ainda se adiantou (14-13) mas quando as equipas foram para o intervalo o marcador anunciava um empate a 14 golos.

Os primeiros minutos da segunda parte – já com Fábio Magalhães – foram de equilíbrio e apenas aos 35 minutos Portugal, por Rui Silva, fez dois golos de vantagem (18-16). Mas, a Estónia nunca baixou os braços e voltou a aproximar-se (19-18) aos 42 minutos, obrigando Portugal a jogar sempre sob pressão. O guarda-redes continuava a brilhar e, com o jogo empatado a 19, defendeu um livre de sete metros. Quintana – que terminou o jogo com maior eficácia que o seu colega da Estónia – respondia da melhor forma e manteve o empate. Pedroso, acabado de entrar, desfez a igualdade (20-19) vantagem que Quintana, mais uma vez, garantiu. Mas Portugal sentia dificuldades em encetar a fuga definitiva, possibilitando que a Estónia empatasse a 21 aos 48 minutos, altura em que Rolando Freitas pediu um time-out. Bruno Moreira, entrado há pouco, fez o 22-21 e o jogo «não saía disto» – empates em cima de empates. Assim se entrou nos 10 minutos finais (23-23). Até que, aos 52 minutos, a Estónia passou para a frente do marcador (24-25) para, pouco depois, ampliar para 24-26. Reação imediata do técnico de Portugal, solicitando novo ‘time-out’.

Portugal entra apertado nos cinco minutos finais (26-27) que prometiam emoção. Pedro Portela empata (27-27) de sete metros, a Estónia volta a adiantar-se e Portugal perde o ataque seguinte. Com poucos segundos para jogar e com posse de bola, a Estónia precipita-se e é Cláudio Pedroso que, em apoio, e a nove segundos do fim, faz o empate a 28. O tempo que restava não foi suficiente para desfazer a igualdade que obrigou Portugal e Estónia a dividirem pontos.

Tiago Rocha, com seis golos, e Pedro Portela, com cinco, foram os melhores marcadores da turma portuguesa.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

No outro jogo da ronda, Israel venceu a Geórgia por 27-19 (13-8 ao intervalo).

ROLANDO FREITAS

«Empatar não é bom mas deixa tudo em aberto»

O resultado do primeiro jogo não foi o que o seleccionador e jogadores mais desejavam mas o empate mantém tudo em aberto no que respeita à conquista do primeiro lugar do grupo 4. Rolando Freitas começou por abordar o jogo e explicar o seu andamento.

«Eu tinha alertado que este era um jogo difícil e isso veio a comprovar-se», começou por referir o seleccionador nacional. «A Estónia é uma equipa que joga bem, bastante ‘traiçoeira, com uma boa primeira linha, que joga com tranquilidade, com dois ou três jogadores de muito bom nível», caracterizou Rolando Freitas, para depois entrar na abordagem mais específica ao jogo.

«Na primeira parte conseguimos inicialmente entrar bem no jogo em termos defensivos mas não conseguimos dispafrar no marcador, por erros na finalização. Perdemos um pouco a consistência defensiva, massacrados que fomos pelo lateral esquerdo, com essa situação a refletir-se no resultado ao intervalo», referiu Roando Freitas.

«Na segunda parte melhorámos um poucochegámos a ter três golos de vantagem e posse de bola, voltamos a falhar um pouco na finalização e nessa altura precipitamos alguns lances ofensivos. o que permitiu que a Estónia se colocasse, na parte final do jogo, à frente do marcador», analizou o seleccionador nacional.

«Acabámos por empatar merecidamente, já que pelo que fizemos não merecíamos perder o jogo. Perder era mau, empatar não é bom mas deixa tudo em aberto no que se refere à classificação final deste grupo», finalizou.

Calendário do Grupo 4 da fase de qualificação europeia para o «play-off» do Mundial de 2017:

Dia 5 de Novembro:

17h15 – PORTUGAL-Estónia, 28-28 (14-14)
19h40 – Israel-Geórgia, 27-19 (13-8)

Dia 6 de Novembro:

16h00 – Estónia-Israel, 25-28(13-14)
18h15 – Geórgia-PORTUGAL

Dia 7 de Novembro:

17h00 – Estónia-Geórgia
19h15 – PORTUGAL-Israel

CLASSIFICAÇÃO

1.º Israel, 2 pontos
2.º Portugal, 1
3.º Estónia, 1
4.º Geórgia, 1

NOTA – horas locais (menos duas em Portugal Continental)

Patrocinadores Institucionais