Mulheres do Andebol homenageadas pelo Comité Olímpico de Portugal no Dia Internacional da Mulher

PUB

No Dia Internacional da Mulher, o Comité Olímpico de Portugal homenageou algumas das mulheres que se têm destacado no dirigismo desportivo português. Das 16 as mulheres que foram agraciadas, numa cerimónia que decorreu no Auditório do COP, no âmbito de uma Conferência dedicada ao tema “Liderança no Feminino – Percursos de Sucesso e Perspetivas de Desenvolvimento”, 3 delas têm uma forte ligação ao Andebol.

– Ana Maria Cabral – Pioneira no dirigismo desportivo no andebol em Portugal, com um percurso de sucesso em vários clubes, teve um papel precursor no desenvolvimento da modalidade no nosso país, liderando a Associação de Andebol de Lisboa há 16 anos

– Assunção Fernandes – Presidente da Associação Assomada desde 2005, iniciou há cerca de 25 anos no bairro da Pedreira dos Húngaros em Linda-a-Velha um projeto pioneiro de integração social através do desporto junto da comunidade cabo-verdiana aí residente, recorrendo única e exclusivamente ao trabalho voluntário. O seu trabalho tem sido alvo das mais diversas distinções, com destaque para a condecoração atribuída pelo Presidente da República de Cabo Verde em 2008, e desenvolvido noutras áreas sociais de intervenção prioritária do Concelho de Oeiras. Assunção Fernandes é reconhecida pela comunidade local que lhe tem confiado os filhos, possibilitando que através do desporto, nomeadamente do andebol, muitas crianças e jovens tenham saído da marginalidade e várias atletas formadas no clube tenham representado clubes europeus de topo e envergado a camisola da seleção nacional.

– Paula Ferrão – Foi desde 1996 dirigente de um dos mais emblemáticos clubes de formação de andebol do país, o Desportivo Francisco de Holanda, onde ganhou diversos títulos nacionais em vários escalões. Em 2009 cria o Clube Desportivo Xico Andebol e adquire os direitos desportivos do Desportivo Francisco de Holanda. Sob a sua liderança o clube atingiu os quartos de final da Challenge Cup na época 2009/2010.

Patrocinadores Institucionais