Andebol mais pobre com o falecimento de Mircea Costache

PUB

É com profunda tristeza e consternação que informamos o falecimento de Mircea Costache, na noite de segunda-feira, aos 75 anos de idade, devido a complicações cardíacas após um enfarte.

Mircea Costache foi seleccionador nacional das várias selecções masculinas em Portugal, entre 1988 e 1995. Em Setembro de 1992, sagrou-se Campeão Europeu de Juniores Masculinos com a selecção portuguesa, na Suíça; meses depois, recebeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos, entregue pelo Governo de Portugal.

Mircea Costache foi professor de educação física e fez parte da primeira geração da Roménia que ganhou um título mundial no Andebol 7, em 1961. Com um currículo notável, enquanto jogador, sagrou-se Campeão do Mundo pela Roménia em 1961 e 1964 e foi Medalha de Bronze no Mundial de 1967 e Medalha de Prata no Mundial Universitário de 1968. Ao serviço do Dínamo de Bucareste, foi finalista da Taça dos Campeões Europeus (1963), Taça que veio a conquistar dois anos depois e somou, ainda, 8 títulos nacionais pelo clube.

Enquanto treinador, continuou a coleccionar troféus. Passou pela Argélia, onde venceu a Medalha de Ouro nos Jogos Africanos (1973), foi campeão universitário de África com a selecção universitária da Argélia (1974) e levou a selecção da Argélia a um Mundial, pela primeira vez, em 1974. Venceu, ainda, alguns títulos enquanto treinador do clube “Nadit”, da Argélia.

De África veio para Portugal, em 1988, a convite do então Presidente, Luís Santos, para treinar as Selecções Nacionais Masculinas, posição que ocupou até 1995. Depois de deixar as selecções, ainda foi treinador do Águas Santas, clube pelo qual se sagrou campeão nacional da 3ª Divisão, em 1996. De Águas Santas rumou a Setúbal, onde esteve no comando técnico do Vitória FC, para depois seguir para o Sp. Horta. Em 2003 mudou-se para Serpa, onde esteve ao serviço da Câmara Municipal de Serpa e, simultâneamente, treinou o Serpa.

Em 2012, Mircea Costache e toda a comitiva que se sagrou campeã europeia em 1992 foi homenageada na II Gala do Andebol, em Viseu.

Em 2013, regressou definitivamente à terra natal. Ao longo da vida, recebeu inúmeros troféus e condecorações, destacando-se a atribuição da condecoração de “Mestre do Mérito do Desporto” da Roménia, as Medalhas de Mérito Desportivo e de Mérito Desportivo com Excelência, também na Roménia e, como já referimos, a Medalha de Bons Serviços Desportivos, em Portugal.

CERIMÓNIAS FÚNEBRES EM BUCARESTE

As cerimónias fúnebres de Mircea Costache terão lugar em Bucareste. O corpo estará em câmara ardente no Club Dínamo Bucareste, a partir das 10h00 de quarta-feira, 17 de Fevereiro, até às 13h00 de quinta-feira. Após a missa, na manhã de 18 de Fevereiro, o funeral realiza-se para o cemitério de Bucareste, onde Mircea Costache será sepultado no jazigo de família.

A Roménia decretou luto nacional.

À família e amigos, a Federação de Andebol de Portugal expressa as mais sentidas e profundas condolências.

Patrocinadores Institucionais