O Salão Nobre da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu, esta segunda-feira, dia 30 de Novembro de 2015, a cerimónia de assinatura de protocolos e apresentação do Torneio das Quatro Nações 2016 – Juniores Masculinos.
Na cerimónia, estiveram presentes os presidentes das três edilidades, Paulo Langrouva (Fig. Castelo Rodrigo); Anselmo Sousa (Mêda) e Rui Ventura (Pinhel), o Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Joaquim Escada, Coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional.
Joaquim Escada deu início à cerimónia, destacando a importância da promoção de todos os envolvidos: “Um dos objectivos principais é, em primeiro lugar, podermos fazer parte da divulgação e promoção duma região e dos seus produtos mas também para promover a nossa modalidade. Continuaremos a trabalhar convosco da mesma forma empenhada com respeito e empenhamento como vocês fazem connosco”, garantiu.
Seguiu-se o Presidente da CM Mêda que recordou que “é o quarto protocolo que estamos a assinar entre as três autarquias. Sabemos a força que tem o andebol e o desporto e também promovemos aquilo que temos de bom. Espero que seja mais um sucesso”, refere Anselmo Sousa.
Por sua vez, Rui Ventura agradeceu à FAP “pela confiança que nos tem dado, é sinal que conseguimos responder de forma afirmativa, de uma forma que a organização tem funcionado”, constatou o Presidente da CM Pinhel.
O Vice-Presidente da FAP destacou a importância deste Torneio: “Agradeço a amizade, a cooperação, o facto de mais uma vez receberem um evento de andebol, que para nós é muito importante, porque é a antecâmara duma fase de apuramento que iremos disputar em Abril, onde vamos lutar por um lugar no europeu de juniores. É importante por um outro motivo, porque nesta nossa selecção de juniores A, é a “nata” do andebol a nível dos escalões de formação. Temos um conjunto de atletas que já estiveram cá enquanto Juniores C, Juniores B e agora Juniores A. E estão a jogar a um nível muito elevado. E vão jogar com outras três selecções de grande qualidade e espero que sejamos felizes neste Torneio”, deseja Augusto Silva.
Por fim, Paulo Langrouva referiu que “é gratificante acolher este evento, que já foi um evento marcante no passado e estou convencido que é com estas iniciativas que vamos cosnseguir dar um mote para se abrirem portas no que respeita à cooperação em rede de três municípios. Esta é uma iniciativa de grande importância para estes concelhos, não só por trazermos cá a nossa selecção nacional, como outras selecções como a Espanha, a França e a Alemanha, mas também porque estas provas antecedem provas importantes e atraem muitos visitantes aos concelhos”, lembra o Presidente da CM FC Rodrigo.
No próximo dia 28 de Dezembro, terá lugar a apresentação do calendário de jogos e da lista de convocados.
Vê aqui a reportagem da Localvisão TV .