ABC/UMinho vence Torneio Limburgse Handbal Dagen, na Holanda

PUB

O ABC/UMinho venceu esta noite o Torneio Limburgse Handbal Dagen (LHD), disputado na Holanda, ao derrotar na final os noruegueses do Viking Handbal por 34-28.

Em dia de aniversário, a equipa de Braga tornou-se assim a quarta formação portuguesa a chamar a si a vitória nesta competição, disputada este ano por oito equipas de sete nacionalidades, depois dos triunfos conseguidos por F.C. Porto (2009 e 2012); S.L. Benfica (2010) e Águas Santas Milaneza (2013).

Com um registo notável, a equipa portuguesa venceu os três jogos da primeira fase, frente ao RK Sloga Pozega, da Sérvia (34-25); AHC Potaissa Turda, da Roménia (30-28, e já esta tarde frente aos holandeses do Targos Bevo HC (32-30), três triunfos que lhe garantiram o primeiro lugar na Poule A e esta tarde, na final, disputaram um jogo de sentido único, em que esteve sempre na frente do marcador. A equipa entrou bem, chegou aos 7-3 aos nove minutos, o que obrigou o técnico adversário a solicitar o primeiro ‘time-out’ e a, bem cedo, ‘queimar’ o segundo, aos 12 minutos (10-3). Durante a primeira parte o ABC/UMinho chegou a ter uma vantagem de nove golos (16-7, aos 20m30s), depois como que adormeceu, permitiu um parcial de 0-6 ao adversário (16-13) mas, mesmo assim, foi para o intervalo a vencer por cinco golos (18-13).

A segunda parte não teve grande história e o melhor que os noruegueses conseguiram – pese o bom desempenho do guarda-redes Ole Andre Leranger, coroado como o melhor GR do torneio e do internacional Goran Johannessen – foi chegar a várias desvantagens de quatro golos.

Os números finais (34-28) refletem a superioridade expressa pela equipa portuguesa durante todo o tempo de jogo.

PRÉMIOS INDIVIDUAIS

Na final desta noite, Ricardo Pesqueira foi eleito o melhor jogador da partida e os prémios individuais finais do torneio foram entregues a Pedro Seabra Marques (melhor atacante); o norueguês Ole Andre Leranger (melhor guarda-redes) e o seu companheiro de equipa Linden Van Riessen (o melhor defesa).

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, que colocou frente a frente as duas equipas holandesas, o Targos Bevo venceu o OCI – Lions por tangencial 31-30.


Patrocinadores Institucionais