Tiago Rocha, capitão da seleção nacional, faz balanço do estágio e da sua experiência internacional

PUB

Tiago Rocha, capitão da seleção nacional, integra o estágio desde o primeiro dia e transmitiu-nos a sua opinião acerca de como está a decorrer mais este período de trabalho que visa essencialmente a preparação para os jogos do ‘play-off’ para o Campeonato do Mundo de 2017, agendados para o próximo mês de Junho.

«O grande objetivo é, de facto, preparar-nos em todos os aspetos do jogo para estarmos bem em Junho. Isso é o mais importante. Nesta fase, e independentemente de queremos ganhar os jogos, isso é o mais importante», começa por referir o capitão da seleção nacional. «Estivemos a ganhar a maior parte do tempo nos dois jogos que realizámos na Yellow Cup mas não conseguimos a vitória. Mas o principal é o trabalho da equipa, a união, melhorar em muitos aspetos tendo em vista o ‘play-off’ de Junho».

Tal como o selecionador nacional, também Tiago Rocha entende que os aspetos defensivos são os que devem merecer agora maior atenção.

«Nestes dois jogos estivemos relativamente mal na defesa. Em termos ofensivos marcámos 30 golos num jogo e 31 no outro, o que, em termos internacionais, é muito golo… A defesas com boas equipas é difícil marcar tantos golos mas também sofremos muitos, o que não pode acontecer. Acho que é o ponto mas crucial e na minha opinião o mais importante do jogo».

DOIS JOGOS COM A ISLÂNDIA

Agora estão à porta dois jogos de preparação frente à Islândia, a realizar amanhã (quarta-feira) e depois. Recorde-se que a formação islandesa está a 10 dias da estreia no campeonato da Europa – Polónia 2017, defrontando no próximo dia 15 a Noruega, pelo que é previsível esteja num estado muito adiantado da sua preparação.

«Vai ser interessante jogar com a Islândia. Eles poderão não estar ainda na sua força máxima, que deverá apontar lá para daqui a 10 dias, coincidindo com a abertura do Europeu. Temos de aproveitar da melhor forma estes dois jogos, com uma equipa de topo, uma equipa em que toda a gente conhece os seus jogadores, a qualidade individual e coletiva», refere o capitão da seleção.

A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Tiago Rocha está há duas temporadas ao serviço do Wisla Plock, uma das duas equipas polacas (a outra é o KS Vive Kielce, segundo do grupo B) que disputa a fase de grupos da EHF Champions League. Actualmente, a formação de Tiago Rocha está em lugar ilegível para seguir em frente na competição, já que ocupa o sexto lugar do grupo A, com oito pontos, mais cinco que o sétimo classificado, o RK Celje Pivovarna.

Depois de 12 anos consecutivos no F.C. Porto, onde jogou ao mais alto nível, Tiago Rocha – que cumpre amanhã, quarta-feira, a sua 57.ª internacionalização ao serviço da seleção A – mostra-se satisfeito com a opção que tomou.

«Estou muito satisfeito. Antes de ter vindo, alimentava o sonho de não acabar a minha carreira sem passar por esta experiência. E acho que está a ser uma experiência muito gratificante. Estou a adorar e espero que se prolongue por mais alguns anos», confessa o capitão. Tudo isto porque «o andebol que se pratica na Europa central é de topo e nós, em Portugal, temos de ter esse objectivo de praticar com essa mesma qualidade que se pratica nos melhores campeonatos e na Liga dos Campeões».

Na Polónia, e especialmente os dois clubes que esta temporada participam na fase de grupos da EHF Champions League trabalha-se muito e bem. «Sim, especialmente estes dois clubes trabalham de uma forma profissional. Trabalha-se muito e com qualidade. Entendo que a diferença no trabalho está na qualidade e nos atletas que os clubes têm à sua disposição».

O percurso do KS Vielce na Champions League tem obrigado Tiago Rocha a uma época muito intensa. «Desde Setembro a meados Dezembro do ano passado tivemos quase sempre dois jogos por semana. Foi bastante intenso e cansativo mas vale a pena todo o esforço e dedicação ao Andebol». Modalidade que, na Polónia tem muitos adeptos, «que estão sempre presentes, nos momento bons e nos momentos mais, para nos incentivar ou para nos criticar quando estamos menos bem. Mas há muito público adepto do andebol que, na cidade onde atualmente vivo, é o desporto número um».

DOIS TREINOS NO DIA DE HOJE

Portugal realizou hoje duas sessões de treino, com a curiosidade de ambos se terem iniciado…de noite. É que quando a formação nacional chegou ao mpavilhão para o treino da manhã, umm pouco depois das 10 horas, ainda era noite cerrada nos arredores de Reykjavic. Ao final da tarde seguiu-se a segunda sessão de treino.

Amanhã de manhã, Portugal volta a treinar, defrontando depois, pelas 19.30 horas (locais e em Portugal Continental) a Islândia, no primeiro dos dois jogos particulares agendados para este período de estágio.

Patrocinadores Institucionais