Campeonato Europa de Andebol de Praia Sub16 Nazaré 2016: grupos definidos em sorteio esta manhã

PUB

Os grupos da 1ª fase do Campeonato Europa de Andebol de Praia Sub16, que vai decorrer de 8 a 10 de Julho de 2016, na Nazaré, foram definidos esta manhã, após sorteio, na sede da EHF.

Primeiro realizou-se o sorteio das 16 equipas masculinas. Portugal – que, na qualidade de anfitrião, teve o direito de escolher o grupo a integrar – ficou no Grupo A, juntamente com Geórgia, Grécia e Eslováquia.

Seguiu-se o sorteio das 16 equipas femininas. Portugal ficou no Grupo B, que inclui a Croácia, Roménia e Ucrânia.

O seleccionador nacional de Andebol de Praia, Paulo Félix, fez uma primeira apreciação ao resultado do sorteio: “É difícil fazer uma análise a este sorteio uma vez que é uma geração que nunca teve uma competição de andebol de praia e podem surgir surpresas”, relembrou. “No entanto, no masculino não temos no nosso grupo nenhuma das das selecções que têm tido mais resultados internacionais (Croácia, Rússia, Espanha e Hungria). Seria importante conseguir o 1º lugar do grupo e evitar a Rússia nos 1/4 Final, que teoricamente será o 1º do grupo B”, refere o técnico.

“No feminino temos a Croácia, a Roménia e a Ucrânia. É um grupo muito difícil mas que vamos tentar vencer ou pelo menos ficar nos dois primeiros. Se passarmos cruzamos com um grupo onde está Hungria e Noruega que são mais duas grandes selecções”, diz Paulo Félix.

“Como disse, para além destas selecções mais fortes e que têm dominado o Andebol de Praia na Europa, podem sempre surgir surpresas e países que estão agora a trabalhar com qualidade como a Alemanha, Polónia, Noruega, etc… Nós vamos preparar da melhor maneira esta competição e queremos mostrar que em Portugal também temos muita qualidade e conseguimos ombrear com esses países. Temos todas as condições climatéricas, estruturais e humanas para crescer e vamos fazer por isso”, garante o seleccionador nacional.

RESULTADO DO SORTEIO SUB16 MASCULINOS

– GRUPO A: PORTUGAL, Geórgia, Grécia, Eslováquia
– GRUPO B: Suíça, Rússia, Holanda e Bulgária
– GRUPO C: Espanha, Roménia, Polónia e Ucrânia
– GRUPO D: Hungria, Croácia, Alemanha e Itália

RESULTADO DO SORTEIO SUB16 FEMININOS

– GRUPO A: Hungria, Suíça, Lituânia e Noruega
– GRUPO B: Croácia, Roménia, PORTUGAL e Ucrânia
– GRUPO C: Polónia, Alemanha, Itália e Grécia
– GRUPO D: Espanha, Rússia, Bulgária e Holanda

Os quatro primeiros classificados do Europeu de Andebol de Praia Sub16 vão qualificar-se para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17, que se realizará em 2017 num local a indicar pela IHF.

Os três primeiros classificados do Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17 apuram-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, em 2018, naquela que será a estreia do Andebol de Praia nos Jogos Olímpicos.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais