Portugal perde com a Espanha no encerramento do Torneio 4 Nações

PUB

Portugal e Espanha entraram em campo no Pavilhão Municipal de Pinhel para o jogo de encerramento do Torneio 4 Nações, já depois da França ter vencido a Alemanha, no mesmo local. Assim, o jogo entre Portugal e Espanha teve um carácter decisivo no apuramento do vencedor do Torneio.

O jogo começou bastante equilibrado, com 3-3 aos cinco minutos de jogo; no minutos seguintes, a Espanha foi mais eficaz e marcou por cinco vezes consecutivas, pelo que, aos onze minutos, a formação lusa perdia por 4-9 e Luís Monteiro solicitou o primeiro desconto de tempo do encontro. A reacção portuguesa surgiu e, a meio da primeira parte, Portugal perdia por 7-10, mas os espanhóis voltaram a aumentar a vantagem para 7-12, quando faltavam dez minutos para o intervalo. Portugal voltou a reduzir para 10-13, a cinco minutos do descanso e numa altura em que ficou a jogar em superioridade numérica.

Os comandados de Luís Monteiro não reentraram bem, no segundo tempo e a Espanha aproveitou para aumentar a diferença no marcador. A reacção lusa não tardou muito e Portugal foi-se aproximando da Espanha. A dois minutos do fim, Portugal tinha dois golos de desvantagem mas já não conseguiu evitar a derrota com a Espanha, por 23-25.

Numa breve análise do jogo, Luís Monteiro começou por dizer que “sabíamos que íamos ter um jogo decisivo e difícil, talvez o mais complexo de todos porque a Espanha usa muito a estratégia nos jogos contra nós, para anular os nossos pontos fortes e cria muitas variações. Nós não entrámos bem no jogo, depois melhorámos mas nem sempre fomos capazes de dar a resposta adequada ao jogo. Fomos competitivos até ao fim, queríamos muito ganhar, mas não conseguimos”, constatou.

Com este resultado, a França sagra-se vencedora do Torneio das 4 Nações, que decorreu em Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, entre sexta-feira e domingo. Em segundo lugar ficou a Espanha, em terceiro lugar a Alemanha e na quarta posição, Portugal.

Fazendo um curto balanço da participação dos Sub20 Masculinos, que se preparam para o apuramento para o Campeonato da Europa Sub20 Dinamarca 2016 na Estónia – a disputar em Abril com a Roménia, Estónia e Eslovénia – o seleccionador nacional destaca a competitividade: “Podíamos ter ganho e acabámos por ficar em quarto lugar, mas ganhámos à selecção que ganhou o Torneio, o que é contraditório. Perdemos um jogo por um, outro por dois e ganhámos o outro por um, também, o que demonstra que fomos muito competitivos e que podemos jogar de igual para igual com três das melhores selecções do mundo e isso deixa-me, naturalmente, satisfeito. Precisamos de algum tempo para trabalhar algumas coisas para o apuramento, mas temos esse tempo e vamos estar preparados”, garante Luís Monteiro.

PRÉMIOS ENTREGUES NO FINAL DO JOGO

A cerimónia da entrega de prémios realizou-se logo após o último jogo do Torneio. Ao primeiro classificado, a França, o troféu foi entregue por Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, fez a entrega de uma lembrança.

O segundo classificado, a Espanha, recebeu o troféu das mãos de Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e uma lembrança, entregue por Rui Ventura.

O Presidente da Câmara Municipal da Mêda, Anselmo Sousa, entregou o troféu ao terceiro classificado, a Alemanha, a quem Rui Ventura fez, igualmente, a oferta de uma lembrança.

Portugal, quarto classificado, recebeu o troféu entregue por Miguel Fonseca, Presidente da Associação de Andebol da Guarda e uma lembrança, entregue pela Vereadora do Desporto da CM Pinhel, Lucília Coelho.

CALENDÁRIO DO TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES

– Dia 8 de Janeiro – Mêda:

15h30 – Espanha – França, 27-30 (11-14)
20h30 – Portugal – Alemanha, 20-21 (11-8)

– Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:

18h00 – Alemanha – Espanha, 23-26 (13-15)
20h30 – Portugal – França, 23-22 (8-8)

– Dia 10 de Janeiro – Pinhel:

15h00 – França – Alemanha , 37-31 (18-13)
17h00 – Portugal – Espanha, 23-25 (11-15)

Classificação Geral
1º – França, 4 pontos
2º – Espanha, 4 pontos
3º – Alemanha, 2 pontos
4º – PORTUGAL, 2 pontos

Patrocinadores Institucionais