Derrota tangencial com a Alemanha marca estreia de Portugal no Torneio 4 Nações

PUB

Os Sub20 Masculinos de Portugal perderam, esta noite, por tangencial 21-20, com a Alemanha, num encontro com várias fases diferentes.

Em jogo a contar para a primeira jornada do Torneio das 4 Nações, que se disputa até domingo, o Pavilhão de Mêda encheu para assistir ao jogo entre Portugal e a Alemanha. A formação lusa não entrou da melhor forma no jogo, ao não conseguir concretizar nos primeiros ataques, o que deu à Alemanha uma vantagem inicial de 0-2. Com quase cinco minutos decorridos, Miguel Martins fez o primeiro golo para Portugal, de livre de 7 metros; dois minutos depois, numa jogada de contra-ataque, Portugal empatou e, logo a seguir, deu a volta ao resultado. Aos 12 minutos, a formação da casa vencia por 4-2, mas a Alemanha recuperou e conseguiu passar para a frente, com o marcador nos 5-6, aos 17 minutos. Depois de uns minutos mais equilibrados, seguiu-se uma fase de domínio luso no jogo – Portugal assumiu novamente a liderança a nove minutos do intervalo e controlou o jogo e o marcador até ao intervalo, saindo para o descanso a ganhar por 11-8.

Os Sub20 de Portugal entraram para a segunda parte a marcar e a assinalar a vantagem mais dilatada até então, 12-8; a Alemanha ameaçou e aproximou-se (12-10), mas Portugal voltou a distanciar-se (14-10). A meio da segunda parte, o jogo passou para uma nova fase e foi a vez da Alemanha assumir o controlo do jogo e do marcador. Com um parcial de 5-0, os germânicos deram, novamente, a volta ao resultado e, aos 44 minutos, ganhavam 15-16, numa altura em que Portugal ficou em inferioridade numérica. Os Sub20 de Portugal restabeleceram o empate, mas foi a Alemanha que voltou a sair na frente. Nuno Santos pediu um desconto de tempo, a 13 minutos do fim (16-17) e a diferença no marcador já não se acentuou, mas a recuperação também já não foi possível. A pouco mais de 1 minuto para o apito final, a Alemanha ainda ficou reduzida a seis, devido a um cartão vermelho mostrado ao nº 10 da Alemanha, após falta muito dura sobre Miguel Martins, mas Portugal não conseguiu evitar a derrota por 20-21.

Numa curta análise de jogo, Nuno Santos destacou a qualidade do jogo: “Foi um jogo muito bem disputado, muito equilibrado em que qualquer das duas equipas podia ter ganho. Pode dizer-se que houve um ascendente nosso na primeira parte, estivemos melhor em quase todas as situações e pecámos na finalização, o que nos podia ter levado com um resultado ainda mais confortável para o intervalo. Acabámos por entrar bem na segunda parte, mas depois a Alemanha recuperou e acabou por ganhar. Fizemos um bom jogo, queríamos muito ganhar e trabalhámos para isso, mas infelizmente não conseguimos”, disse.

A segunda jornada do Torneio das 4 Nações disputa-se amanhã, sábado, em Figueira de Castelo Rodrigo. Alemanha e Espanha jogam a partir das 18h e Portugal mede forças com a França, a partir das 20h. Todos os jogos têm transmissão em directo n´Andebol|TV.

CALENDÁRIO DO TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES

– Dia 8 de Janeiro – Mêda:

15h30 – Espanha – França, 27-30 (11-14)
20h30 – Portugal – Alemanha, 20-21 (11-8)

– Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:

18h00 – Alemanha – Espanha
20h30 – Portugal – França

– Dia 10 de Janeiro – Pinhel:

15h00 – França – Alemanha
17h00 – Portugal – Espanha

Classificação Geral
1º – França, 2 pontos
2º – Alemanha, 2 pontos
3º – PORTUGAL, 0 pontos
4º – Espanha, 0 pontos

Patrocinadores Institucionais