44.ª Yellow Cup: Portugal muito perto de surpreender a Suíça

PUB

Portugal perdeu esta tarde com a Suíça por 33-31, em jogo das meias-finais da 44.ª edição do «Yellow Cup», competição que conta ainda com as presenças de Tunísia e Áustria. Ao intervalo Portugal vencia por 15-16; durante o segundo tempo ampliou essa vantagem mas nos instantes finais a Suíça – a jogar em casa – acabou por ser mais eficaz e…feliz!

Portugal entrou a defender com Alfredo Quintana; António Areia, Pedro Solha, Fábio Magalhães, Bosko Bjelanovic, Tiago Rocha e Gilberto Duarte. Nas ações atacantes saíam Fábio Magalhães e Bosko Bjelanovic que cediam os seus lugares a Rui Silva e Cláudio Pedroso.

O jogo iniciou-se com um ritmo rápido, cinco golos em cinco minutos, e Portugal na frente ainda antes do minuto cinco (2-3). A Suíça apresentou-se com uma defesa bem adiantada, nomeadamente quando em superioridade numérica, o que, nos primeiros nove minutos, aconteceu por duas vezes, tantas foram as exclusões à equipa portuguesa. Mesmo assim, jogo muito equilibrado, com empates sucessivos até ao 15-15, aos 28 minutos.

A meio da primeira parte aconteceram as primeiras mexidas na equipa de Portugal, com as entradas dos pontas Pedro Portela e Fábio Antunes, bem como de Ricardo Pesqueira. Para os minutos finais do primeiro tempo, Rolando Freitas também pode contar com Jorge Silva, nas situações de ataque, e Miguel Martins, que fez assim a sua estreia no seleccionado A.

Portugal foi para o intervalo a vencer por 15-16, com a estatística do jogo a mostrar vários dos seus jogadores (oito) com eficácia de cem por cento, nomeadamente Tiago Rocha, com quatro golos, e Fábio Antunes, com três.

TRÊS DE VANTAGEM A ABRIR O SEGUNDO TEMPO

Para a segunda parte, Portugal regressou com Ricardo Candeias, Pedro Portela, Fábio Antunes, Miguel Martins, Cláudio Pedroso, Fábio Magalhães e Tiago Rocha. Era esta a formação no ataque, com Ricardo Pesqueira e Jorge Silva a defenderem nos lugares de Miguel Martins e Pedroso.

A primeira vantagem de dois golos acabou por aparecer logo no minuto inicial do segundo tempo e favoreceu Portugal (15-17) que ampliou pouco depois até aos 15-18, desperdiçando de seguida três ataques que poderiam colocar ainda maior pressão na formação da casa. Aproveitou a Suíça que voltou a colar-se no marcador (17-18). José Costa e Tiago Rocha entraram então (o primeiro apenas para o ataque) e Portugal passou aos 37 minutos a vencer por 17-20, uma das várias vantagens de três golos dos primeiros 10 minutos da segunda parte. A jogar em casa, muito apoiada por um público que lotou o Eulachhalle, a Suíça rapidamente ‘regressou’ ao jogo (23-24, aos 43 minutos). E, com um bom índice de aproveitamento do seu ataque, passou mesmo para a frente do marcador (26-25), embora que por pouco tempo já que ao cair dos 50 minutos, António Areia empatou, para num rápido contra-ataque, Rui Silva recolocar Portugal de novo na frente (26-27, aos 51 minutos). E seguiu-se novo período com empates sucessivos, que levaram o marcador desde o 25-25 até uma igualdade a 29, a sete minutos do fim. À entrada dos cinco minutos finais, e a perder por 30-29, Rolando Freitas solicita um ‘time-out’. Portugal perde o ataque, a Suíça não faz melhor e a seleção lusa volta a falhar o ataque, com uma bola no poste. Finalmente, o golo do empate (30-30), em rápido contra-ataque concretizado por Pedro Solha. Jogo intenso, Suíça de novo na frente (31-30) com menos de três minutos para jogar. Gilberto Duarte resolve o problema, com novo empate, por pouco tempo, já que Raemy Nicolas volta a colocar a sua equipa na frente. Depois, a sensação de ter ficado por assinalar um livre de sete metros a favor de Portugal, numa altura importante do jogo, e Rolando Freitas a solicitar o último ‘time-out’ da partida, a 57 segundos do fim. O derradeiro ataque luso foi parado pelo guarda-redes da Suíça, Andreas Portmann, pouco antes do seu treinador, a 27 segundos do final, também deitar mão de um ‘time-out’. No lavar dos cestos, a Suíça ainda ampliou a vitória para 33-31.

Triunfo da equipa que foi mais eficaz e mais feliz nos derradeiros instantes da partida.

ROLANDO FREITAS
«A vitória podia ter sorrido a qualquer equipa

No final do jogo Rolando Freitas não estava feliz, porque perdeu, mas tinha motivos fortes para que essa mágoa fosse atenuada.

«Acho que fizemos um bom jogo ofensivo, apesar das dificuldades que a Suíça nos colocou, mas não estivemos bem em termos defensivos», começou por reconhecer o seleccionador nacional.«Não quero com isto dizer que a Suíça tenha estado bem, os números da estatística são muito equivalentes, na casa de 70% da eficácia de qualquer dos ataques, e 16% a eficácia das defesas. São números muito equivalentes, também nas falhas técnicas e a Suíça acabou por ser mais eficaz na parte final, num jogo que foi muito equilibrado e que nós podíamos ter marcado um pouco mais a diferença no início da segunda parte, protegendo-nos um pouquinho mais», lembrou Rolando Freitas.

«Não fomos tão felizes nessa altura e o jogo equilibrou-se mais e na parte final acabou por ser a Suíça uma feliz vencedora como Portugal também poderia ter saído daqui com o triunfo»

A presença neste torneio, bem como os dois jogos particulares que se seguem frente à Islândia, fazem parte do plano de preparação para o ‘play-off’ de apuramento para o Europeu da Polónia.

«Jogámos com todos os atletas, em função do nosso plano de preparação para os dois jogos do ‘play-off’ para o Europeu. Sabemos que apenas temos duas semanas de trabalho para preparar esse ‘play-off’, que são esta semana e a semana de trabalho agendada para Abril. Nesse sentido quisemos ver toda a gente em ação. Mas penso que não foi devido a termos uma utilização alargada dos jogadores que hoje o resultado foi menos positivo. Mas, é evidente que esse também era um dos nossos objetivos para esta semana de trabalho – poder ver todos em ação e testar procedimentos e conceitos que podem ser-nos úteis para os jogos do ‘play-off’»

TUNISIA BATEU ÁUSTRIA

Antes do Portugal-Suíça defrontaram-se as formações da Tunísia e Áustria. Triunfo dos africanos (34-29) que, ao intervalo, ganhavam por confortável 19-13.

Os boletins de jogos, filmes das partidas e estatísticas podem ser consultados em www.handball.ch, em Liveticker – Jetz live.

CALENDÁRIO DA «44.ª YELLOW CUP»:

– Dia 2 de Janeiro, sábado:

16h30 – Tunísia-Áustria, 34-29 (19-13)
19h00 – Suíça-PORTUGAL, 33-31 (15-16)

– Dia 3 de Janeiro, domingo:

13h00 – Apuramento de 3.º/4.º classificados – Áustria-Portugal
15h30 – FINAL – Tunísia-Suíça

NOTA – Menos uma hora em Portugal Continental.

Todas as informações sobre o torneio em Yellow Cup.

Patrocinadores Institucionais