Campeonato Fidelidade Andebol 1: Sporting CP vence SL Benfica e segura o terceiro lugar

PUB

Chegou ao fim, este sábado, a fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1, com a 22ª jornada e última jornada com jogos muito interessantes e equilibrados.

Na Luz, o jogo começou muito equilibrado e muito intenso e acabou por só se decidir nos últimos segundos, como se espera de um bom derby. Aos nove minutos, com 4-4 no marcador, Tiago Pereira, do Benfica e Samvel Aslanian, do sporting, viram o cartão vermelho; aos onze minutos, o Sporting conseguiu uma primeira vantagem de dois golos (4-6), que segurou até aos vinte minutos, altura em que Davide Carvalho voltou a empatar o jogo a 9 golos. A dois minutos do intervalo, o Benfica vencia por 14-10, na maior diferença registada no marcador até então. Até ao final da primeira parte, o Sporting não conseguiu recuperar por completo e saiu para o descanso a perder por 16-14. Com cinco minutos da segunda parte, o Benfica mantinha-se na frente (20-16) e o Sporting procurava as melhores soluções, no ataque, para recuperar – o que veio a acontecer aos 40 minutos: Pedro Portela empatou e Frankis Carol a dar, novamente, vantagem para a formação leonina. O Sporting mostrou-se mais forte e seguiu na frente do marcador até à entrada do último minuto, com o jogo empatado a 31; a poucos segundos do fim, Frankis Carol deu a vitória ao Sporting CP, por 31-32. Este resultado atribui ao Sporting CP o 3º lugar no fim da fase regular e o 4º posto, ao SL Benfica.

Em Lisboa, o Passos Manuel entrou melhor no jogo mas, aos seis minutos, Gilberto Duarte chegou à igualdade (4-4) e, no minuto seguinte, o FC Porto deu a volta ao resultado. O Passos Manuel ainda recuperou duma diferença de três golos (6-9) aos dezasseis minutos, quando Pedro Sequeira repôs a igualdade a 9 golos e o jogo seguiu equilibrado, com a equipa de Ricardo Costa a ganhar novamente vantagem e a sair para o intervalo a ganhar por 16-19. O jogo reatou com as duas equipas a manterem os ritmos e o Porto a seguir na frente, apesar da pressão da equipa da casa. Com o decorrer da partida, a diferença no marcador acentuou-se e FC Porto confirmou a 22ª vitória na fase regular, frente ao Passos Manuel, por 25-35.

Em Fafe, a equipa da casa quase surpreendeu o ABC/UMinho. O Fafe entrou a ganhar, mas a equipa bracarense deu a volta ao resultado ainda antes dos dez minutos de jogo. O Fafe lutou e conseguiu equilibrar o resultado aos 22 minutos (13-13) e, quatro minutos depois, voltou a passar para a frente e chegou ao fim do primeiro tempo a ganhar por 17-16. A equipa da casa voltou a entrar bem e a aumentar a diferença para 20-17, nos primeiros minutos de jogo; apesar das dificuldades que o Fafe colocava ao ABC/UMinho, que chegou a estar a perder por 27-22, a equipa de Carlos Resende encontrou as melhores soluções para recuperar e, já muito perto do final do jogo, garantiu a vitória, por 30-31 e confirmou o 2º lugar no final da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

Na Maia, a equipa da casa saiu na frente do marcador, nos dez minutos iniciais e manteve o jogo equilibrado, na primeira parte, mas ao intervalo, o Águas Santas Milaneza ganhava por 13-16. No segundo tempo, o Maia-Ismai já não conseguiu voltar a equilibrar as contas e o Águas Santas Milaneza venceu por 26-29.

O Madeira Sad adiantou-se no marcador logo nos primeiros minutos, em Avanca e esteve na frente do marcador durante toda a primeira parte. O Avanca reduziu, em várias ocasiões, até à diferença mínima, mas não conseguiu equilibrar o resultado e, ao intervalo, perdia por 16-17. No segundo tempo, o Avanca conseguiu chegar ao empate (26-26) e manteve o resultado em aberto até ao último minuto de jogo e só aí o Madeira Sad garantiu a vitória, por 31-32.

O Delta Belenenses recebeu e venceu o Sp. Horta por 26-25, num jogo muito equilibrado, no qual a equipa do Restelo conseguiu uma ligeira vantagem no marcador, durante a primeira parte e chegou ao intervalo a ganhar por 11-10. Na segunda parte, o marcador mexeu, o Sp. Horta chegou a estar na frente, pela vantagem mínima, mas o Delta Belenenses conseguiu segurar a vitória em casa.

PLAY-OFF COMEÇA A 20 DE FEVEREIRO

Terminada a fase regular, já são conhecidos os primeiros jogos do play-off do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Assim, a 20 de Fevereiro, com a equipa melhor classificada na 1ª fase a jogar na condição de visitante, realizar-se-à o primeiro de dois – ou três – jogos:

– AA Avanca : FC Porto
– Passos Manuel : ABC/UMinho
– Águas Santas : Sporting CP
– Madeira Sad : SL Benfica

GRUPO B COMEÇA A 27 DE FEVEREIRO

ADA Maia-Ismai, Delta Belenenses, AC Fafe e Sp. Horta vão disputar o Grupo B do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Partem para o Grupo B com 50% dos pontos alcançados na 1ª Fase.

O sorteio do Grupo B realiza-se na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, pelas 17h00 e o início da prova será a 27 de Fevereiro.

-Resultados da 22ª e última jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1, a realizar integralmente este sábado, com todas as partidas agendadas para as 18 horas:

– SL Benfica – Sporting CP, 31-32 (16-14)
– Maia ISMAI – Águas Santas Milaneza, 26-29 (13-16)
– AC Fafe – ABC/UMinho, 30-31 (17-16)
– AA Avanca – Madeira SAD, 31-32 (16-17)
– Passos Manuel – FC Porto, 25-35 (16-19)
– Delta Belenenses – Sp. Horta, 26-25 (11-10)

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores