Portugal em segundo lugar no European Wheelchair Handball Nations Tournament

PUB

A Seleção Nacional de Andebol de Cadeira de Rodas de Portugal ficou em segundo lugar no European Wheelchair Handball Nations Tournament, competição organizada pela EHF que hoje terminou em St. Pölten, na Áustria.

Portugal voltou a defrontar a Holanda, na final do torneio. Depois de uma primeira parte dominada pelo grande equilíbrio em campo, as duas equipas recolheram aos balneários empatadas a 6 golos.

Na segunda parte, o jogo continuou muito disputado, mas a Holanda acabou por ser mais eficaz do que Portugal, que já não conseguiu recuperar da curta diferença e perdeu por 14-11.

No final do encontro, Danilo Ferreira mostrou-se muito satisfeito com a prestação lusa: “Neste jogo, corrigimos alguns aspectos em relação ao primeiro jogo com a Holanda e conseguimos manter o jogo sempre equilibrado, mas na segunda parte houve algum nervosismo, que deu origem a alguns erros técnicos e que acabaram por dar vantagem à Holanda. Os jogadores foram de uma entrega, uma luta e uma determinação irrepreensíveis”, destacou.

“O PAÍS PODE ESTAR ORGULHOSO”

Num curto balanço sobre a estreia da Seleção Nacional de Andebol de Cadeira de Rodas de Portugal em competições internacionais, o seleccionador nacional fala numa “excelente participação. Temos de ter noção das condições com que viémos para cá, o tempo de preparação também não foi o ideal e não foi fácil. Mas o país pode estar orgulhoso da Seleção Nacional de Andebol de Cadeira de Rodas que esteve aqui nesta competição, porque fizeram um excelente trabalho.”

A título mais pessoal, Danilo Ferreira quis deixar, ainda, alguns agradecimentos: “Quero agradecer ao Professor Escada, que infelizmente não pôde estar fisicamente presente, mas que nos apoiou sempre e o trabalho que ele tem feito no projecto Andebol 4 All, nos últimos cinco anos, tem de ser reconhecido. Agradeço também à restante equipa técnica que aqui esteve comigo, que foi incansável e ao Presidente da FAP, Ulisses Pereira, pelo grande apoio que tem dado ao Andebol 4 All.”

O seleccionador nacional referiu, ainda, que em Dezembro de 2016 a Suécia vai organizar o 1º Campeonato Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas.

Assim, Portugal chega ao fim em segundo lugar, logo atrás da Holanda, que venceu, invicta, o torneio.

MELHOR MARCADOR E DOIS PORTUGUESES NO ALL STAR TEAM

Na cerimónia da entrega de prémios, a EHF deu a conhecer a All Star Team do European Wheelchair Handball Nations Tournament, da qual constam os jogadores portugueses João Jerónimo (lateral esquerdo) e Hélder Farroba (ponta direito).

O melhor marcador do European Wheelchair Handball Nations Tournament foi o português Serghei Mitrofan, com 17 golos marcados.

All Star Team: Joyce Van Der Master (Holanda) – Melhor Guarda-Redes, Julia Johansson (Suécia) – Melhor Ponta Esquerda, João Jerónimo – Melhor Lateral Esquerdo, Martijn Dokkum (Holanda) – Melhor Pivot, Hélder Farroba – Melhor Ponta Direito, Horgen Synnove (Noruega) – Melhor Lateral Direito.

A comitiva lusa regressa a Portugal amanhã, segunda-feira.

Resultados dos jogos, a ter lugar no Sport Zentrum Niederösterreich:

Sábado, 12.12.15 – 1ª / 2ª jornada

14h00 – Noruega : Holanda, 3-11 (0-4)
15h00 – Portugal : Suécia, 25-8 (13-4)
17h00 – Suécia : Noruega, 18-15 (9-7)
18h00 – Holanda : Portugal, 18-14 (8-3)

Domingo, 13.12.15 – 3ª jornada/ finais

10h00 – Noruega : Portugal, 3-19 (1-9)
11h00 – Holanda : Suécia, 15-8 (9-2)
14h00 – 3º / 4º lugar – Suécia : Noruega
15h00 – Final – Portugal : Holanda, 11-14 (6-6)

Classificação Geral:
1º – Holanda
2º – PORTUGAL
3º – Noruega
4º – Suécia

Patrocinadores Institucionais