Challenge Cup: SL Benfica e ABC/UMinho decidem futuro em casa

PUB

S.L. Benfica e ABC/UMinho vão decidir este fim-de-semana, em casa, a manutenção na alta roda do andebol europeu. Isto porque, tanto bracarenses como lisboetas, realizam os dois jogos dos oitavos-de-final da Challenge Cup no seu ambiente, com o SL Benfica a jogar sexta e sábado (ambas as partidas transmitidas na Benfica TV) e o ABC/UMinho a ir à luta sábado e domingo, em jogos a transitir em direto pelo Porto Canal.

Começando pelo S. L. Benfica, a formação lisboeta vai defrontar os gregos do AC Filippos Verias, com os jogos agendados para sexta-feira, às 17.30 horas, e sábado, às 18.30 h. Pela frente, o SL Benfica vai ter um equipa maioritariamente constituída por jogadores gregos, com a ‘intrusão’ de dois atletas sérvios. Os gregos não têm sido presença muito assídua nas competições europeias de andebol, reportando à época de 2010/2011 a última presença, na altura na Taça EHF de que não passaram da primeira ronda. Esta época, e antes de defrontarem o SL Benfica, os gregos eliminaram o Skif Krasnodar, da Rússia, e os seus conterrâneos do AEK de Atenas, a quem venceram os dois jogos.

Na abordagem ao jogo que acontece uma semana antes do arranque do «play-off» do Campeonato Fidelidade Andebol 1, Mariano Ortega fez o lançamento da partida desta sexta-feira.

“É uma competição muito diferente, é uma eliminatória e temos que partir para o jogo com uma atitude de lutar até ao fim, como temos feito sempre”, começou por dizer o técnico Mariano Ortega, em declarações à BTV, recordando pouco depois a ronda anterior, frente aos islandeses, onde a equipa nunca baixou os braços e conquistou o passaporte para os oitavos de final.

“São equipas que tem vários internacionais, os islandeses eram uma boa equipa que conseguidos contrariar nos dois jogos. Os gregos são também uma equipa com experiência, taticamente forte, com novos jogadores e treinador. Acho que vai ser um jogo muito complicado mas vamos tentar fazer dois grandes jogos para passar”, garantiu o técnico.

ABC/UMINHO DEFRONTA ESTÓNIOS

Quanto ao ABC/UMinho – que na ronda anterior afastou, nem mais nem menos que o detentor do troféu, Handboll Club Odorhei – apenas entra em competição este sábado, defrontando, a partir das 17 horas, os estónios do HC Hehra. Trata-se de uma equipa que tem no seu plantel três jogadores ucranianos, com compleições físicas apreciáveis. Na ronda anterior, o HC Kehra afastou, com grande falilidade (duas vitórias folgadas), os britânicos do London GD Handball Club. Actualmente, e disputadas que estão 17 jornadas, o adversário do ABC é segundo classificado no seu campeonato, com 28 pontos, menos dois que o Polva Serviti.

Como curiosidade, refira-se que estarão em campo cincoo jogadores que recentemente se defrontaram. Referimo-nos a Fábio Antunes e Pedro Spínola, do lado dos portugueses, e Uku Tanel Laast, iKaspar Lees e Marko Slastinovski pelos estónios. É que estes atletas fizeram parte das escolhas dos respetivos seleccionadores nacionais, Rolando Freitas e Janus Rastep, e disputaram em 5 de Novembro do ano passado o jogo Portugal-Estónia, que teve lugar em Israel, integrado no grupo de apuramento para o play-off do Mundial de 2017, jogo que terminou empatado com um empate a 28 golos e onde nenhum dos quatro citados apontou qualquer golo.

O segundo jogo entre ABC/UMinho e HC Kehra realiza-se domingo, igualmente pelas 17 horas e também com transmissão pelo Porto Canal.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais