Torneio 4 Nações: Portugal vence França num jogo intenso

PUB

Com as bancadas do Pavilhão Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo lotadas e já depois da Espanha ter batido a Alemanha, foi a vez de lusos e franceses entrarem em campo, no fecho da segunda jornada do Torneio 4 Nações.

A França entrou melhor no jogo e conseguiu uma vantagem inicial de 1-5; os Sub20 de Portugal acertaram o ritmo e, com uma boa recuperação, igualaram o marcador a meio da primeira parte (5-5). A partir daí, o jogo seguiu muito equilibrado e muito disputado, com golos dos dois lados e Portugal e França foram para o descanso empatados a 8 golos.

O jogo recomeçou ao mesmo ritmo e Portugal ficou a jogar em inferioridade numérica logo após o primeiro minuto, mas não permitiu que a França – que fazia marcação individual a Miguel Martins – se adiantasse. Com dez minutos jogados, Portugal aproveitou a superioridade numérica e passou para a frente do marcador; aos 16 minutos, a formação lusa vencia por 18-13, na maior vantagem conseguida até então, no jogo. A França procurava de todas as formas a recuperação e a sete minutos do fim, reduziu para 19-18, o que levou Luis Monteiro a pedir um desconto de tempo. Os últimos minutos foram de grande intensidade e nervos, com as duas selecções a procurar a vitória e certas de que qualquer erro seria crucial; Portugal, com grande eficácia, conseguiu ir mantendo uma vantagem de dois golos, mas a França conseguiu, em várias ocasiões, reduzir até à diferença mínima. A segundos do fim, os franceses ainda marcaram um livre de sete metros, mas a vitória, por 23-22, já não fugiu aos Sub20 de Portugal.

No final do encontro, Luis Monteiro mostrou-se satisfeito com a vitória: “Foi novamente um jogo muito interessante na defesa. Não entrámos bem, a falhar os ataques iniciais mas melhorámos na defesa, o que nos fez ganhar confiança e recuperar. Com o desenrolar do jogo, defendemos bem e conseguimos ter a cabeça fria, nos momentos cruciais, para segurar a vantagem. Ganhámos à selecção que é campeã do mundo deste escalão e a França utilizou quatro sistemas defensivos diferentes, o que significa que teve de sair da zona de conforto e encontrar soluções para nos contrariar”, constatou o seleccionador nacional.

Sobre a última jornada, que será decisiva, Luis Monteiro afirmou que “o que importa aqui é perceber que somos competitivos com estas selecções, que são das mais fortes do mundo. Estamos satisfeitos porque estamos a um nível muito próximo deles”, destacou o técnico português.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Com duas jornadas concluídas, as quatro selecções estão em igualdade pontual, com uma vitória cada. Assim, a terceira e última jornada, que se realizará no Pavilhão Municipal de Pinhel, será decisiva para apurar o vencedor do Torneio 4 Nações.

França e Alemanha defrontam-se a partir das 15h00 e Portugal e Espanha encerram o Torneio, num jogo com início marcado para as 17h00. Os dois jogos têm transmissão n´Andebol|TV.

CALENDÁRIO DO TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES

– Dia 8 de Janeiro – Mêda:

15h30 – Espanha – França, 27-30 (11-14)
20h30 – Portugal – Alemanha, 20-21 (11-8)

– Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:

18h00 – Alemanha – Espanha, 23-26 (13-15)
20h30 – Portugal – França, 23-22 (8-8)

– Dia 10 de Janeiro – Pinhel:

15h00 – França – Alemanha
17h00 – Portugal – Espanha

Classificação Geral
1º – França, 2 pontos
2º – Espanha, 2 pontos
3º – Alemanha, 2 pontos
4º – PORTUGAL, 2 pontos

Patrocinadores Institucionais